14439
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura de poemas concretos e visuais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Estrutura de poemas concretos e visuais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Material para a atividade:
Poema "Um Movimento", disponível aqui;
Poema "Forma", disponível aqui.

- Opcionais: videopoemas disponíveis aquiaqui;
Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe a leitura bem expressiva do poema "Um Movimento", feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que eles ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema pelo WhatsApp. Depois, encaminhe áudios com as orientações propostas no plano e as perguntas para que respondam do mesmo modo.

Desenvolvimento
Marque uma videochamada via Meet ou Zoom para apresentar o próximo poema, “Forma”, e converse com eles fazendo as perguntas sugeridas nas orientações do plano. Se não for possível, encaminhe as perguntas pelo WhatsApp e espere que respondam identificando as vogais e consoantes repetidas.

Fechamento
Para finalizar encaminhe o link do poema “A Onda” e as perguntas pelo WhatsApp, seguindo as orientações do plano, conceituando assonância e aliteração a partir das reflexões feitas com os alunos. Use a tabela sugerida no slide para sistematizar a conclusão. Ela poderá ser elaborada no Google Documentos e encaminhada pelo e-mail ou em link pelo WhatsApp. Se você optar pela videochamada, faça o desenvolvimento e logo em seguida as atividades propostas no fechamento, no mesmo encontro.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo o poema e ouvindo a leitura da criança.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_04SQA06

(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas