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Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura de poemas concretos e visuais.
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica
Materiais necessários:
- O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show:: cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA06.
- Poemas “um movimento”, de Décio Pignatari, e “Forma”, de José Lino Grunewald, impressos.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber os recursos sonoros presentes no poema.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Apresente a imagem do poema “Um movimento”, de Décio Pignatari, para os alunos.
- Leia o poema para os alunos.
- Enfatize a sonoridade do poema, marcado pela repetição da letra M.
- Pergunte para as crianças:
- Qual é a letra (consoante) que sempre aparece? (Espera-se que os alunos digam que é a letra M).
- Qual é o som que percebemos com a repetição dessa letra? (Espera-se que os alunos façam o som da letra M).
- Faça a tarefa coletivamente.
- Entregue o poema impresso para cada criança.
- Peça para os alunos pintarem as consoantes que promovem a repetição sonora no texto. No caso do poema acima é representada pela consoante M.
- Caso o professor tenha acesso ao computador e Data show, o professor poderá apresentar o poema no meio digital, em que é perceptível o uso da aliteração. Para acessar o vídeo, em plataforma digital, clique aqui. https://www.youtube.com/watch?v=DtX5WqsH93c
Fonte: CAMPOS; A de? CAMPOS; H. de? PIGNATARI; D. Teoria da poesia concreta. 4ª Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em duplas
- Entregue o poema “Forma”, de José Lino Grunewald (clique aqui para encontrá-lo) impresso para as duplas.
- Projete o texto ou fixe o cartaz com o poema na parede.
- Leia o poema com os alunos.
- Proponha que as duplas leiam novamente o poema e localizem qual a vogal que aparece na maioria das palavras e que produz um som mais forte, causando uma sonoridade ao ler o poema e, em seguida, pinte essa repetição da vogal com lápis vermelho. Depois, localizem qual a consoante que aparece na maioria das palavras e pinte de azul.
- Durante a tarefa, circule entre as duplas, ajudando-os a perceber as repetições e a sonoridade produzida por essas repetições.
- Oriente os alunos a lerem o texto algumas vezes, tentando perceber como essas letras aparecem na leitura, como elas dão som e ritmo na leitura do poema.
- Retome a tarefa para o coletivo e peça para algumas duplas virem até a frente e localizar no cartaz as vogais repetidas que provocam a sonoridade (A) e a consoante repetida.
Forma
forrma
reforma
disforma
transforma
conforma
informa
forma
Fonte: GRÜNEWALD; J. L.? CORRÊA; J.G.(Orgs) O Grau Zero do Escreviver. São Paulo: Perspectiva, 2002.
http://joselinogrunewald.com/poemas.php (navegue pelo site par encontrar o poema)
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Explique para os alunos que a repetição de vogal em um ou mais verso para produzir efeito expressivo é conhecida como assonância.
- Pergunte para os alunos
-Vocês acreditam que o autor do poema” A onda” conseguiu utilizar recursos de sonoridade no texto com a repetição da vogal? Por quê? (Espera-se que os alunos respondam sim, e justifiquem que uma das formas que ocorre a sonoridade é pela utilização da vogal, que dá ritmo e movimento ao texto).
- Vocês observaram a repetição das vogais? (Espera-se que os alunos digam que sim, e apontem a vogal A).
- Anote as palavras na tabela que estará fixada na parede da sala.
- Quando terminar, diga que a aliteração é a repetição de consoante em um ou mais verso com o intuito de produzir efeitos expressivos.
- Pergunte para os alunos:
-Vocês acreditam que o autor conseguiu utilizar recursos de sonoridade no texto? Por quê? (Espera-se que os alunos respondam sim, e justifiquem que é observada a sonoridade pela repetição do som causado pelas consoantes).
- Vocês observaram a repetição das consoantes? (Espera-se que os alunos digam que sim, e apontem a vogal ND).
Faça a anotação na tabela, que estará disponível em um cartaz fixado na parede da sala.
- Faça a leitura das palavras que compõem a repetição das vogais.
- Leia as palavras do item que representa a repetição das consoantes.
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Poema "Um Movimento", disponível aqui;
Poema "Forma", disponível aqui.
- Opcionais: videopoemas disponíveis aqui e aqui;
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe a leitura bem expressiva do poema "Um Movimento", feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que eles ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema pelo WhatsApp. Depois, encaminhe áudios com as orientações propostas no plano e as perguntas para que respondam do mesmo modo.
Desenvolvimento
Marque uma videochamada via Meet ou Zoom para apresentar o próximo poema, “Forma”, e converse com eles fazendo as perguntas sugeridas nas orientações do plano. Se não for possível, encaminhe as perguntas pelo WhatsApp e espere que respondam identificando as vogais e consoantes repetidas.
Fechamento
Para finalizar encaminhe o link do poema “A Onda” e as perguntas pelo WhatsApp, seguindo as orientações do plano, conceituando assonância e aliteração a partir das reflexões feitas com os alunos. Use a tabela sugerida no slide para sistematizar a conclusão. Ela poderá ser elaborada no Google Documentos e encaminhada pelo e-mail ou em link pelo WhatsApp. Se você optar pela videochamada, faça o desenvolvimento e logo em seguida as atividades propostas no fechamento, no mesmo encontro.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo o poema e ouvindo a leitura da criança.