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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Recursos sonoros em poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Recursos sonoros em poemas concretos e visuais

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha data show, cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
  • O professor deverá providenciar caso tenha data show, Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
  • Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Atividade impressa. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber os recursos sonoros presentes no poema.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha material para projetar, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas, explorando os recursos rítmicos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta Pilot.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Fixe o cartaz com o poema na parede.
  • Faça uma roda de conversa com os alunos.
  • Diga que será lido um texto e que eles precisam prestar muita atenção.
  • Leia o texto O pato, de Vinicius de Moraes, enfatizando a sonoridade.
  • Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
  • Pergunte para as crianças:

- Vocês perceberam a sonoridade presente no texto? (Espera-se que o aluno diga que percebeu a sonoridade.)

- Como o autor coloca esta sonoridade? (Espera-se que o aluno diga que percebeu a sonoridade na repetição do som das palavras utilizadas.)

- Em quais palavras perceberam os recursos sonoros? (Espera-se que os alunos apontem as seguintes palavras: (pato, pata) (acolá, há) (pato, pateta, pintou) (caneco, marreco) (jenipapo, papo) (poço, moço) (tijela, panela).)

Materiais complementares:

Fonte: MORAES; V. A arca de Noé. Belo Horizonte,: Companhia das Letrinhas, 2004. [Ilustração de CRUZ; N.].

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.

Orientações:

  • Fale para os alunos observarem as palavras escritas no quadro ou projetada pelo data show.
  • Solicite que os alunos leiam as palavras.
  • Leia as palavras com os alunos.
  • Leia as palavras para os alunos.
  • Pergunte?

- O que perceberam nestas palavras?

- Em quais palavras vocês perceberam a repetição das vogais?

- Em quais palavras vocês perceberam a repetição das consoantes?

  • A repetição das vogais e das consoantes está presente nas seguintes palavras: prato, gato, rato, trato, nato e faça, negaça, justiça.
  • A repetição de consoantes está presente em: jurado, julgamento, justiça, juiz.
  • Diga que será necessário esta percepção para completar as lacunas do poema que será entregue.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.

Orientações:

  • Entregue o poema Cauda (Lewis Carrol), lacunado.
  • Possibilite que os alunos observem o texto.
  • Pergunte para os alunos:

- O que acharam do texto?

  • Diga que agora é a vez de os alunos completarem o texto com as palavras que faltam.
  • Caminhe pelos grupo e questione:

- Como está sendo descobrir as palavras?

- Perceberam que palavras que repetem as vogais ficam próximas?

- Notaram que algumas palavras ficam próximas quando a repetição é das consoantes?

  • Quando terminarem a atividade, corrija o texto no coletivo.
  • Pergunte para cada grupo a palavra escolhida que utilizaram para preencher cada lacuna.
  • Diga a palavra correta de cada estrofe.
  • Questione a turma:

- Qual grupo acertou?

- Como fizeram para localizar as palavras corretas?

Fonte: Cauda.Lewis Carroll., Lewis Carroll, disponível em http://ceciliafurquim.blogspot.com/2017/07/pelas-caudalosas-camadas-e-curvas-do.html. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 ,5 e 6.

Orientações:

  • Quando finalizar todas as estrofes, faça a leitura do texto completo para os alunos.
  • Pergunte para os alunos:
  • - O que vocês acharam do texto?
  • - Foi fácil realizar a atividade?

- Conhecer os recursos sonoros facilita a localização das palavras?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Abra uma discussão e pergunte para os alunos:

- Vocês acham que o autor conseguiu utilizar recursos de sonoridade no texto?

- Por que vocês têm esta opinião?

  • Anote as percepções dos alunos em um cartaz.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha data show, cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
  • O professor deverá providenciar caso tenha data show, Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
  • Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Atividade impressa. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber os recursos sonoros presentes no poema.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha material para projetar, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas, explorando os recursos rítmicos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta Pilot.
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Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Fixe o cartaz com o poema na parede.
  • Faça uma roda de conversa com os alunos.
  • Diga que será lido um texto e que eles precisam prestar muita atenção.
  • Leia o texto O pato, de Vinicius de Moraes, enfatizando a sonoridade.
  • Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
  • Pergunte para as crianças:

- Vocês perceberam a sonoridade presente no texto? (Espera-se que o aluno diga que percebeu a sonoridade.)

- Como o autor coloca esta sonoridade? (Espera-se que o aluno diga que percebeu a sonoridade na repetição do som das palavras utilizadas.)

- Em quais palavras perceberam os recursos sonoros? (Espera-se que os alunos apontem as seguintes palavras: (pato, pata) (acolá, há) (pato, pateta, pintou) (caneco, marreco) (jenipapo, papo) (poço, moço) (tijela, panela).)

Materiais complementares:

Fonte: MORAES; V. A arca de Noé. Belo Horizonte,: Companhia das Letrinhas, 2004. [Ilustração de CRUZ; N.].

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.

Orientações:

  • Fale para os alunos observarem as palavras escritas no quadro ou projetada pelo data show.
  • Solicite que os alunos leiam as palavras.
  • Leia as palavras com os alunos.
  • Leia as palavras para os alunos.
  • Pergunte?

- O que perceberam nestas palavras?

- Em quais palavras vocês perceberam a repetição das vogais?

- Em quais palavras vocês perceberam a repetição das consoantes?

  • A repetição das vogais e das consoantes está presente nas seguintes palavras: prato, gato, rato, trato, nato e faça, negaça, justiça.
  • A repetição de consoantes está presente em: jurado, julgamento, justiça, juiz.
  • Diga que será necessário esta percepção para completar as lacunas do poema que será entregue.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.

Orientações:

  • Entregue o poema Cauda (Lewis Carrol), lacunado.
  • Possibilite que os alunos observem o texto.
  • Pergunte para os alunos:

- O que acharam do texto?

  • Diga que agora é a vez de os alunos completarem o texto com as palavras que faltam.
  • Caminhe pelos grupo e questione:

- Como está sendo descobrir as palavras?

- Perceberam que palavras que repetem as vogais ficam próximas?

- Notaram que algumas palavras ficam próximas quando a repetição é das consoantes?

  • Quando terminarem a atividade, corrija o texto no coletivo.
  • Pergunte para cada grupo a palavra escolhida que utilizaram para preencher cada lacuna.
  • Diga a palavra correta de cada estrofe.
  • Questione a turma:

- Qual grupo acertou?

- Como fizeram para localizar as palavras corretas?

Fonte: Cauda.Lewis Carroll., Lewis Carroll, disponível em http://ceciliafurquim.blogspot.com/2017/07/pelas-caudalosas-camadas-e-curvas-do.html. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 ,5 e 6.

Orientações:

  • Quando finalizar todas as estrofes, faça a leitura do texto completo para os alunos.
  • Pergunte para os alunos:
  • - O que vocês acharam do texto?
  • - Foi fácil realizar a atividade?

- Conhecer os recursos sonoros facilita a localização das palavras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Abra uma discussão e pergunte para os alunos:

- Vocês acham que o autor conseguiu utilizar recursos de sonoridade no texto?

- Por que vocês têm esta opinião?

  • Anote as percepções dos alunos em um cartaz.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

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