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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Composição de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Composição de poemas concretos e visuais

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha data show, cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA04.
  • O professor deverá providenciar caso tenha data show, Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA04.
  • Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber aliteração e assonância presentes no poema, por não saber distinguir a vogal da consoante.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o poema “Ovonovelo”, de Augusto de Campos, com o data show. Caso não tenha disponível este material, pode fazer um cartaz na cartolina amarela.
  • Peça para os alunos observarem o texto.
  • Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
  • Leia coletivamente com a turma.
  • Leia o poema, exprimindo a sonoridade do poema.
  • Leia o poema e bata palma quando tiver a mesma sonoridade, ou seja, quando estiver entre parênteses - o(vo) no(ve)lo no(vo) no(vo) no ve (lho) o fi(lho) em (fo)lhas na (ja)ula dos (jo)elhos in(fan)te em (fon)te (fe)to (fe)ito den(tro) do cen(tro).
  • Pergunte para as crianças:

- O que vocês perceberam neste texto? (Espera-se que os alunos digam que perceberam sonoridade no poema, representada pela repetição do mesmo som).

- Percebem a sonoridade existente no poema? (Após a atividade com as palmas, espera-se que os alunos tenham percebido a sonoridade. Caso isso não tenha acontecido, a atividade pode ser retomada para o aluno conseguir o entendimento sobre a sonoridade do poema).

- Como o poema conseguiu esta sonoridade? (Espera-se que os alunos respondem que a sonoridade foi conseguida pela repetição de palavras com o mesmo som).

Fonte: “Ovonovelo”, Augusto de Campos, disponível em http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Apresente novamente o poema.
  • Peça para os alunos lerem individualmente a obra.
  • Leia com os alunos o texto.
  • Divida a turma em duplas.
  • Peça para os alunos apontarem oralmente as as vogais repetidas empregadas no poema.
  • Entregue o texto impresso para cada aluno.
  • Peça para que marquem com a cor vermelha as vogais encontradas no poema.
  • Escolha um dos alunos para que mostre no texto as vogais que se repetem no texto.
  • Pergunte se foi difícil encontrar estes elementos.
  • Em seguida, peça para os alunos apontarem oralmente as consoantes que se repetem e são empregadas no poema.
  • Fale para marcarem com a cor azul as consoantes encontradas no poema.
  • Selecione um dos alunos para apontar as consoantes repetidas encontradas.
  • Pergunte se os alunos já tinham percebido essas repetições.

Fonte: “Ovonovelo”, Augusto de Campos, disponível em http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em círculos.
  • Peça para os alunos falarem sobre as regularidades sonoras encontradas no poema.
  • Pergunte se já tinham percebido que nos poemas existem recursos rítmicos.
  • Faça um cartaz com as regularidades percebidas pelos aluno.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha data show, cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA04.
  • O professor deverá providenciar caso tenha data show, Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA04.
  • Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber aliteração e assonância presentes no poema, por não saber distinguir a vogal da consoante.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
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Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o poema “Ovonovelo”, de Augusto de Campos, com o data show. Caso não tenha disponível este material, pode fazer um cartaz na cartolina amarela.
  • Peça para os alunos observarem o texto.
  • Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
  • Leia coletivamente com a turma.
  • Leia o poema, exprimindo a sonoridade do poema.
  • Leia o poema e bata palma quando tiver a mesma sonoridade, ou seja, quando estiver entre parênteses - o(vo) no(ve)lo no(vo) no(vo) no ve (lho) o fi(lho) em (fo)lhas na (ja)ula dos (jo)elhos in(fan)te em (fon)te (fe)to (fe)ito den(tro) do cen(tro).
  • Pergunte para as crianças:

- O que vocês perceberam neste texto? (Espera-se que os alunos digam que perceberam sonoridade no poema, representada pela repetição do mesmo som).

- Percebem a sonoridade existente no poema? (Após a atividade com as palmas, espera-se que os alunos tenham percebido a sonoridade. Caso isso não tenha acontecido, a atividade pode ser retomada para o aluno conseguir o entendimento sobre a sonoridade do poema).

- Como o poema conseguiu esta sonoridade? (Espera-se que os alunos respondem que a sonoridade foi conseguida pela repetição de palavras com o mesmo som).

Fonte: “Ovonovelo”, Augusto de Campos, disponível em http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Apresente novamente o poema.
  • Peça para os alunos lerem individualmente a obra.
  • Leia com os alunos o texto.
  • Divida a turma em duplas.
  • Peça para os alunos apontarem oralmente as as vogais repetidas empregadas no poema.
  • Entregue o texto impresso para cada aluno.
  • Peça para que marquem com a cor vermelha as vogais encontradas no poema.
  • Escolha um dos alunos para que mostre no texto as vogais que se repetem no texto.
  • Pergunte se foi difícil encontrar estes elementos.
  • Em seguida, peça para os alunos apontarem oralmente as consoantes que se repetem e são empregadas no poema.
  • Fale para marcarem com a cor azul as consoantes encontradas no poema.
  • Selecione um dos alunos para apontar as consoantes repetidas encontradas.
  • Pergunte se os alunos já tinham percebido essas repetições.

Fonte: “Ovonovelo”, Augusto de Campos, disponível em http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em círculos.
  • Peça para os alunos falarem sobre as regularidades sonoras encontradas no poema.
  • Pergunte se já tinham percebido que nos poemas existem recursos rítmicos.
  • Faça um cartaz com as regularidades percebidas pelos aluno.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

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