Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Poema disponível aqui.
- Opcionais: Padlet;
Google Formulários;
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto do poema pelo WhatsApp, através de um áudio com uma leitura bem expressiva, feita por você. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Depois, encaminhe o texto por WhatsApp ou e-mail, para que eles leiam e gravem um áudio com a leitura para ser compartilhado com o grupo. Encaminhe áudios com as perguntas sugeridas no plano para que respondam pelo WhatsApp.
Desenvolvimento
Peça que os alunos copiem o texto no caderno, destaquem em vermelho as vogais e circulem as que mais se repetem. Depois, oriente-os a destacarem em azul as consoantes e circularem as que mais se repetem. Peça que mandem uma foto do caderno pelo WhatsApp. Depois, encaminhe as perguntas sugeridas no plano em áudio pelo WhatsApp. É importante que percebam com essa atividade a sonoridade no poema, representada pela repetição do mesmo som. Outra opção é fazer uma videochamada pelo Meet ou Zoom e realizar a atividade coletivamente. Para isso, prepare o poema e compartilhe sua tela no momento do encontro.
Fechamento
Crie um documento compartilhado no Google para que o completem com as percepções sobre o poema e o efeito das repetições. Siga as orientações do plano e, se preciso, encaminhe áudios com orientações para a reflexão do fechamento.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo o poema e ouvindo a leitura da criança.