14434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reorganizando os verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Reorganizando os verbetes

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet , projetor, cartolina, papel ofício, tesoura ,cola, lápis e borracha.Caso não seja possível,

Cartolina ou A3 e piloto. Tirinha: História do Saci, disponível em Turma do Xaxado, Verbete do Saci, disponível na Britannica Escola.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar irregularidades na formatação e diagramação do gênero dentro da sua estrutura e finalidade textual.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário.In DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R;São Paulo: Parábola,2010.

Rojo, Roxane Helena R, Barbosa P. Jacqueline. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos/ Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152 p. (Série Estratégias De Ensino n.51)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema da aula para a turma ou registre no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula lendo uma parte da tirinha do Saci e suas histórias da turma do Xaxado.Apresente brevemente Antônio Cedraz, informe que ele é um autor baiano, buscou representar sua terra através dos seus personagens,retratando tradições e costumes, inclusive histórias envolvendo os personagens folclóricos.
  • Entregue a tirinha e peça que eles façam uma leitura inicial individual da tirinha completa.
  • Em seguida, solicite que dois alunos para fazerem a leitura compartilhada, representando os dois personagens. Questione:
  • Quem pode me dizer o que acontece na história do Saci? (Ouça a interpretação das crianças e complete com o que for necessário. De forma geral, é provável que elas narrem que Xaxado questiona o Saci como ele, mesmo tendo uma perna só, está sempre feliz, de bom humor (tendo em vista que, para muitos, seria um grande desconforto ter uma perna só e/ou vivenciar algumas situações que ele vivencia - como a questão da cobra atrapalhar sua foto). Saci surpreende ao dizer que Xaxado é quem tem uma perna a mais e, ainda, que seu bom humor se dá porque ele sempre levanta com o pé direito (fazendo uma analogia à expressão popular, que significa "entrar bem ou começar bem alguma coisa")).
  • Através da leitura, podemos identificar quais são as características do Saci? (Espera-se que eles percebam não só a questão física, mas também a questão do bom humor).
  • Quem pode me falar mais sobre o Saci? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles falem que é uma figura folclórica, tendo em vista ser popular).
  • E quais outros personagens folclóricos vocês conhecem? (Resposta pessoal).

Materiais complementares: Tirinha do Saci - Turma do Xaxado

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, reserve 5 minutos. Conecte a turma para o foco da aula, que será desenvolvido na próxima etapa.Informe que a turma do turno oposto também escutou história sobre o Saci e que ficaram curiosos em descobrir mais informações, que resolveu montar um mural de verbete dessa figura folclórica.
  • Explique, então, que, antes de montar o mural, a professora da turma pediu ajuda para a turma do 2º ano na revisão das produções do verbete do Saci.
  • Convide-os a serem os revisores dos verbetes. Porém antes faça uma breve retomada sobre o gênero verbete em relação à forma composicional: a sua diagramação e formatação. Questione:
  • O que já sabemos sobre a organização dos textos dos verbetes?

4. Escute as ideias deles. Espera-se que eles citem sobre a forma como o texto se organiza: a imagem posicionada ao lado, a presença de imagens, o título destacado e a estrutura do texto escrito de forma breve. Complemente, se necessário.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para essa etapa, realize atividade individual, visto que o objetivo é revisar textos que já foram ajustados. Nesse caso, cabe uma proposta mais autônoma do aluno, onde ele possa utilizar os conhecimentos que foram construídos outrora em grupos e/ou duplas com mais autonomia.Entretanto, se na turma ainda há alunos no processo de aquisição da leitura e escrita, organize a sala em duplas, sendo um dos alunos já alfabetizado.
  • Entregue duas versões do verbete: 1ª versão desorganizada e a 2ª versão possivelmente organizada. Explique que a atividade trata-se de reproduzir a 3ª versão do texto revisado, realizando as correções e os ajustes que forem necessários.
  • Diga que eles terão 15 minutos para realizarem os ajustes.Informe que as ideias que foram retomadas no início da aula devem ser consideradas para a resolução da atividade.
  • Em seguida, pergunte:
  • Com base no que vocês falaram sobre a organização do texto do verbete, quais ajustes vocês fariam na versão considerada final? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles comentem sobre a posição da imagem, do texto base, a necessidade de arrumar a fonte, que está incompleta, por exemplo).
  • Ouça as crianças e, depois, circule pela sala, observando a dinâmica da turma, mediando para que eles utilizem os conhecimentos que foram construídos e assumam o papel de revisor, estimulando a reflexão e uma postura de autonomia.

Materiais complementares: Atividade do Verbete do Saci.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após o término da atividade, escolha 2 a 3 alunos para compartilharem os textos revisados. Durante a socialização da atividade, discuta:
  • Vocês mexeram na posição/lugar da imagem?
  • E o texto? O que fizeram?
  • E o título? Foi preciso mexer?

Materiais complementares: Resolução da atividade principal do Verbete ajustado- 3ª versão.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Na etapa final, construa com eles um painel de dicas, como no modelo do slide, para organizar os verbetes atendendo a suas regularidades, como a diagramação e formatação.
  • Destaque que os conhecimentos adquiridos referentes à estrutura do texto são importantes para em momentos de produções textuais do gênero verbete, levantando a possibilidade de uma produção de um mural de verbete da própria turma.
  • Atendendo a essa proposta da produção do mural torna-se pertinente propor a resolução de uma atividade complementar para casa, desta vez, do personagem Iara.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Modelo do painel

Modelo do painel preenchido

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet , projetor, cartolina, papel ofício, tesoura ,cola, lápis e borracha.Caso não seja possível,

Cartolina ou A3 e piloto. Tirinha: História do Saci, disponível em Turma do Xaxado, Verbete do Saci, disponível na Britannica Escola.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar irregularidades na formatação e diagramação do gênero dentro da sua estrutura e finalidade textual.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário.In DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R;São Paulo: Parábola,2010.

Rojo, Roxane Helena R, Barbosa P. Jacqueline. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos/ Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152 p. (Série Estratégias De Ensino n.51)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema da aula para a turma ou registre no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula lendo uma parte da tirinha do Saci e suas histórias da turma do Xaxado.Apresente brevemente Antônio Cedraz, informe que ele é um autor baiano, buscou representar sua terra através dos seus personagens,retratando tradições e costumes, inclusive histórias envolvendo os personagens folclóricos.
  • Entregue a tirinha e peça que eles façam uma leitura inicial individual da tirinha completa.
  • Em seguida, solicite que dois alunos para fazerem a leitura compartilhada, representando os dois personagens. Questione:
  • Quem pode me dizer o que acontece na história do Saci? (Ouça a interpretação das crianças e complete com o que for necessário. De forma geral, é provável que elas narrem que Xaxado questiona o Saci como ele, mesmo tendo uma perna só, está sempre feliz, de bom humor (tendo em vista que, para muitos, seria um grande desconforto ter uma perna só e/ou vivenciar algumas situações que ele vivencia - como a questão da cobra atrapalhar sua foto). Saci surpreende ao dizer que Xaxado é quem tem uma perna a mais e, ainda, que seu bom humor se dá porque ele sempre levanta com o pé direito (fazendo uma analogia à expressão popular, que significa "entrar bem ou começar bem alguma coisa")).
  • Através da leitura, podemos identificar quais são as características do Saci? (Espera-se que eles percebam não só a questão física, mas também a questão do bom humor).
  • Quem pode me falar mais sobre o Saci? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles falem que é uma figura folclórica, tendo em vista ser popular).
  • E quais outros personagens folclóricos vocês conhecem? (Resposta pessoal).

Materiais complementares: Tirinha do Saci - Turma do Xaxado

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, reserve 5 minutos. Conecte a turma para o foco da aula, que será desenvolvido na próxima etapa.Informe que a turma do turno oposto também escutou história sobre o Saci e que ficaram curiosos em descobrir mais informações, que resolveu montar um mural de verbete dessa figura folclórica.
  • Explique, então, que, antes de montar o mural, a professora da turma pediu ajuda para a turma do 2º ano na revisão das produções do verbete do Saci.
  • Convide-os a serem os revisores dos verbetes. Porém antes faça uma breve retomada sobre o gênero verbete em relação à forma composicional: a sua diagramação e formatação. Questione:
  • O que já sabemos sobre a organização dos textos dos verbetes?

4. Escute as ideias deles. Espera-se que eles citem sobre a forma como o texto se organiza: a imagem posicionada ao lado, a presença de imagens, o título destacado e a estrutura do texto escrito de forma breve. Complemente, se necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para essa etapa, realize atividade individual, visto que o objetivo é revisar textos que já foram ajustados. Nesse caso, cabe uma proposta mais autônoma do aluno, onde ele possa utilizar os conhecimentos que foram construídos outrora em grupos e/ou duplas com mais autonomia.Entretanto, se na turma ainda há alunos no processo de aquisição da leitura e escrita, organize a sala em duplas, sendo um dos alunos já alfabetizado.
  • Entregue duas versões do verbete: 1ª versão desorganizada e a 2ª versão possivelmente organizada. Explique que a atividade trata-se de reproduzir a 3ª versão do texto revisado, realizando as correções e os ajustes que forem necessários.
  • Diga que eles terão 15 minutos para realizarem os ajustes.Informe que as ideias que foram retomadas no início da aula devem ser consideradas para a resolução da atividade.
  • Em seguida, pergunte:
  • Com base no que vocês falaram sobre a organização do texto do verbete, quais ajustes vocês fariam na versão considerada final? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles comentem sobre a posição da imagem, do texto base, a necessidade de arrumar a fonte, que está incompleta, por exemplo).
  • Ouça as crianças e, depois, circule pela sala, observando a dinâmica da turma, mediando para que eles utilizem os conhecimentos que foram construídos e assumam o papel de revisor, estimulando a reflexão e uma postura de autonomia.

Materiais complementares: Atividade do Verbete do Saci.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após o término da atividade, escolha 2 a 3 alunos para compartilharem os textos revisados. Durante a socialização da atividade, discuta:
  • Vocês mexeram na posição/lugar da imagem?
  • E o texto? O que fizeram?
  • E o título? Foi preciso mexer?

Materiais complementares: Resolução da atividade principal do Verbete ajustado- 3ª versão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Na etapa final, construa com eles um painel de dicas, como no modelo do slide, para organizar os verbetes atendendo a suas regularidades, como a diagramação e formatação.
  • Destaque que os conhecimentos adquiridos referentes à estrutura do texto são importantes para em momentos de produções textuais do gênero verbete, levantando a possibilidade de uma produção de um mural de verbete da própria turma.
  • Atendendo a essa proposta da produção do mural torna-se pertinente propor a resolução de uma atividade complementar para casa, desta vez, do personagem Iara.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Modelo do painel

Modelo do painel preenchido

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano