Atividade para impressão - Tirinha da turma do Xaxado
Plano de Aula
Plano de aula: Reorganizando os verbetes
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet , projetor, cartolina, papel ofício, tesoura ,cola, lápis e borracha.Caso não seja possível,
Cartolina ou A3 e piloto. Tirinha: História do Saci, disponível em Turma do Xaxado, Verbete do Saci, disponível na Britannica Escola.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar irregularidades na formatação e diagramação do gênero dentro da sua estrutura e finalidade textual.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário.In DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R;São Paulo: Parábola,2010.
Rojo, Roxane Helena R, Barbosa P. Jacqueline. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos/ Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152 p. (Série Estratégias De Ensino n.51)
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema da aula para a turma ou registre no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Inicie a aula lendo uma parte da tirinha do Saci e suas histórias da turma do Xaxado.Apresente brevemente Antônio Cedraz, informe que ele é um autor baiano, buscou representar sua terra através dos seus personagens,retratando tradições e costumes, inclusive histórias envolvendo os personagens folclóricos.
- Entregue a tirinha e peça que eles façam uma leitura inicial individual da tirinha completa.
- Em seguida, solicite que dois alunos para fazerem a leitura compartilhada, representando os dois personagens. Questione:
- Quem pode me dizer o que acontece na história do Saci? (Ouça a interpretação das crianças e complete com o que for necessário. De forma geral, é provável que elas narrem que Xaxado questiona o Saci como ele, mesmo tendo uma perna só, está sempre feliz, de bom humor (tendo em vista que, para muitos, seria um grande desconforto ter uma perna só e/ou vivenciar algumas situações que ele vivencia - como a questão da cobra atrapalhar sua foto). Saci surpreende ao dizer que Xaxado é quem tem uma perna a mais e, ainda, que seu bom humor se dá porque ele sempre levanta com o pé direito (fazendo uma analogia à expressão popular, que significa "entrar bem ou começar bem alguma coisa")).
- Através da leitura, podemos identificar quais são as características do Saci? (Espera-se que eles percebam não só a questão física, mas também a questão do bom humor).
- Quem pode me falar mais sobre o Saci? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles falem que é uma figura folclórica, tendo em vista ser popular).
- E quais outros personagens folclóricos vocês conhecem? (Resposta pessoal).
Materiais complementares: Tirinha do Saci - Turma do Xaxado
Introdução
Orientações:
- Para este momento, reserve 5 minutos. Conecte a turma para o foco da aula, que será desenvolvido na próxima etapa.Informe que a turma do turno oposto também escutou história sobre o Saci e que ficaram curiosos em descobrir mais informações, que resolveu montar um mural de verbete dessa figura folclórica.
- Explique, então, que, antes de montar o mural, a professora da turma pediu ajuda para a turma do 2º ano na revisão das produções do verbete do Saci.
- Convide-os a serem os revisores dos verbetes. Porém antes faça uma breve retomada sobre o gênero verbete em relação à forma composicional: a sua diagramação e formatação. Questione:
- O que já sabemos sobre a organização dos textos dos verbetes?
4. Escute as ideias deles. Espera-se que eles citem sobre a forma como o texto se organiza: a imagem posicionada ao lado, a presença de imagens, o título destacado e a estrutura do texto escrito de forma breve. Complemente, se necessário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Para essa etapa, realize atividade individual, visto que o objetivo é revisar textos que já foram ajustados. Nesse caso, cabe uma proposta mais autônoma do aluno, onde ele possa utilizar os conhecimentos que foram construídos outrora em grupos e/ou duplas com mais autonomia.Entretanto, se na turma ainda há alunos no processo de aquisição da leitura e escrita, organize a sala em duplas, sendo um dos alunos já alfabetizado.
- Entregue duas versões do verbete: 1ª versão desorganizada e a 2ª versão possivelmente organizada. Explique que a atividade trata-se de reproduzir a 3ª versão do texto revisado, realizando as correções e os ajustes que forem necessários.
- Diga que eles terão 15 minutos para realizarem os ajustes.Informe que as ideias que foram retomadas no início da aula devem ser consideradas para a resolução da atividade.
- Em seguida, pergunte:
- Com base no que vocês falaram sobre a organização do texto do verbete, quais ajustes vocês fariam na versão considerada final? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles comentem sobre a posição da imagem, do texto base, a necessidade de arrumar a fonte, que está incompleta, por exemplo).
- Ouça as crianças e, depois, circule pela sala, observando a dinâmica da turma, mediando para que eles utilizem os conhecimentos que foram construídos e assumam o papel de revisor, estimulando a reflexão e uma postura de autonomia.
Materiais complementares: Atividade do Verbete do Saci.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após o término da atividade, escolha 2 a 3 alunos para compartilharem os textos revisados. Durante a socialização da atividade, discuta:
- Vocês mexeram na posição/lugar da imagem?
- E o texto? O que fizeram?
- E o título? Foi preciso mexer?
Materiais complementares: Resolução da atividade principal do Verbete ajustado- 3ª versão.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Na etapa final, construa com eles um painel de dicas, como no modelo do slide, para organizar os verbetes atendendo a suas regularidades, como a diagramação e formatação.
- Destaque que os conhecimentos adquiridos referentes à estrutura do texto são importantes para em momentos de produções textuais do gênero verbete, levantando a possibilidade de uma produção de um mural de verbete da própria turma.
- Atendendo a essa proposta da produção do mural torna-se pertinente propor a resolução de uma atividade complementar para casa, desta vez, do personagem Iara.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada, compartilhe sua tela e apresente o slide para a turma, ou envie a imagem do slide pelo canal de comunicação utilizado, seguindo as orientações do slide Introdução.
Desenvolvimento
Deixe a atividade principal da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam. Siga as orientações do slide Desenvolvimento através de uma videochamada ou enviando mensagens com instruções e questionamentos, através de áudios ou vídeos, pelo canal de comunicação que estiverem utilizando.
Fechamento
Crie um mural no Padlet de acordo com o modelo do slide Fechamento. Se você estiver em uma videochamada, o mural pode ser criado de maneira síncrona; se não, após a discussão, envie o mural como resultado.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar o estudante a resolver a atividade complementar, disponível aqui. Deixe essa atividade impressa na escola, ou envie digitalmente para que os pais possam imprimi-la.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA