14432
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de verbete de enciclopédia infantil

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre leitura de enciclopédia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Leitura de verbete de enciclopédia infantil.

Finalidade da aula: Ler verbete digital realizando antecipações, inferências e apoiando-se no  contexto de produção do gênero a que pertence o texto lido.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil.

Objeto(s) do conhecimento: Imagens analíticas em textos/ Estratégia de leitura / Compreensão em leitura.

Prática de linguagem: Leitura.

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP20,EF02LP21,EF15LP02

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.

Dificuldades antecipadas:  Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

  • ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede. In: CD do Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/Cenp/SEE-SP, 2004.


Código: LPO2_03SQA02

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).

(EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas