Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Leitura de verbete de enciclopédia infantil.
Finalidade da aula: Ler verbete digital realizando antecipações, inferências e apoiando-se no contexto de produção do gênero a que pertence o texto lido.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil.
Objeto(s) do conhecimento: Imagens analíticas em textos/ Estratégia de leitura / Compreensão em leitura.
Prática de linguagem: Leitura.
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP20,EF02LP21,EF15LP02
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.
Referências sobre o assunto:
Código: LPO2_03SQA02
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).
(EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes