14432
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de verbete de enciclopédia infantil

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre leitura de enciclopédia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Promova uma videochamada através do Google Meet ou outro canal de comunicação, e faça os questionamentos de acordo com as orientações do slide Introdução. Depois, compartilhe sua tela, acessando o site da Escola Britannica, disponível aqui, e continue os questionamentos. Se não for possível fazer uma videochamada, envie o link, pedindo que o acessem e sigam as instruções que serão enviadas por você. Grave um vídeo com essas instruções; depois, grave outros vídeos ou áudios com os questionamentos da aula, e peça que os estudantes enviem suas ideias através de áudios, a fim de promover uma discussão.

Desenvolvimento
Continue com a videochamada e com o compartilhamento de tela, ou continue enviando as orientações e os questionamentos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Siga as orientações do slide Desenvolvimento, mas, em vez de dividir a turma em duplas, faça a atividade coletivamente. Promova uma discussão, fazendo os questionamentos de acordo com as orientações do slide. Se não estiver em uma videochamada, peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios.

Fechamento
Faça uma videochamada ou grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos das orientações do slide Fechamento.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site da Escola Britannica, disponível aqui, para procurar outros verbetes não mencionados na aula.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_03SQA02

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).

(EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas