Atividade de impressão - Verbete sobre o leão
Verbete sobre o leão
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
3. Se a aula for na sala de informática, acesse o site previamente, já deixando a página inicial na tela dos computadores.Se não tiver acesso a esse espaço, imprima em um tamanho grande, se possível, a página inicial da enciclopédia virtual, pois irá explorá-la nas etapas seguintes.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Escute as ideias deles.
Os alunos provavelmente dirão o Google. Valide a resposta deles, no entanto, alerte que, no Google, vamos encontrar uma grande quantidade de informações, sendo que, algumas, poderão não ser confiáveis, já que há na internet a possibilidade de qualquer pessoa criar um site e divulgar suas ideias (sendo textos, imagens, vídeos). Questione, então:
Espera-se que eles digam os verbetes das enciclopédias. Pergunte:
Espera-se que as crianças relembrem as condições de produção do gênero verbete, vistas na aula anterior.
Espera-se que digam nas enciclopédias.
Espera-se que eles confirmem, visto que, que já foi apresentado o uso das enciclopédia na aula anterior dessa sequência.
Espera-se que falem Brittanica Escola, lendo o nome da enciclopédia na parte superior da página ou leiam pelo link na barra.
A ideia é que eles digam que cada ícone aborda uma temática diferente para aqueles que buscam pesquisar assuntos escolares.
Eles devem concluir que tratando-se de uma enciclopédia , diversos temas podem ser explorados.Informe que para organização eles foram divididos em áreas do conhecimento.
A ideia é que eles falem os verbetes, visto que, a enciclopédia,como seu principal suporte de circulação, já foi apresentada juntamente com o gênero em questão na aula anterior dessa sequência. Caso eles não cheguem a essa conclusão, informe que são os verbetes.
Os alunos devem informar que existe um espaço para busca,onde tem escrito “Pesquisar”. Destaque que nesse espaço, há duas opções de pesquisa: uma direcionada à enciclopédia outra ao dicionário.
4. Nesse momento, faça uma breve retomada sobre o verbete.Questione:
Os alunos devem afirmar que os verbetes irão trazer informações e explicações sobre o leão.
Tratando-se de uma ambiente virtual, espera-se que os alunos digam que nos verbetes virtuais será possível visualizar fotos dos leões em situações diversas e até mesmo vídeos.
Com base nos conhecimentos deles sobre os verbetes, eles devem dizer que o verbete foi produzido por pesquisadores ou cientistas com o objetivo de divulgar produções científicas, trazendo informações,explicações e curiosidades científicas de um determinado tema.
Os alunos devem concluir que pessoas que buscam se informar ou que querem saber mais sobre um determinado assunto.
Eles podem dizer que as pessoas podem buscar um verbete para uma pesquisa escolar.
Sim,pois nos verbetes encontraremos explicações e informações específicas sobre o leão.
7. Convide,então, a turma a ir em busca de mais informações sobre o leão, realizando a leitura do verbete.
Materiais complementares: impressão da página inicial da enciclopédia virtual
Tempo sugerido: 30 minutos
Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar 10 - 15 minutos.
Eles devem dizer: Leão.
Espera-se que eles apontem para a introdução,Características físicas, Comportamento, ciclo de vida e Os leões e os seres humanos.
Eles devem concluir que os subtítulos orientam o leitor na busca por informações específicas.
Espera-se que eles citem introdução:onde traz as primeiras informações sobre o leão.Características físicas: informações sobre o tamanho, peso, altura e como é o leão. Comportamento: serão informações sobre o modo de vida dos leões. Os leões e os seres humanos: Como é a relação do animal com o homem, se ele pode ser, por exemplo, uma animal domesticado.
Aqui os alunos devem utilizar mais uma vez seus conhecimentos sobre os ambientes virtuais e dizer que clicando nessas palavras o site direciona para outra página trazendo informações sobre a palavra, ampliando nosso conhecimento. Se estiver com acesso à internet, pode clicar em uma das palavras para as crianças confirmarem sua resposta.
A ideia é que eles sigam as dicas que as imagens dão do animal, que está mostrando as presas e deduzem que o texto abordará esse assunto.
Caso esteja com acesso ao computador, informe que eles assistirão ao vídeo. Assim, pergunte :
Considere a resposta da turma, caso eles afirmem que o vídeo mostra cenas do leão no lugar onde vive ou junto com outros leões.
Como eles caçam, como se relacionam com os outros, se vivem sozinhos ou em bando.
Escute as ideias da turma e diga que eles terão a tarefa de verificarem as informações que foram levantadas.
Materiais complementares: Verbete do leão.
LEÃO. IN BRITANNICA ESCOLA. ENCICLOPÉDIA ESCOLAR BRITANNICA, 2018. WEB, 2018.
Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 10 minutos.
Orientações: Esta terceira parte do desenvolvimento deve durar 5 minutos.
Trata-se de um resposta pessoal.Mas a ideia é que eles tragam informações mais precisas e específicas em relação à família do leão, alimentação, habitat, sobre o tamanho, peso, sobre o comportamento e outras presentes no texto.
Os leões caçam animais como as zebras, gnus e antílopes.
Oriente-os a circularem no texto a parte onde fala sobre a alimentação.
A ideia é que eles apontem essas informações na parte sobre características físicas, onde diz que os leões têm 2,7 a 3 metros de comprimento, incluindo a cauda. Têm cerca de 1 metro de altura do ombro ao chão e podem pesar entre 170 e 230 quilos.
Peça que eles identifiquem e grifem essas informações.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Depois de explorar as informações do verbete, finalize a aula , perguntando:
Espera-se que eles digam que aprenderam pois o verbete trouxe informações e explicações sobre o leão.
2. Ao final, destaque para a turma que através da leitura do verbetes de enciclopédia, seja impressa ou virtual, produzidos por pesquisadores e cientistas nos fornecem informações e explicações científicas sobre o animal, sendo possível usá-los, em uma pesquisa escolar ou em situações de curiosidades,tendo a função de instruir e explicar assuntos da divulgação científica.
3. Valide também a importância das estratégias de leitura que ajudaram na compreensão do texto, tais como: ler o texto antes, organizar a leitura, ler as imagens, comentar as informações e pensar no que queremos saber inicialmente, pensando em uma pergunta norteadora.
3. Ao término da tarefa, informe que podemos conhecer mais sobre outros animais que vivem no mesmo habitat que o leão através da exploração dos verbetes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Promova uma videochamada através do Google Meet ou outro canal de comunicação, e faça os questionamentos de acordo com as orientações do slide Introdução. Depois, compartilhe sua tela, acessando o site da Escola Britannica, disponível aqui, e continue os questionamentos. Se não for possível fazer uma videochamada, envie o link, pedindo que o acessem e sigam as instruções que serão enviadas por você. Grave um vídeo com essas instruções; depois, grave outros vídeos ou áudios com os questionamentos da aula, e peça que os estudantes enviem suas ideias através de áudios, a fim de promover uma discussão.
Desenvolvimento
Continue com a videochamada e com o compartilhamento de tela, ou continue enviando as orientações e os questionamentos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Siga as orientações do slide Desenvolvimento, mas, em vez de dividir a turma em duplas, faça a atividade coletivamente. Promova uma discussão, fazendo os questionamentos de acordo com as orientações do slide. Se não estiver em uma videochamada, peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios.
Fechamento
Faça uma videochamada ou grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos das orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site da Escola Britannica, disponível aqui, para procurar outros verbetes não mencionados na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Leitura de verbete de enciclopédia infantil.
Finalidade da aula: Ler verbete digital realizando antecipações, inferências e apoiando-se no contexto de produção do gênero a que pertence o texto lido.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil.
Objeto(s) do conhecimento: Imagens analíticas em textos/ Estratégia de leitura / Compreensão em leitura.
Prática de linguagem: Leitura.
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP20,EF02LP21,EF15LP02
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.
Referências sobre o assunto:
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: