14432
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Leitura de verbete de enciclopédia infantil

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre leitura de enciclopédia

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede. In: CD do Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/Cenp/SEE-SP, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Nessa segunda aula sobre o gênero verbete de enciclopédia infantil, iremos explorar as habilidades de antecipações, deduções, inferências e verificações tanto do verbete lido quanto do gênero. A leitura será do verbete “leão”, de uma enciclopédia virtual. A ideia é recuperar o contexto de produção e recepção do gênero utilizando um exemplo da sua versão digital.
  • Leia o tema da aula para a turma, se possível projete ou escreva no quadro. Desperte nos alunos a curiosidade pelo tema, diga :
  • Hoje teremos uma aula cheia de descobertas inusitadas sobre o rei da selva! Será que vocês vão ficar surpresos? Vamos descobrir!

3. Se a aula for na sala de informática, acesse o site previamente, já deixando a página inicial na tela dos computadores.Se não tiver acesso a esse espaço, imprima em um tamanho grande, se possível, a página inicial da enciclopédia virtual, pois irá explorá-la nas etapas seguintes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nessa segunda aula sobre o gênero verbete de enciclopédia infantil, iremos explorar as habilidades de antecipações, deduções, inferências e verificações tanto do verbete lido quanto do gênero. A leitura será do verbete “leão”, de uma enciclopédia virtual. A ideia é recuperar o contexto de produção e recepção do gênero utilizando um exemplo da sua versão digital.
  • Sugere-se organizar os alunos em duplas ou grupos de 3 ou 4 , a depender do local onde esteja (e da disponibilidade de computadores). Forme o grupo com crianças em hipóteses diferentes.
  • Comece perguntando para os alunos o que eles sabem sobre os leões, além de que são conhecidos como o rei da selva:
  • O que vocês sabem sobre os leões? O que vocês gostariam de aprender mais sobre esse animal? (Resposta pessoal)

Escute as ideias deles.

  • Onde poderíamos encontrar essas informações usando um computador?

Os alunos provavelmente dirão o Google. Valide a resposta deles, no entanto, alerte que, no Google, vamos encontrar uma grande quantidade de informações, sendo que, algumas, poderão não ser confiáveis, já que há na internet a possibilidade de qualquer pessoa criar um site e divulgar suas ideias (sendo textos, imagens, vídeos). Questione, então:

  • Que tipo de texto que vocês estão estudando poderia ajudá-los a encontrar mais informações sobre os leões, sendo, ainda, uma fonte confiável?

Espera-se que eles digam os verbetes das enciclopédias. Pergunte:

  • Por que os verbetes podem ser considerados fontes confiáveis?

Espera-se que as crianças relembrem as condições de produção do gênero verbete, vistas na aula anterior.

  • E onde encontramos os verbetes?

Espera-se que digam nas enciclopédias.

  • Certo! As enciclopédias seriam uma fonte segura dessas informações?

Espera-se que eles confirmem, visto que, que já foi apresentado o uso das enciclopédia na aula anterior dessa sequência.

  • Apresente o site da enciclopédia virtual da Brittanica Escola ou, caso não seja possível o acesso nem ao computador e nem a internet, use a impressão da imagem,informando que trata-se da página inicial de uma enciclopédia virtual. Aqui é pertinente dizer para a turma que é uma enciclopédia pois de maneira geral, esse tipo de site pode não ser familiar aos alunos e eles apresentarem dificuldade de identificar que se trata de uma enciclopédia na versão digital.
  • Em seguida, questione:
  • Quem pode me dizer o nome dessa enciclopédia virtual?

Espera-se que falem Brittanica Escola, lendo o nome da enciclopédia na parte superior da página ou leiam pelo link na barra.

  • Observando a página da enciclopédia, quem pode me falar sobre os ícones de azul escuro em formato de quadrado com símbolos? Se clicarmos nele, iremos para que parte da enciclopédia?

A ideia é que eles digam que cada ícone aborda uma temática diferente para aqueles que buscam pesquisar assuntos escolares.

  • E os ícones divididos em tema? Por que encontramos eles na página inicial?

Eles devem concluir que tratando-se de uma enciclopédia , diversos temas podem ser explorados.Informe que para organização eles foram divididos em áreas do conhecimento.

  • Como se chama o nome dos textos que encontramos nas enciclopédias?

A ideia é que eles falem os verbetes, visto que, a enciclopédia,como seu principal suporte de circulação, já foi apresentada juntamente com o gênero em questão na aula anterior dessa sequência. Caso eles não cheguem a essa conclusão, informe que são os verbetes.

  • Na enciclopédia impressa buscamos pelos verbetes seguindo a ordem alfabética.Mas, aqui na enciclopédia virtual, por onde podemos iniciar a busca pelos verbetes?

Os alunos devem informar que existe um espaço para busca,onde tem escrito “Pesquisar”. Destaque que nesse espaço, há duas opções de pesquisa: uma direcionada à enciclopédia outra ao dicionário.

4. Nesse momento, faça uma breve retomada sobre o verbete.Questione:

  • Agora, vamos pensar um pouco sobre esse gênero de texto!
  • Que tipo de informações sobre o leão vocês acham que encontraremos no verbete? (Resposta pessoal)

Os alunos devem afirmar que os verbetes irão trazer informações e explicações sobre o leão.

  • Vocês acham que iremos ver fotos dos leões? Como serão essas fotos? Além de fotos e imagens, o que mais pode ter sobre o leão em um verbete de enciclopédia virtual?

Tratando-se de uma ambiente virtual, espera-se que os alunos digam que nos verbetes virtuais será possível visualizar fotos dos leões em situações diversas e até mesmo vídeos.

  • Na opinião de vocês, quem escreveu o verbete do leão? E para quê?

Com base nos conhecimentos deles sobre os verbetes, eles devem dizer que o verbete foi produzido por pesquisadores ou cientistas com o objetivo de divulgar produções científicas, trazendo informações,explicações e curiosidades científicas de um determinado tema.

  • Quem tem interesse em ler esses tipos de textos?

Os alunos devem concluir que pessoas que buscam se informar ou que querem saber mais sobre um determinado assunto.

  • Em quais situações vocês acham que as pessoas buscam ler os verbetes do leão ou de outro animal, por exemplo?

Eles podem dizer que as pessoas podem buscar um verbete para uma pesquisa escolar.

  • O tema da aula é sobre os leões e sugere sabermos mais sobre esse animal. Para vocês, o verbete nos ajudaria a alcançar esse objetivo? Por quê?

Sim,pois nos verbetes encontraremos explicações e informações específicas sobre o leão.

7. Convide,então, a turma a ir em busca de mais informações sobre o leão, realizando a leitura do verbete.

Materiais complementares: impressão da página inicial da enciclopédia virtual

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar 10 - 15 minutos.

  • Depois do convite para leitura, acesse junto com eles, no campo de “Pesquisa” o verbete do leão e peça que eles observem a primeira parte do texto. Esse é o momento de explorar o verbete juntamente com os recursos disponível no verbete, como as imagens e o vídeo. Realize algumas antecipações, deduções e inferências sobre o verbete que será lido, que serão verificadas ao longo da leitura. Apresente as fotos e o breve vídeo disponível no verbete.Caso não esteja com o acesso ao computador, entregue a atividade impressa disponível nos materiais complementares.Pergunte e anote no quadro as ideias deles:
  • Quem pode indicar o título do verbete?

Eles devem dizer: Leão.

  • Além do título, existem outras partes, que chamamos de subtítulos,quem pode me dizer quais são?

Espera-se que eles apontem para a introdução,Características físicas, Comportamento, ciclo de vida e Os leões e os seres humanos.

  • Por que vocês acham que o verbete foi dividido por subtítulos?

Eles devem concluir que os subtítulos orientam o leitor na busca por informações específicas.

  • Quais informações encontraremos acessando os subtítulos?

Espera-se que eles citem introdução:onde traz as primeiras informações sobre o leão.Características físicas: informações sobre o tamanho, peso, altura e como é o leão. Comportamento: serão informações sobre o modo de vida dos leões. Os leões e os seres humanos: Como é a relação do animal com o homem, se ele pode ser, por exemplo, uma animal domesticado.

  • Por que vocês acham que algumas palavras foram escritas de azul?

Aqui os alunos devem utilizar mais uma vez seus conhecimentos sobre os ambientes virtuais e dizer que clicando nessas palavras o site direciona para outra página trazendo informações sobre a palavra, ampliando nosso conhecimento. Se estiver com acesso à internet, pode clicar em uma das palavras para as crianças confirmarem sua resposta.

  • Observando as imagens do leão, será que no verbete vamos encontrar informações sobre o rugido desse animal? Por quê?

A ideia é que eles sigam as dicas que as imagens dão do animal, que está mostrando as presas e deduzem que o texto abordará esse assunto.

  • Pela imagem ou pelo vídeo, vocês acham que o leão pesa quanto? (resposta pessoal)
  • Pelo tamanho dos dentes, vocês imaginam o que o rei da selva gosta de comer? (resposta pessoal)

Caso esteja com acesso ao computador, informe que eles assistirão ao vídeo. Assim, pergunte :

  • Como é uma enciclopédia virtual, além das fotos, foi disponibilizado um vídeo. O que será que eles nos apresentará?

Considere a resposta da turma, caso eles afirmem que o vídeo mostra cenas do leão no lugar onde vive ou junto com outros leões.

  • Na opinião de vocês, o que descobriremos sobre o comportamento?

Como eles caçam, como se relacionam com os outros, se vivem sozinhos ou em bando.

Escute as ideias da turma e diga que eles terão a tarefa de verificarem as informações que foram levantadas.

Materiais complementares: Verbete do leão.

LEÃO. IN BRITANNICA ESCOLA. ENCICLOPÉDIA ESCOLAR BRITANNICA, 2018. WEB, 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 10 minutos.

  • Antes de iniciar a leitura do verbete, estabeleça 5 a 8 minutos para que eles leiam primeiro. É importante para que no acompanhamento da leitura eles já se sintam mais familiarizado com o texto. Circule pelas duplas, garantindo que eles estejam de fato realizando a tarefa, a fim de motivá-los, pois é normal que eles se sintam inseguros quando a atividade envolve leitura.
  • Ao término da leitura deles, comece a ler o texto. Explique que fará pausas para discutirem sobre algumas informações que julgarem importantes ou para esclarecer alguma palavra. O verbete é um gênero que utiliza palavras mais técnicas, sendo importante trazer para turma seus sinônimos para compreenderem melhor o texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Esta terceira parte do desenvolvimento deve durar 5 minutos.

  • Ao fim da leitura, retome as respostas das perguntas que foram realizadas no slide 4 e permita que eles as confrontem. Para isso, questione:
  • Quais descobertas vocês fizeram sobre o leão?

Trata-se de um resposta pessoal.Mas a ideia é que eles tragam informações mais precisas e específicas em relação à família do leão, alimentação, habitat, sobre o tamanho, peso, sobre o comportamento e outras presentes no texto.

  • Quem pode me dizer qual é a alimentação do leão? E onde está essa informação no texto?

Os leões caçam animais como as zebras, gnus e antílopes.

Oriente-os a circularem no texto a parte onde fala sobre a alimentação.

  • Os verbetes trazem informações sobre o peso, altura e tamanho do animal? Quem pode me mostrar no texto?

A ideia é que eles apontem essas informações na parte sobre características físicas, onde diz que os leões têm 2,7 a 3 metros de comprimento, incluindo a cauda. Têm cerca de 1 metro de altura do ombro ao chão e podem pesar entre 170 e 230 quilos.

Peça que eles identifiquem e grifem essas informações.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Depois de explorar as informações do verbete, finalize a aula , perguntando:

  • Por que foi possível aprender mais sobre o rei da selva através da leitura de um verbete?

Espera-se que eles digam que aprenderam pois o verbete trouxe informações e explicações sobre o leão.

2. Ao final, destaque para a turma que através da leitura do verbetes de enciclopédia, seja impressa ou virtual, produzidos por pesquisadores e cientistas nos fornecem informações e explicações científicas sobre o animal, sendo possível usá-los, em uma pesquisa escolar ou em situações de curiosidades,tendo a função de instruir e explicar assuntos da divulgação científica.

3. Valide também a importância das estratégias de leitura que ajudaram na compreensão do texto, tais como: ler o texto antes, organizar a leitura, ler as imagens, comentar as informações e pensar no que queremos saber inicialmente, pensando em uma pergunta norteadora.

3. Ao término da tarefa, informe que podemos conhecer mais sobre outros animais que vivem no mesmo habitat que o leão através da exploração dos verbetes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede. In: CD do Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/Cenp/SEE-SP, 2004.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Nessa segunda aula sobre o gênero verbete de enciclopédia infantil, iremos explorar as habilidades de antecipações, deduções, inferências e verificações tanto do verbete lido quanto do gênero. A leitura será do verbete “leão”, de uma enciclopédia virtual. A ideia é recuperar o contexto de produção e recepção do gênero utilizando um exemplo da sua versão digital.
  • Leia o tema da aula para a turma, se possível projete ou escreva no quadro. Desperte nos alunos a curiosidade pelo tema, diga :
  • Hoje teremos uma aula cheia de descobertas inusitadas sobre o rei da selva! Será que vocês vão ficar surpresos? Vamos descobrir!

3. Se a aula for na sala de informática, acesse o site previamente, já deixando a página inicial na tela dos computadores.Se não tiver acesso a esse espaço, imprima em um tamanho grande, se possível, a página inicial da enciclopédia virtual, pois irá explorá-la nas etapas seguintes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nessa segunda aula sobre o gênero verbete de enciclopédia infantil, iremos explorar as habilidades de antecipações, deduções, inferências e verificações tanto do verbete lido quanto do gênero. A leitura será do verbete “leão”, de uma enciclopédia virtual. A ideia é recuperar o contexto de produção e recepção do gênero utilizando um exemplo da sua versão digital.
  • Sugere-se organizar os alunos em duplas ou grupos de 3 ou 4 , a depender do local onde esteja (e da disponibilidade de computadores). Forme o grupo com crianças em hipóteses diferentes.
  • Comece perguntando para os alunos o que eles sabem sobre os leões, além de que são conhecidos como o rei da selva:
  • O que vocês sabem sobre os leões? O que vocês gostariam de aprender mais sobre esse animal? (Resposta pessoal)

Escute as ideias deles.

  • Onde poderíamos encontrar essas informações usando um computador?

Os alunos provavelmente dirão o Google. Valide a resposta deles, no entanto, alerte que, no Google, vamos encontrar uma grande quantidade de informações, sendo que, algumas, poderão não ser confiáveis, já que há na internet a possibilidade de qualquer pessoa criar um site e divulgar suas ideias (sendo textos, imagens, vídeos). Questione, então:

  • Que tipo de texto que vocês estão estudando poderia ajudá-los a encontrar mais informações sobre os leões, sendo, ainda, uma fonte confiável?

Espera-se que eles digam os verbetes das enciclopédias. Pergunte:

  • Por que os verbetes podem ser considerados fontes confiáveis?

Espera-se que as crianças relembrem as condições de produção do gênero verbete, vistas na aula anterior.

  • E onde encontramos os verbetes?

Espera-se que digam nas enciclopédias.

  • Certo! As enciclopédias seriam uma fonte segura dessas informações?

Espera-se que eles confirmem, visto que, que já foi apresentado o uso das enciclopédia na aula anterior dessa sequência.

  • Apresente o site da enciclopédia virtual da Brittanica Escola ou, caso não seja possível o acesso nem ao computador e nem a internet, use a impressão da imagem,informando que trata-se da página inicial de uma enciclopédia virtual. Aqui é pertinente dizer para a turma que é uma enciclopédia pois de maneira geral, esse tipo de site pode não ser familiar aos alunos e eles apresentarem dificuldade de identificar que se trata de uma enciclopédia na versão digital.
  • Em seguida, questione:
  • Quem pode me dizer o nome dessa enciclopédia virtual?

Espera-se que falem Brittanica Escola, lendo o nome da enciclopédia na parte superior da página ou leiam pelo link na barra.

  • Observando a página da enciclopédia, quem pode me falar sobre os ícones de azul escuro em formato de quadrado com símbolos? Se clicarmos nele, iremos para que parte da enciclopédia?

A ideia é que eles digam que cada ícone aborda uma temática diferente para aqueles que buscam pesquisar assuntos escolares.

  • E os ícones divididos em tema? Por que encontramos eles na página inicial?

Eles devem concluir que tratando-se de uma enciclopédia , diversos temas podem ser explorados.Informe que para organização eles foram divididos em áreas do conhecimento.

  • Como se chama o nome dos textos que encontramos nas enciclopédias?

A ideia é que eles falem os verbetes, visto que, a enciclopédia,como seu principal suporte de circulação, já foi apresentada juntamente com o gênero em questão na aula anterior dessa sequência. Caso eles não cheguem a essa conclusão, informe que são os verbetes.

  • Na enciclopédia impressa buscamos pelos verbetes seguindo a ordem alfabética.Mas, aqui na enciclopédia virtual, por onde podemos iniciar a busca pelos verbetes?

Os alunos devem informar que existe um espaço para busca,onde tem escrito “Pesquisar”. Destaque que nesse espaço, há duas opções de pesquisa: uma direcionada à enciclopédia outra ao dicionário.

4. Nesse momento, faça uma breve retomada sobre o verbete.Questione:

  • Agora, vamos pensar um pouco sobre esse gênero de texto!
  • Que tipo de informações sobre o leão vocês acham que encontraremos no verbete? (Resposta pessoal)

Os alunos devem afirmar que os verbetes irão trazer informações e explicações sobre o leão.

  • Vocês acham que iremos ver fotos dos leões? Como serão essas fotos? Além de fotos e imagens, o que mais pode ter sobre o leão em um verbete de enciclopédia virtual?

Tratando-se de uma ambiente virtual, espera-se que os alunos digam que nos verbetes virtuais será possível visualizar fotos dos leões em situações diversas e até mesmo vídeos.

  • Na opinião de vocês, quem escreveu o verbete do leão? E para quê?

Com base nos conhecimentos deles sobre os verbetes, eles devem dizer que o verbete foi produzido por pesquisadores ou cientistas com o objetivo de divulgar produções científicas, trazendo informações,explicações e curiosidades científicas de um determinado tema.

  • Quem tem interesse em ler esses tipos de textos?

Os alunos devem concluir que pessoas que buscam se informar ou que querem saber mais sobre um determinado assunto.

  • Em quais situações vocês acham que as pessoas buscam ler os verbetes do leão ou de outro animal, por exemplo?

Eles podem dizer que as pessoas podem buscar um verbete para uma pesquisa escolar.

  • O tema da aula é sobre os leões e sugere sabermos mais sobre esse animal. Para vocês, o verbete nos ajudaria a alcançar esse objetivo? Por quê?

Sim,pois nos verbetes encontraremos explicações e informações específicas sobre o leão.

7. Convide,então, a turma a ir em busca de mais informações sobre o leão, realizando a leitura do verbete.

Materiais complementares: impressão da página inicial da enciclopédia virtual

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar 10 - 15 minutos.

  • Depois do convite para leitura, acesse junto com eles, no campo de “Pesquisa” o verbete do leão e peça que eles observem a primeira parte do texto. Esse é o momento de explorar o verbete juntamente com os recursos disponível no verbete, como as imagens e o vídeo. Realize algumas antecipações, deduções e inferências sobre o verbete que será lido, que serão verificadas ao longo da leitura. Apresente as fotos e o breve vídeo disponível no verbete.Caso não esteja com o acesso ao computador, entregue a atividade impressa disponível nos materiais complementares.Pergunte e anote no quadro as ideias deles:
  • Quem pode indicar o título do verbete?

Eles devem dizer: Leão.

  • Além do título, existem outras partes, que chamamos de subtítulos,quem pode me dizer quais são?

Espera-se que eles apontem para a introdução,Características físicas, Comportamento, ciclo de vida e Os leões e os seres humanos.

  • Por que vocês acham que o verbete foi dividido por subtítulos?

Eles devem concluir que os subtítulos orientam o leitor na busca por informações específicas.

  • Quais informações encontraremos acessando os subtítulos?

Espera-se que eles citem introdução:onde traz as primeiras informações sobre o leão.Características físicas: informações sobre o tamanho, peso, altura e como é o leão. Comportamento: serão informações sobre o modo de vida dos leões. Os leões e os seres humanos: Como é a relação do animal com o homem, se ele pode ser, por exemplo, uma animal domesticado.

  • Por que vocês acham que algumas palavras foram escritas de azul?

Aqui os alunos devem utilizar mais uma vez seus conhecimentos sobre os ambientes virtuais e dizer que clicando nessas palavras o site direciona para outra página trazendo informações sobre a palavra, ampliando nosso conhecimento. Se estiver com acesso à internet, pode clicar em uma das palavras para as crianças confirmarem sua resposta.

  • Observando as imagens do leão, será que no verbete vamos encontrar informações sobre o rugido desse animal? Por quê?

A ideia é que eles sigam as dicas que as imagens dão do animal, que está mostrando as presas e deduzem que o texto abordará esse assunto.

  • Pela imagem ou pelo vídeo, vocês acham que o leão pesa quanto? (resposta pessoal)
  • Pelo tamanho dos dentes, vocês imaginam o que o rei da selva gosta de comer? (resposta pessoal)

Caso esteja com acesso ao computador, informe que eles assistirão ao vídeo. Assim, pergunte :

  • Como é uma enciclopédia virtual, além das fotos, foi disponibilizado um vídeo. O que será que eles nos apresentará?

Considere a resposta da turma, caso eles afirmem que o vídeo mostra cenas do leão no lugar onde vive ou junto com outros leões.

  • Na opinião de vocês, o que descobriremos sobre o comportamento?

Como eles caçam, como se relacionam com os outros, se vivem sozinhos ou em bando.

Escute as ideias da turma e diga que eles terão a tarefa de verificarem as informações que foram levantadas.

Materiais complementares: Verbete do leão.

LEÃO. IN BRITANNICA ESCOLA. ENCICLOPÉDIA ESCOLAR BRITANNICA, 2018. WEB, 2018.

Slide Plano Aula

Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 10 minutos.

  • Antes de iniciar a leitura do verbete, estabeleça 5 a 8 minutos para que eles leiam primeiro. É importante para que no acompanhamento da leitura eles já se sintam mais familiarizado com o texto. Circule pelas duplas, garantindo que eles estejam de fato realizando a tarefa, a fim de motivá-los, pois é normal que eles se sintam inseguros quando a atividade envolve leitura.
  • Ao término da leitura deles, comece a ler o texto. Explique que fará pausas para discutirem sobre algumas informações que julgarem importantes ou para esclarecer alguma palavra. O verbete é um gênero que utiliza palavras mais técnicas, sendo importante trazer para turma seus sinônimos para compreenderem melhor o texto.
Slide Plano Aula

Orientações: Esta terceira parte do desenvolvimento deve durar 5 minutos.

  • Ao fim da leitura, retome as respostas das perguntas que foram realizadas no slide 4 e permita que eles as confrontem. Para isso, questione:
  • Quais descobertas vocês fizeram sobre o leão?

Trata-se de um resposta pessoal.Mas a ideia é que eles tragam informações mais precisas e específicas em relação à família do leão, alimentação, habitat, sobre o tamanho, peso, sobre o comportamento e outras presentes no texto.

  • Quem pode me dizer qual é a alimentação do leão? E onde está essa informação no texto?

Os leões caçam animais como as zebras, gnus e antílopes.

Oriente-os a circularem no texto a parte onde fala sobre a alimentação.

  • Os verbetes trazem informações sobre o peso, altura e tamanho do animal? Quem pode me mostrar no texto?

A ideia é que eles apontem essas informações na parte sobre características físicas, onde diz que os leões têm 2,7 a 3 metros de comprimento, incluindo a cauda. Têm cerca de 1 metro de altura do ombro ao chão e podem pesar entre 170 e 230 quilos.

Peça que eles identifiquem e grifem essas informações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Depois de explorar as informações do verbete, finalize a aula , perguntando:

  • Por que foi possível aprender mais sobre o rei da selva através da leitura de um verbete?

Espera-se que eles digam que aprenderam pois o verbete trouxe informações e explicações sobre o leão.

2. Ao final, destaque para a turma que através da leitura do verbetes de enciclopédia, seja impressa ou virtual, produzidos por pesquisadores e cientistas nos fornecem informações e explicações científicas sobre o animal, sendo possível usá-los, em uma pesquisa escolar ou em situações de curiosidades,tendo a função de instruir e explicar assuntos da divulgação científica.

3. Valide também a importância das estratégias de leitura que ajudaram na compreensão do texto, tais como: ler o texto antes, organizar a leitura, ler as imagens, comentar as informações e pensar no que queremos saber inicialmente, pensando em uma pergunta norteadora.

3. Ao término da tarefa, informe que podemos conhecer mais sobre outros animais que vivem no mesmo habitat que o leão através da exploração dos verbetes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano