14429
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Formação de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre formação de palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeo sugerido para este plano adaptado:
* Poema “A casa e seu dono” (disponível aqui).
  
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Encaminhe pelo grupo de WhatsApp o vídeo do poema “A casa e seu dono”, de Elias José, disponível aqui. Optou-se por iniciar pelo vídeo para atrair a atenção das crianças. A organização dos versos em que as palavras que rimam estão em destaque. Solicite que assistam quantas vezes quiserem e agende um horário para uma aula síncrona.

Desenvolvimento
No horário agendado, faça algumas perguntas sobre o poema:
Vocês perceberam que o autor usou palavras parecidas no poema? Quem consegue me dizer duas palavras que ele usou que são parecidas? Por que são parecidas? Há diferenças entre essas palavras? Quais?
Como sugestão, utilize o Padlet e faça as anotações necessárias, conforme as contribuições dos alunos, para que possam observar as sílabas. Analise as palavras junto com eles, mostrando que, ao fazer a inclusão, substituição ou exclusão de sílabas é possível formar novas palavras. Por exemplo: a palavra CACO, acrescentando MA como sílaba inicial, forma a palavra MACACO; CIMENTO, substituindo a sílaba inicial CI pela sílaba JU, forma a palavra JUMENTO, e assim por diante, conforme as orientações do plano original. Vá questionando os alunos até que sejam socializadas todas as novas palavras possíveis de serem criadas. Em seguida, faça o mesmo com mais algumas palavras e registre-as fazendo as intervenções necessárias.

Fechamento
Ainda de forma coletiva, utilize de duas a quatro palavras-base, retiradas do texto de Elias José, e convide-os a criar novas palavras, conforme o exemplo do slide de fechamento, apresentado no plano (ex: CASA: CASACO - CAMA - MESA - CASAMENTO - CAPA). Finalize com a leitura das novas palavras e oriente-os registrarem no caderno. Encaminhe pelo WhatsApp a lista criada.

Convite às famílias
Proporcione um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentive e auxilie quando necessário, pois, nessas aulas remotas, essas ações favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_02ATS01

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas