Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.
Materiais necessários: Cartaz do poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles; Fichas para o jogo da memória
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar os pares de animais no jogo da memória, bem como não conseguir identificar as palavras que rimam no poema. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
LEAL, Telma Ferraz (Org.). Jogos de Alfabetização - Manual Didático. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf Acesso: Ago/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos e os silábicos com e sem valor sonoro. E também os silábicos com valor sonoro poderão se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes dos animais do jogo. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.
Atenção professor- para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, clique aqui.
- Entregue para cada grupo um jogo da memória contendo a figura e o nome dos animais.
- Explique as seguintes regras do jogo da memória para os alunos:
3.1. O grupo deverá espalhar as cartas sobre as mesas/carteiras, viradas para baixo.
3.2. Cada aluno, na sua vez, deverá virar duas peças e deixar que todos os colegas do grupo a vejam.
3.3. Caso os nomes apresentem rima, o aluno deverá recolher para si o par de cartas e jogar novamente. Se forem nomes que não rimam, estas devem ser viradas novamente, passando a vez para o próximo jogador.
3.4. Ganhará o aluno que possuir mais cartas ao final do jogo. - Dê um prazo para que os alunos joguem o jogo da memória. Enquanto isso, circule pela sala, verificando se os pares formados estão corretos. Faça intervenções quando julgar necessário, considerando as sugestões de intervenções abaixo:
A. Se o aluno formar o par que rima (ex.: GATO E RATO): que diferença e semelhança vocês perceberam ao observarem a palavra GATO e RATO? Que parte ou pedaço dentro dessas palavras que faz com que elas rimem? Observe o som das palavras GATO e RATO, o som final é igual ou diferente?
B. Se o aluno formar pares que não rimam (ex. JAVALI E ABELHA): Javali e abelha rimam? Elas possuem alguma semelhança que façam com que elas rimem? Observe o som das palavras JAVALI e ABELHA, o som final é igual ou diferente? Repita em voz alta das palavras ABELHA e JAVALI e observe o som das duas palavras. Elas possuem rima? O par da palavra ABELHA tem que ter o mesmo som final de LHA. Javali tem o mesmo som? Vamos procurar o par correto? - Ao final do jogo, verifique quais alunos obtiveram mais cartas, ganhando o jogo.
Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Após o encerramento do jogo da memória, escolha alguns alunos peça aos que digam dois pares de palavras que apareceram no jogo da memória e que rimam.
- Faça o registro das palavras ditas pelos alunos no quadro.
- Provoque os alunos a pensarem nas palavras ditas por eles. Levante as seguintes questões:
A. Vocês conseguiram localizar todos os pares de animais?
B. Por que vocês combinaram os animais Gato e Rato? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
C. Por que Javali e Jabuti formam um par? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
D. O que as palavras Cavalo e Galo possuem em comum? A última sílaba de cavalo e galo é igual?
E. Vamos pensar no som final das palavras SARDINHA e JOANINHA: o som é igual ou diferente?
Atenção professor:
- Na questão A, espera-se que os alunos consigam verificar se todos os pares formados por eles estão corretos.
- Nas questões B e C, espera-se que os alunos consigam verificar que os animais fizeram um par porque eles rimavam.
- Nas questões D e E, espera-se que os alunos percebam que para formar uma rima, é preciso que a última sílaba possua o mesmo som.
- Ao pensar sobre as rimas e os sons das palavras, repita em voz alta as palavras ou solicite que os alunos as repitam, a fim de que pensem sobre o som que elas produzem e desenvolvam a consciência fonológica.
- Caso algum aluno diga pares de animais que não apresentam rima, registre o par no quadro, um embaixo do outro e chame a atenção dos alunos para as palavras e as sílabas finais delas, a fim de que percebam que os sons finais não são iguais. Por exemplo:
OVELHA e CAVALO. Provoque-os através das perguntas:
Ovelha e cavalo apresentam rima? Por quê?
Vamos observar o final dessas duas palavras: O-VE-LHA termina com a sílaba LHA e CA-VA-LO termina com a sílaba LO. Essas duas sílabas são iguais?
Qual é o som final da palavra OVELHA? E da palavra CAVALO?
Quando pronunciamos as palavras OVELHA e CAVALO, o som final é igual?