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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Animais que rimam - Jogo da memória

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre jogo da memória

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.

Materiais necessários: Cartaz do poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles; Fichas para o jogo da memória

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar os pares de animais no jogo da memória, bem como não conseguir identificar as palavras que rimam no poema. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

LEAL, Telma Ferraz (Org.). Jogos de Alfabetização - Manual Didático. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf Acesso: Ago/2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, além de brincar de jogo da memória, eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes dos animais para encontrarem as rimas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Escreva o poema Leilão de Jardim, de Cecília Meireles em um cartaz, cole-o no quadro ou projete.
  • Leia para os alunos o poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles.
  • Após a leitura, faça perguntas aos alunos sobre o poema:
  • Quais animais aparecem no poema?
  • Onde esses animais vivem?
  • Vocês conseguem identificar no poema as palavras que rimam?
  • Vocês sabem o que é rima? Para as palavras rimarem, o que precisa acontecer? Prossiga com o exemplo abaixo:
  • Vamos ler novamente a primeira estrofe? Observem as palavras FLORES e CORES. Como é o final dessas palavras?
  • Observe que o som final das duas palavras são iguais: RES, e por isso elas rimam. Quais outras palavras no poema apresentam o final igual ou parecido?
  • Vamos pensar no som das palavras no final de cada verso do poema? O som das palavras PASSARINHOS e NINHOS é igual ou diferente?
  • O que é rima? Agora vocês sabem?Rima é a repetição de sons iguais , em uma ou mais sílabas (partes das palavras) que ocorrem em intervalos determinados e reconhecíveis.
  • Explique aos alunos que durante a aula eles jogarão um jogo da memória chamado “Animais que rimam”.
  • Pergunte aos alunos se todos conhecem o jogo da memória, como é jogado e do que precisam para jogar. Provoque-os com perguntas:
  • Vocês conhecem o jogo da memória?
  • Sabem me falar como o jogo é jogado?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos e os silábicos com e sem valor sonoro. E também os silábicos com valor sonoro poderão se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes dos animais do jogo. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.

Atenção professor- para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, clique aqui.

  • Entregue para cada grupo um jogo da memória contendo a figura e o nome dos animais.
  • Explique as seguintes regras do jogo da memória para os alunos:
    3.1. O grupo deverá espalhar as cartas sobre as mesas/carteiras, viradas para baixo.
    3.2. Cada aluno, na sua vez, deverá virar duas peças e deixar que todos os colegas do grupo a vejam.
    3.3. Caso os nomes apresentem rima, o aluno deverá recolher para si o par de cartas e jogar novamente. Se forem nomes que não rimam, estas devem ser viradas novamente, passando a vez para o próximo jogador.
    3.4. Ganhará o aluno que possuir mais cartas ao final do jogo.
  • Dê um prazo para que os alunos joguem o jogo da memória. Enquanto isso, circule pela sala, verificando se os pares formados estão corretos. Faça intervenções quando julgar necessário, considerando as sugestões de intervenções abaixo:
    A. Se o aluno formar o par que rima (ex.: GATO E RATO): que diferença e semelhança vocês perceberam ao observarem a palavra GATO e RATO? Que parte ou pedaço dentro dessas palavras que faz com que elas rimem? Observe o som das palavras GATO e RATO, o som final é igual ou diferente?
    B. Se o aluno formar pares que não rimam (ex. JAVALI E ABELHA): Javali e abelha rimam? Elas possuem alguma semelhança que façam com que elas rimem? Observe o som das palavras JAVALI e ABELHA, o som final é igual ou diferente? Repita em voz alta das palavras ABELHA e JAVALI e observe o som das duas palavras. Elas possuem rima? O par da palavra ABELHA tem que ter o mesmo som final de LHA. Javali tem o mesmo som? Vamos procurar o par correto?
  • Ao final do jogo, verifique quais alunos obtiveram mais cartas, ganhando o jogo.

Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes dos animais do jogo. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente. Para saber mais sobre agrupamento produtivo, clique aqui.
  • Entregue para cada grupo um jogo da memória contendo a figura e o nome dos animais.
  • Explique as seguintes regras do jogo da memória para os alunos:
    3.1. O grupo deverá espalhar as cartas sobre as mesas/carteiras, viradas para baixo.
    3.2. Cada aluno, na sua vez, deverá virar duas peças e deixar que todos os colegas do grupo a vejam.
    3.3. Caso os nomes apresentem rima, o aluno deverá recolher para si o par de cartas e jogar novamente. Se forem nomes que não rimam, estas devem ser viradas novamente, passando a vez para o próximo jogador.
    3.4. Ganhará o aluno que possuir mais cartas ao final do jogo.
  • Dê um prazo para que os alunos joguem o jogo da memória. Enquanto isso, circule pela sala, verificando se os pares formados estão corretos. Faça intervenções quando julgar necessário, considerando as sugestões de intervenções abaixo:
    A. Se o aluno formar o par que rima (ex.: GATO E RATO): que diferença e semelhança vocês perceberam ao observarem a palavra GATO e RATO? Que parte ou pedaço dentro dessas palavras que faz com que elas rimem? Observe o som das palavras GATO e RATO, o som final é igual ou diferente?
    B. Se o aluno formar pares que não rimam (ex. JAVALI E ABELHA): Javali e abelha rimam? Elas possuem alguma semelhança que façam com que elas rimem? Observe o som das palavras JAVALI e ABELHA, o som final é igual ou diferente? Repita em voz alta das palavras ABELHA e JAVALI e observe o som das duas palavras. Elas possuem rima? O par da palavra ABELHA tem que ter o mesmo som final de LHA. Javali tem o mesmo som? Vamos procurar o par correto?
  • Ao final do jogo, verifique quais alunos obtiveram mais cartas, ganhando o jogo.

Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes dos animais do jogo. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente. Para saber mais sobre agrupamento produtivo, clique aqui.
  • Entregue para cada grupo um jogo da memória contendo a figura e o nome dos animais.
  • Explique as seguintes regras do jogo da memória para os alunos:
    3.1. O grupo deverá espalhar as cartas sobre as mesas/carteiras, viradas para baixo.
    3.2. Cada aluno, na sua vez, deverá virar duas peças e deixar que todos os colegas do grupo a vejam.
    3.3. Caso os nomes apresentem rima, o aluno deverá recolher para si o par de cartas e jogar novamente. Se forem nomes que não rimam, estas devem ser viradas novamente, passando a vez para o próximo jogador.
    3.4. Ganhará o aluno que possuir mais cartas ao final do jogo.
  • Dê um prazo para que os alunos joguem o jogo da memória. Enquanto isso, circule pela sala, verificando se os pares formados estão corretos. Faça intervenções quando julgar necessário, considerando as sugestões de intervenções abaixo:
    A. Se o aluno formar o par que rima (ex.: GATO E RATO): que diferença e semelhança vocês perceberam ao observarem a palavra GATO e RATO? Que parte ou pedaço dentro dessas palavras que faz com que elas rimem? Observe o som das palavras GATO e RATO, o som final é igual ou diferente?
    B. Se o aluno formar pares que não rimam (ex. JAVALI E ABELHA): Javali e abelha rimam? Elas possuem alguma semelhança que façam com que elas rimem? Observe o som das palavras JAVALI e ABELHA, o som final é igual ou diferente? Repita em voz alta das palavras ABELHA e JAVALI e observe o som das duas palavras. Elas possuem rima? O par da palavra ABELHA tem que ter o mesmo som final de LHA. Javali tem o mesmo som? Vamos procurar o par correto?
  • Ao final do jogo, verifique quais alunos obtiveram mais cartas, ganhando o jogo.

Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após o encerramento do jogo da memória, escolha alguns alunos peça aos que digam dois pares de palavras que apareceram no jogo da memória e que rimam.
  • Faça o registro das palavras ditas pelos alunos no quadro.
  • Provoque os alunos a pensarem nas palavras ditas por eles. Levante as seguintes questões:

A. Vocês conseguiram localizar todos os pares de animais?
B. Por que vocês combinaram os animais Gato e Rato? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
C. Por que Javali e Jabuti formam um par? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
D. O que as palavras Cavalo e Galo possuem em comum? A última sílaba de cavalo e galo é igual?

E. Vamos pensar no som final das palavras SARDINHA e JOANINHA: o som é igual ou diferente?

Atenção professor:

  • Na questão A, espera-se que os alunos consigam verificar se todos os pares formados por eles estão corretos.
  • Nas questões B e C, espera-se que os alunos consigam verificar que os animais fizeram um par porque eles rimavam.
  • Nas questões D e E, espera-se que os alunos percebam que para formar uma rima, é preciso que a última sílaba possua o mesmo som.
  • Ao pensar sobre as rimas e os sons das palavras, repita em voz alta as palavras ou solicite que os alunos as repitam, a fim de que pensem sobre o som que elas produzem e desenvolvam a consciência fonológica.

  • Caso algum aluno diga pares de animais que não apresentam rima, registre o par no quadro, um embaixo do outro e chame a atenção dos alunos para as palavras e as sílabas finais delas, a fim de que percebam que os sons finais não são iguais. Por exemplo:

OVELHA e CAVALO. Provoque-os através das perguntas:
Ovelha e cavalo apresentam rima? Por quê?
Vamos observar o final dessas duas palavras: O-VE-LHA termina com a sílaba LHA e CA-VA-LO termina com a sílaba LO. Essas duas sílabas são iguais?

Qual é o som final da palavra OVELHA? E da palavra CAVALO?
Quando pronunciamos as palavras OVELHA e CAVALO, o som final é igual?

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.

Materiais necessários: Cartaz do poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles; Fichas para o jogo da memória

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar os pares de animais no jogo da memória, bem como não conseguir identificar as palavras que rimam no poema. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

LEAL, Telma Ferraz (Org.). Jogos de Alfabetização - Manual Didático. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf Acesso: Ago/2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, além de brincar de jogo da memória, eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes dos animais para encontrarem as rimas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Escreva o poema Leilão de Jardim, de Cecília Meireles em um cartaz, cole-o no quadro ou projete.
  • Leia para os alunos o poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles.
  • Após a leitura, faça perguntas aos alunos sobre o poema:
  • Quais animais aparecem no poema?
  • Onde esses animais vivem?
  • Vocês conseguem identificar no poema as palavras que rimam?
  • Vocês sabem o que é rima? Para as palavras rimarem, o que precisa acontecer? Prossiga com o exemplo abaixo:
  • Vamos ler novamente a primeira estrofe? Observem as palavras FLORES e CORES. Como é o final dessas palavras?
  • Observe que o som final das duas palavras são iguais: RES, e por isso elas rimam. Quais outras palavras no poema apresentam o final igual ou parecido?
  • Vamos pensar no som das palavras no final de cada verso do poema? O som das palavras PASSARINHOS e NINHOS é igual ou diferente?
  • O que é rima? Agora vocês sabem?Rima é a repetição de sons iguais , em uma ou mais sílabas (partes das palavras) que ocorrem em intervalos determinados e reconhecíveis.
  • Explique aos alunos que durante a aula eles jogarão um jogo da memória chamado “Animais que rimam”.
  • Pergunte aos alunos se todos conhecem o jogo da memória, como é jogado e do que precisam para jogar. Provoque-os com perguntas:
  • Vocês conhecem o jogo da memória?
  • Sabem me falar como o jogo é jogado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos e os silábicos com e sem valor sonoro. E também os silábicos com valor sonoro poderão se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes dos animais do jogo. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente.

Atenção professor- para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, clique aqui.

  • Entregue para cada grupo um jogo da memória contendo a figura e o nome dos animais.
  • Explique as seguintes regras do jogo da memória para os alunos:
    3.1. O grupo deverá espalhar as cartas sobre as mesas/carteiras, viradas para baixo.
    3.2. Cada aluno, na sua vez, deverá virar duas peças e deixar que todos os colegas do grupo a vejam.
    3.3. Caso os nomes apresentem rima, o aluno deverá recolher para si o par de cartas e jogar novamente. Se forem nomes que não rimam, estas devem ser viradas novamente, passando a vez para o próximo jogador.
    3.4. Ganhará o aluno que possuir mais cartas ao final do jogo.
  • Dê um prazo para que os alunos joguem o jogo da memória. Enquanto isso, circule pela sala, verificando se os pares formados estão corretos. Faça intervenções quando julgar necessário, considerando as sugestões de intervenções abaixo:
    A. Se o aluno formar o par que rima (ex.: GATO E RATO): que diferença e semelhança vocês perceberam ao observarem a palavra GATO e RATO? Que parte ou pedaço dentro dessas palavras que faz com que elas rimem? Observe o som das palavras GATO e RATO, o som final é igual ou diferente?
    B. Se o aluno formar pares que não rimam (ex. JAVALI E ABELHA): Javali e abelha rimam? Elas possuem alguma semelhança que façam com que elas rimem? Observe o som das palavras JAVALI e ABELHA, o som final é igual ou diferente? Repita em voz alta das palavras ABELHA e JAVALI e observe o som das duas palavras. Elas possuem rima? O par da palavra ABELHA tem que ter o mesmo som final de LHA. Javali tem o mesmo som? Vamos procurar o par correto?
  • Ao final do jogo, verifique quais alunos obtiveram mais cartas, ganhando o jogo.

Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes dos animais do jogo. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente. Para saber mais sobre agrupamento produtivo, clique aqui.
  • Entregue para cada grupo um jogo da memória contendo a figura e o nome dos animais.
  • Explique as seguintes regras do jogo da memória para os alunos:
    3.1. O grupo deverá espalhar as cartas sobre as mesas/carteiras, viradas para baixo.
    3.2. Cada aluno, na sua vez, deverá virar duas peças e deixar que todos os colegas do grupo a vejam.
    3.3. Caso os nomes apresentem rima, o aluno deverá recolher para si o par de cartas e jogar novamente. Se forem nomes que não rimam, estas devem ser viradas novamente, passando a vez para o próximo jogador.
    3.4. Ganhará o aluno que possuir mais cartas ao final do jogo.
  • Dê um prazo para que os alunos joguem o jogo da memória. Enquanto isso, circule pela sala, verificando se os pares formados estão corretos. Faça intervenções quando julgar necessário, considerando as sugestões de intervenções abaixo:
    A. Se o aluno formar o par que rima (ex.: GATO E RATO): que diferença e semelhança vocês perceberam ao observarem a palavra GATO e RATO? Que parte ou pedaço dentro dessas palavras que faz com que elas rimem? Observe o som das palavras GATO e RATO, o som final é igual ou diferente?
    B. Se o aluno formar pares que não rimam (ex. JAVALI E ABELHA): Javali e abelha rimam? Elas possuem alguma semelhança que façam com que elas rimem? Observe o som das palavras JAVALI e ABELHA, o som final é igual ou diferente? Repita em voz alta das palavras ABELHA e JAVALI e observe o som das duas palavras. Elas possuem rima? O par da palavra ABELHA tem que ter o mesmo som final de LHA. Javali tem o mesmo som? Vamos procurar o par correto?
  • Ao final do jogo, verifique quais alunos obtiveram mais cartas, ganhando o jogo.

Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Organize duplas, de modo que se formem duplas produtivas, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro e os silábicos. E também os silábicos podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura dos nomes dos animais do jogo. O agrupamento produtivo tem como finalidade de ajudar os alunos, ao refletirem sobre o sistema de escrita alfabética, uma vez que as crianças aprendem com a interação com o colega. Portanto, é importante que o professor agrupe os alunos de forma planejada, intencional e criteriosa, a fim de que se ajudem mutuamente. Para saber mais sobre agrupamento produtivo, clique aqui.
  • Entregue para cada grupo um jogo da memória contendo a figura e o nome dos animais.
  • Explique as seguintes regras do jogo da memória para os alunos:
    3.1. O grupo deverá espalhar as cartas sobre as mesas/carteiras, viradas para baixo.
    3.2. Cada aluno, na sua vez, deverá virar duas peças e deixar que todos os colegas do grupo a vejam.
    3.3. Caso os nomes apresentem rima, o aluno deverá recolher para si o par de cartas e jogar novamente. Se forem nomes que não rimam, estas devem ser viradas novamente, passando a vez para o próximo jogador.
    3.4. Ganhará o aluno que possuir mais cartas ao final do jogo.
  • Dê um prazo para que os alunos joguem o jogo da memória. Enquanto isso, circule pela sala, verificando se os pares formados estão corretos. Faça intervenções quando julgar necessário, considerando as sugestões de intervenções abaixo:
    A. Se o aluno formar o par que rima (ex.: GATO E RATO): que diferença e semelhança vocês perceberam ao observarem a palavra GATO e RATO? Que parte ou pedaço dentro dessas palavras que faz com que elas rimem? Observe o som das palavras GATO e RATO, o som final é igual ou diferente?
    B. Se o aluno formar pares que não rimam (ex. JAVALI E ABELHA): Javali e abelha rimam? Elas possuem alguma semelhança que façam com que elas rimem? Observe o som das palavras JAVALI e ABELHA, o som final é igual ou diferente? Repita em voz alta das palavras ABELHA e JAVALI e observe o som das duas palavras. Elas possuem rima? O par da palavra ABELHA tem que ter o mesmo som final de LHA. Javali tem o mesmo som? Vamos procurar o par correto?
  • Ao final do jogo, verifique quais alunos obtiveram mais cartas, ganhando o jogo.

Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após o encerramento do jogo da memória, escolha alguns alunos peça aos que digam dois pares de palavras que apareceram no jogo da memória e que rimam.
  • Faça o registro das palavras ditas pelos alunos no quadro.
  • Provoque os alunos a pensarem nas palavras ditas por eles. Levante as seguintes questões:

A. Vocês conseguiram localizar todos os pares de animais?
B. Por que vocês combinaram os animais Gato e Rato? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
C. Por que Javali e Jabuti formam um par? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
D. O que as palavras Cavalo e Galo possuem em comum? A última sílaba de cavalo e galo é igual?

E. Vamos pensar no som final das palavras SARDINHA e JOANINHA: o som é igual ou diferente?

Atenção professor:

  • Na questão A, espera-se que os alunos consigam verificar se todos os pares formados por eles estão corretos.
  • Nas questões B e C, espera-se que os alunos consigam verificar que os animais fizeram um par porque eles rimavam.
  • Nas questões D e E, espera-se que os alunos percebam que para formar uma rima, é preciso que a última sílaba possua o mesmo som.
  • Ao pensar sobre as rimas e os sons das palavras, repita em voz alta as palavras ou solicite que os alunos as repitam, a fim de que pensem sobre o som que elas produzem e desenvolvam a consciência fonológica.

  • Caso algum aluno diga pares de animais que não apresentam rima, registre o par no quadro, um embaixo do outro e chame a atenção dos alunos para as palavras e as sílabas finais delas, a fim de que percebam que os sons finais não são iguais. Por exemplo:

OVELHA e CAVALO. Provoque-os através das perguntas:
Ovelha e cavalo apresentam rima? Por quê?
Vamos observar o final dessas duas palavras: O-VE-LHA termina com a sílaba LHA e CA-VA-LO termina com a sílaba LO. Essas duas sílabas são iguais?

Qual é o som final da palavra OVELHA? E da palavra CAVALO?
Quando pronunciamos as palavras OVELHA e CAVALO, o som final é igual?

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