14406
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Os perigos dentro de casa

Plano de aula de Ciências com atividades para 2º ano do Fundamental sobre ocais e objetos que fazem parte do ambiente doméstico e que podem apresentar riscos à saúde e à vida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de áudios, vídeos, imagens e mensagens (grupos de whatsapp, por exemplo); tabela para preencher no Google Drive.

- Optativas: videochamadas pelo Hangout ou Zoom; e-mail ou Whatsapp, para envio de link e áudio.

Contexto e questão disparadora

Em uma videochamada, apresente o vídeo (disponível aqui). Pergunte aos alunos quais situações de perigo apareceram no vídeo (deixar objetos espalhados pelo chão, subir em cadeira para pegar objetos no alto, deixar líquidos quentes próximos às crianças e o chão liso com tapete).

Deixe-os apontarem as observações, motivando-os a pensarem sobre o assunto. Se necessário, reveja o vídeo. Nesse momento, é importante que os alunos percebam a necessidade de avaliar possíveis situações de perigo, portanto, faça perguntas que os levem a uma reflexão, como: “Onde estão os perigos dentro da nossa casa?”, e aponte uma das situações.

Caso alguma criança não possa participar da aula síncrona, você pode disponibilize o link do vídeo e solicite que ela assista. Após assistir, peça para que responda às perguntas por meio áudio, que deverá ser encaminhado por Whatsapp ou e-mail. 

Mão na massa

Solicite que os alunos observem as próprias casas e reflitam sobre locais em que podem ocorrer algum tipo de acidente. Peça para que tirem uma fotografia e encaminhem a foto para os colegas, por meio de grupo de Whatsapp ou Google Drive. Peça que os alunos visualizem as imagens uns dos outros e, após isso, faça perguntas, como:

- Qual o maior perigo que vimos nas imagens?
- Vocês já vivenciaram algum acidente na casa de vocês?
- Conhecem alguém que já se machucou com algo de casa?

Faça perguntas que os façam refletir sobre aquele espaço. Os alunos podem responder em uma videochamada ou por áudios no Whatsapp.

Sistematização

Produza uma tabela no Google Drive com as seguintes colunas:

1. Cômodo da casa
2. O que há de perigoso?
3. O que pode acontecer?
4. Como podemos evitar esse acidente?

Solicite que cada aluno preencha uma linha dessa tabela. Após todos responderem, faça uma leitura da tabela e retome a questão disparadora da aula:

- Onde estão os perigos dentro da nossa casa?

Convite às famílias

Façam uma vistoria pela casa à procura de locais em que podem ocorrer acidentes. Pensem juntos em maneiras de evitar esses acidentes e, caso não seja possível ajustar o ambiente para que ele fique mais seguro, elaborem cartazes para alertar acerca dos riscos.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE2_03M&E01

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas