Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_02NUM02
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, 20 palitos de churrasco, canetinha azul e as imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
Envie instruções para que os alunos construam o jogo de varetas (20 varetas), sendo que podem pintar as pontas de 5 palitos com canetinha azul ou tinta. Peça que registrem o total de pontos de todas as varetas juntas, sendo que as azuis valem 2 pontos cada e as outras 1 ponto cada. Se sua aula for síncrona, discuta com os alunos as estratégias que utilizaram para fazer a contagem de pontos. Se for assíncrona, pode solicitar um registro ou orientar as famílias para que conversem com as crianças sobre suas estratégias.
Atividade principal
No caso de estar com os alunos numa aula síncrona, apresente as regras do jogo e jogue, sendo que cada um deve usar os seus palitos e registrar os pontos, em quatro rodadas. Seria interessante organizar a aula com grupos menores de alunos para realizar as intervenções necessárias. No caso de sua aula ser assíncrona, encaminhe as regras e solicite que um familiar leia com o aluno e jogue com ele (na verdade, se desejarem podem jogar até 4 pessoas). Explique bem que cada jogador deve registrar seus pontos, para depois realizar a classificação (na tabela) e verificar o vencedor.
Discussão das soluções
Se seu encontro com seus alunos for simultâneo, discuta conforme sugerido no plano de aula.
No caso de uma aula assíncrona, pode encaminhar questões para que reflitam sobre facilidades e dificuldades ao registrar e contar os pontos. Solicite que te encaminhem as respostas, juntamente com a classificação de pontos do jogo realizado.
Encerramento
Encerre a aula ou faça comentários nas atividades dos alunos com a síntese da aprendizagem desta aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique o objetivo do jogo para que fique claro para os familiares. É importante salientar que devem encorajar os alunos a realizarem as contagens e os registros das rodadas de maneira mais independente possível. Proponha que auxiliem na confecção do jogo e na leitura e compreensão das regras.