9922
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pega- Varetas: registro de pontos e escrita de números

POR: Flávia Luz Pessoa de Barros 17/07/2018
Código: MAT1_02NUM02

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Refletir e produzir a escrita de números com base em material concreto.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF01MA04 Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir e produzir a escrita de números com base em material concreto.

Conceito-chave

Contagem e escrita de números.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 20 palitos de churrasco por quarteto;
  • Tinta azul.


Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma, e, se preferir, faça uma cópia por grupo. Divida a sala em quarteto. Entregue uma folha para cada grupo, caso sintam necessidade de fazer um registro. Escolha os grupos de acordo com os conhecimentos das crianças, procurando formar agrupamentos produtivos (leia mais sobre esse tema neste link). Caso não seja possível que todos estejam em quartetos, procure organizar trios com os que sobrarem, assim, o jogo não fica muito longo. Entregue para cada grupo as varetas que irão utilizar no jogo. Deixe que as crianças contem em grupo o total de pontos. Assim que você perceber que os grupos encontraram a resposta, peça que compartilhem oralmente. Propósito: Verificar se alunos conseguem fazer a contagem de pontos do jogo de varetas e quais estratégias eles utilizam.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia para grupo ou projete esse slide. Pergunte as crianças se elas conhecem esse jogo e peça que compartilhem com o grupo suas experiências.

Propósito: Retomar conhecimentos prévios sobre o jogo e introduzir o tema do jogo pega-varetas.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Imprima uma cópia para cada grupo e leia com a turma. Deixe todo o material previamente organizado. Os palitos podem ser pintados de azul, ou podem ser substituídos por outra cor. Peça às crianças que tenham cuidado ao manusear os palitos já que são pontudos e podem machucar.

Propósito: Conhecer os materiais e objetivos do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos organizar a sala em grupos de quatro crianças? Quantos grupos vamos conseguir formar?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Imprima uma cópia para cada grupo e leia com a turma. Leia todas as regras com o grande grupo e esclareça todas as dúvidas que surgirem. Faça uma demonstração de como as varetas deverão ser lançadas.

Propósito: Conhecer e esclarecer dúvidas sobre o modo de jogar.

Atividade principal select-down


Tempo sugerido:
20 minutos.

Orientação: Imprima uma cópia para cada grupo e leia com a turma. O grupo pode receber a tabela impressa, ou copiar no caderno. Os alunos podem fazer os registros dos seus pontos no caderno, ou em uma folha avulsa. Cada aluno deve registrar da sua maneira, pode ser com palitinhos, numerais, enfim, como quiserem. No final, para preencher a tabela, todos deverão registrar com numerais, deixe que eles discutam no grupo como fazer esse registro e como determinar a classificação de cada um.

Propósito: Conhecer e esclarecer sobre o modo de registrar o pontuação.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia o slide, ou projete para a turma. Enquanto as crianças jogam, circule pelo grupo e veja como eles estão fazendo os seus registros. Aponte, dentro dos grupos, as diferentes formas de registrar e de organizar esses registros.

Propósito: Mobilizar conhecimentos de contagem e seriação com base em material concreto.

Discuta com a turma:

  • Será que no final do jogo você vai conseguir saber quantos pontos fez?
  • Existe alguma outra maneira mais simples de fazer esse registro?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que alguns alunos compartilhem seus registros, dificuldades e percepções que tiveram ao longo do jogo. Previamente, observe os registros produzidos pelos alunos e selecione alguns para contarem. Peça aos alunos que respondam oralmente quem foi a criança que fez mais pontos na sala.

Propósito: Compartilhar os registros e a experiência da brincadeira.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade para marcar os pontos? E para somar as rodadas? Como vocês fizeram?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam você serve de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Na atividade que realizamos, para que serviam os números?
  • Como podemos registrar e contar as varetas?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos resolvam individualmente os problemas propostos. Você pode imprimir ou projetar essa situação-problema. Certifique-se que os alunos tenham como registrar o que pensaram, pode ser no caderno ou em uma folha. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para a situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quem ganhou?
  • Existem diferentes maneiras de descobrir quantas varetas o segundo lugar precisava para ganhar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF01MA04 Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir e produzir a escrita de números com base em material concreto.

Conceito-chave

Contagem e escrita de números.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 20 palitos de churrasco por quarteto;
  • Tinta azul.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma, e, se preferir, faça uma cópia por grupo. Divida a sala em quarteto. Entregue uma folha para cada grupo, caso sintam necessidade de fazer um registro. Escolha os grupos de acordo com os conhecimentos das crianças, procurando formar agrupamentos produtivos (leia mais sobre esse tema neste link). Caso não seja possível que todos estejam em quartetos, procure organizar trios com os que sobrarem, assim, o jogo não fica muito longo. Entregue para cada grupo as varetas que irão utilizar no jogo. Deixe que as crianças contem em grupo o total de pontos. Assim que você perceber que os grupos encontraram a resposta, peça que compartilhem oralmente. Propósito: Verificar se alunos conseguem fazer a contagem de pontos do jogo de varetas e quais estratégias eles utilizam.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia para grupo ou projete esse slide. Pergunte as crianças se elas conhecem esse jogo e peça que compartilhem com o grupo suas experiências.

Propósito: Retomar conhecimentos prévios sobre o jogo e introduzir o tema do jogo pega-varetas.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Imprima uma cópia para cada grupo e leia com a turma. Deixe todo o material previamente organizado. Os palitos podem ser pintados de azul, ou podem ser substituídos por outra cor. Peça às crianças que tenham cuidado ao manusear os palitos já que são pontudos e podem machucar.

Propósito: Conhecer os materiais e objetivos do jogo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos organizar a sala em grupos de quatro crianças? Quantos grupos vamos conseguir formar?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Imprima uma cópia para cada grupo e leia com a turma. Leia todas as regras com o grande grupo e esclareça todas as dúvidas que surgirem. Faça uma demonstração de como as varetas deverão ser lançadas.

Propósito: Conhecer e esclarecer dúvidas sobre o modo de jogar.


Tempo sugerido:
20 minutos.

Orientação: Imprima uma cópia para cada grupo e leia com a turma. O grupo pode receber a tabela impressa, ou copiar no caderno. Os alunos podem fazer os registros dos seus pontos no caderno, ou em uma folha avulsa. Cada aluno deve registrar da sua maneira, pode ser com palitinhos, numerais, enfim, como quiserem. No final, para preencher a tabela, todos deverão registrar com numerais, deixe que eles discutam no grupo como fazer esse registro e como determinar a classificação de cada um.

Propósito: Conhecer e esclarecer sobre o modo de registrar o pontuação.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia o slide, ou projete para a turma. Enquanto as crianças jogam, circule pelo grupo e veja como eles estão fazendo os seus registros. Aponte, dentro dos grupos, as diferentes formas de registrar e de organizar esses registros.

Propósito: Mobilizar conhecimentos de contagem e seriação com base em material concreto.

Discuta com a turma:

  • Será que no final do jogo você vai conseguir saber quantos pontos fez?
  • Existe alguma outra maneira mais simples de fazer esse registro?

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que alguns alunos compartilhem seus registros, dificuldades e percepções que tiveram ao longo do jogo. Previamente, observe os registros produzidos pelos alunos e selecione alguns para contarem. Peça aos alunos que respondam oralmente quem foi a criança que fez mais pontos na sala.

Propósito: Compartilhar os registros e a experiência da brincadeira.

Discuta com a turma:

  • Alguém teve dificuldade para marcar os pontos? E para somar as rodadas? Como vocês fizeram?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam você serve de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Na atividade que realizamos, para que serviam os números?
  • Como podemos registrar e contar as varetas?

Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos resolvam individualmente os problemas propostos. Você pode imprimir ou projetar essa situação-problema. Certifique-se que os alunos tenham como registrar o que pensaram, pode ser no caderno ou em uma folha. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para a situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quem ganhou?
  • Existem diferentes maneiras de descobrir quantas varetas o segundo lugar precisava para ganhar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF01MA04 Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir e produzir a escrita de números com base em material concreto.

Conceito-chave

Contagem e escrita de números.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 20 palitos de churrasco por quarteto;
  • Tinta azul.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes