14395
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Escrever nomes para o jogo da memória

Nesta atividade, as crianças irão aprender a escrever o próprio nome para montar um jogo com as fotos da turma.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

Apresente a proposta
Envie uma mensagem para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, relembrando as crianças de alguns jogos que elas conhecem, gostam ou que confeccionaram na sala. Entre eles, fale do jogo da memória. Faça o convite: “Que tal confeccionarmos um jogo para brincar em família?”

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a construir um jogo da memória com os membros da família. Envie algumas referências de jogos da memória confeccionados por crianças com materiais possíveis para as famílias, para inspirá-las na produção.

Sugira às famílias
Sugira que selecionem fotos dos membros da família ou façam autorretratos para compor um jogo da memória. Convide os adultos a instigar as crianças a pensar sobre como farão para confeccionar um jogo da memória dos membros da família, para que decidam se vão usar fotos ou desenhos para compor as peças. Diga que as duplas de peças para o jogo serão compostas por imagem (foto ou desenho) e o nome do familiar. Proponha que busquem juntos os materiais necessários para confeccioná-lo. Sugira que, caso não seja possível usar fotos dos membros da família, convidem as crianças a desenhar os rostos dos familiares em pequenos pedaços de papel ou papelão, ou peçam que os próprios membros façam seu autorretrato. Depois, procurem confeccionar as peças com os nomes dos familiares. Proponha aos adultos que favoreçam a escrita espontânea das crianças, instigando-as ao registro do próprio nome e apoiando-as se necessário. Depois de confeccionarem, diga para que brinquem juntos num momento de interação em família.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos do jogo confeccionado, de modo que você socialize as imagens com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou Whatsapp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar as ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo. Você pode sugerir que, no retorno à escola, as crianças levem seus jogos para brincar com os colegas. 

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_20UND01

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas