Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive uma breve discussão sobre a questão apresentada.
Apresente a questão disparadora aos estudantes:
- Como a população pode se prevenir das doenças que podem estar “escondidas” na água?
Peça a eles que reflitam sobre.
Mão na massa
Organize a turma em 10 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconfêrencia ou crie um grupo em aplicativo de mensagens.
Forneça aos grupos o texto “Saneamento básico no Brasil”. disponível na aba “materiais e atividades”. Peça aos estudantes que leiam o texto e, junto ao grupo, elaborem um post para rede social sobre a transmissão de uma das doenças apresentadas no texto.
Os grupos podem escolher a doença ou você pode fazer um sorteio. Garanta que cada grupo estude uma doença diferente.
Sistematização
Poste as produções dos grupos nas redes sociais da escola ou simule uma rede social e compartilhe com a turma. Marque uma videochamada, reserve um tempo para que os grupos compartilhem o que aprenderam com a atividade e siga as orientações do plano para sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com uma reflexão sobre a transmissão de doenças pela água.