Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano pode ser usado como sequência do material trabalhado no CEI7_09VE03 para alcançar os objetivos apresentados.
Materiais necessários para a aula:
Impressão de material de apoio para realização do mão na massa (1 cópia por grupo formado);
Impressão dos cards e tabuleiro do jogo pedagógico;
Pinos para representar cada grupo.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos o que poderia contaminar as águas e quais as doenças que podem acabar acontecendo graças a ela.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a matéria com os alunos e pergunte se eles sabem como pode ocorrer a transmissão da Leptospirose. Informe que a contaminação ocorre graças a presença da urina dos ratos na água, que levam os parasitas direto para o corpo humano. Indique que os sintomas são febre, dor muscular, amarelão nos olhos e conjuntivite sem secreção.
Matérias na íntegra das imagens apresentadas acima:
http://eshoje.com.br/leptospirose-e-doenca-grave-e-transmitida-por-agua-contaminada-de-enchentes/
https://www.bemparana.com.br/noticia/secretaria-da-saude-da-dicas-de-como-prevenir-a-leptospirose-
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e pergunte aos alunos se sabem que tipo de água pode trazer doenças, além das enchentes faladas no slide anterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a sala em grupos de 5 pessoas, com até no máximo 4 grupos por tabuleiro (que pode ser encontrado aqui). Junto com os alunos coloque peças que representem cada um dos grupos, podendo ser tampa de caneta, borracha ou qualquer outro material que possa identificá-los facilmente. Indique a eles que devem caminhar pelo tabuleiro de uma região fictícia, com vários problemas e eles como gestores da região devem saber identificar os problemas e achar soluções para todos. Os problemas estarão descritos nos card e devem ser cortados pelo professor previamente e embaralhados para não deixar em sequências as respostas. Cada grupo deve retirar uma carta por rodada, tendo um tempo máximo de 30 segundo para pesquisar a resposta dos vermes causadores da doença (informe que esse é um relatório fictício que a secretaria de saúde do município dos alunos realizaram para ajudar os gestores na melhor solução dos problemas). Cada resposta correta os fará seguir UMA casa no tabuleiro. Nesse mesmo turno, os alunos devem pensar em como reduzir a incidência daquela doença na região, e caso o grupo consiga responder de forma satisfatória, poderiam andar MAIS DUAS casas, totalizando TRÊS no máximo a cada turno. O grupo que primeiro chegasse ao final seria condecorado com um bottom (indicação para fabricação do bottom) informando que eles são a melhor equipe gestora da comunidade.
Doenças abordadas nas cartas ? Amebíase; Giardíase; Gastroenterites; Febre tifóide; Hepatite infecciosa; Cólera; Esquistossomose; Ascaridíase; Teníase e Ancilostomíase.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Discuta com os alunos sobre a importância do Saneamento, pergunte a eles o que eles entendem por essa palavra, e o que eles acham que seria o básico para ser oferecido para a população. Levante questões do porquê de não serem utilizadas as verbas públicas para a aplicação da Lei de 2007 que visava o atendimento de toda a população na rede de esgoto, e leia com eles os dados do gráfico. Retome a pergunta disparadora “Como a população pode se prevenir das doenças que podem estar 'escondidas' na água?” e lembre-os que além das propostas de saneamento do governo muitos outros fatores devem ser levados em conta, como a higiene da população. Comente com eles que há projetos e ONGs que participam do processo de conscientização do uso da água e que tentam levar melhoria de vida para a população do interior do país.
Matéria completa sobre a Lei do Saneamento Básico de 2007:
Matéria que comenta sobre o trabalho de ONGs durante crises hídricas:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agua/
https://globoplay.globo.com/v/6308872/
https://www.gettyimages.pt/license/635963105
https://www.gettyimages.pt/license/869058758