Órbita dos satélites artificiais
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar como os satélites artificiais orbitam o planeta Terra. Diferenciar os tipos de órbitas existentes. Explicar o funcionamento de um GPS.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Professor-autor: Eloísa de Souza Carvalho
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Para esta aula, espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF05CI10. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificação de algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema e uma explicação sobre o funcionamento do GPS, será proposto aos alunos uma pesquisa sobre os tipos de satélites existentes a fim de completar uma tabela com as informações corretas de cada um deles. Posteriormente deverão explicar como os satélites artificiais orbitam a Terra e representar cada um dos tipos em forma de desenho. Finalmente, irão explicar com suas palavras como os satélites se mantêm em órbita. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Código: CIE6_11T&U06
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
AULA 01
AULA 02
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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