Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Trata-se da quarta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos associem o desaparecimento gradual de uma embarcação no horizonte à esfericidade da Terra.
Professor(a), nesta aula os grupos terão que fotografar uma sequência de imagens de um barquinho de papel se afastando e criar um vídeo em stop motion ou um GIF. Assim, sugere-se que pelo menos 1 aluno de cada grupo tenha um smartphone com sistema Android ou com aplicativo para criação de stop motion. Caso não seja possível o uso do celular, pode-se optar por uma câmera fotográfica (neste caso também será necessário um computador com software de edição). Se não tiver recursos tecnológicos para que os grupos trabalhem simultaneamente, cada grupo poderá fotografar por vez, neste caso reserve mais tempo para esta etapa. E na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
- Papel dobradura (folhas de aproximadamente 10 cm x 10 cm).
- Cartolina.
- Globo Terrestre grande (poderá ser substituído por balões de festa grandes ou qualquer outro material esférico que possa representar o planeta).
- Celular ou tablet com aplicativo que permita a criação de stop motion ou GIF; e/ou câmera fotográfica e computador com software para trabalhar com imagens em movimento, como Movie Maker (Microsoft), Muan (Linux) ou similar (Na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma).
Sugestões de aprofundamento:
- Planos de aula publicados na revista Nova escola:
Como fazer animações “stop motion”. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion
Aprendizagem Criativa: crie histórias em Stop Motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram
O desafio de animar com stop motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Pergunte se os alunos já foram por exemplo ao litoral e viram alguma embarcação se afastando, ou outra situação em que eles tenham visto objetos se afastando e desaparecendo na linha do horizonte. Ouça as experiências relatadas pelos alunos. Peça que eles expliquem como esses objetos vão desaparecendo. Faça perguntas do tipo: “Eles somem de uma vez ou vão desaparecendo aos poucos?”; “Qual parte dos objetos some primeiro?”.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Solicite que leiam o texto do slide e discutam a respeito do que observam na imagem e suas experiências.
Professor(a), caso a turma não tenha a experiência de ter visto barcos se afastando no horizonte, você poderá apresentar o vídeo: “Navio no horizonte”. (com 0:11 segundo de duração), no qual os alunos poderão verificar uma sequência de imagens de uma embarcação se afastando da costa até desaparecer. Disponível aqui.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça as hipóteses iniciais dos alunos e solicite que as registrem no caderno.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos.
Entregue os materiais a seguir para cada grupo:
- 1 folha de papel dobradura para confecção do barquinho.
- 1 folha de cartolina.
- 1 globo ou 1 bexiga grande.
Oriente os alunos que cada grupo deverá fazer um barquinho de dobradura, que será utilizado para representar uma embarcação se afastando da costa.
Explique ao alunos que: stop motion ou quadro-a-quadro é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados e editados na forma de vídeo, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.
Distribua a cartolina para metade dos grupos da sala. Eles deverão criar um vídeo em stop motion ou GIF utilizando a cartolina para representar o planeta. Solicite que os alunos posicionem a cartolina em um local plano (como a carteira ou chão) e façam uma sequência de fotografias simulando o afastamento do barquinho.
Para outra metade dos grupos distribua os globos (ou outro material que possa representar o globo) e solicite que os alunos façam uma sequência de fotografia simulando o afastamento do barquinho.
Professor(a), durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles interagem e quais os questionamentos e hipóteses são levantados por eles. Auxilie os grupos no que for necessário.
À medida que os grupos terminarem a etapa de fotografia, instrua como poderão criar o GIF ou o stop motion.
Caso esteja utilizando o celular para criar um GIF, oriente os alunos da seguinte maneira: tira-se foto de cada etapa do afastamento do barquinho; abre-se, então, o Google Fotos (sistema Android) ou similar; vai ao Assistente e clica no ícone “Animação”; seleciona-se as fotos na ordem dos eventos e finalmente clica-se em “Criar”.
Caso opte pelo stop motion, verifique com antecedência se os alunos dispõem de celulares com aplicativos que permitam a criação de vídeos em stop motion. Ou se a escola dispõe de tablets/câmera e computador com software que permita a edição dos vídeos.
É necessário um cabo de celular para que os alunos transfiram o trabalho final para o computador, para que seja exibido para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive.
Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.
Projete o próximo slide.
Barco de papel em dobradura site smart kids:
https://www.smartkids.com.br/atividade/barco-dobradura
Mão na massa
Orientações: Organize a sala para que possam assistir a apresentação dos vídeos. Solicite que os alunos exponham como foi o processo de criação.
Indague aos alunos: Qual a situação apresentada (com a cartolina plana ou com o globo) se assemelha ao que observamos na realidade?
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam. Espera-se que eles associem o formato da Terra ao fato.
Sistematização
Orientações: Solicite aos alunos que representem na forma de um desenho como seria vista a imagem do navio se afastando e se aproximando do porto. Explique ao alunos o seguinte:
Se você estiver num porto e observar a chegada de navio, verá que primeiro aparecem as partes superiores, o mastro ou a chaminé, e por fim o casco. Se você olhar a saída do navio, verá que desaparece primeiro o casco e depois o mastro ou a chaminé. Isto só é consistente pelo fato de a Terra ser redonda. Se a Terra fosse plana, o que veríamos seria apenas que o barco iria diminuir à medida que se afastasse do porto. Oriente os alunos para que realizem pesquisa e registrem na forma de ilustrações, desenhos ou pequenos textos outras situações do cotidiano que podem servir de parâmetro para a constatação da esfericidade da Terra.
Sistematização
Orientações: Este é apenas um exemplo de como os alunos poderão representar o afastamento ou aproximação da embarcação. A seu critério, os alunos poderão compartilhar os seus desenhos com a turma ou comparar com a ilustração.