14388
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Objetos que desaparecem no horizonte

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano0 do Fundamental sobre o desaparecimento gradual de uma embarcação no horizonte à esfericidade da Terra.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva, Eloísa de Souza Carvalho

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quarta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos associem o desaparecimento gradual de uma embarcação no horizonte à esfericidade da Terra.

Professor(a), nesta aula os grupos terão que fotografar uma sequência de imagens de um barquinho de papel se afastando e criar um vídeo em stop motion ou um GIF. Assim, sugere-se que pelo menos 1 aluno de cada grupo tenha um smartphone com sistema Android ou com aplicativo para criação de stop motion. Caso não seja possível o uso do celular, pode-se optar por uma câmera fotográfica (neste caso também será necessário um computador com software de edição). Se não tiver recursos tecnológicos para que os grupos trabalhem simultaneamente, cada grupo poderá fotografar por vez, neste caso reserve mais tempo para esta etapa. E na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
  • Papel dobradura (folhas de aproximadamente 10 cm x 10 cm).
  • Cartolina.
  • Globo Terrestre grande (poderá ser substituído por balões de festa grandes ou qualquer outro material esférico que possa representar o planeta).
  • Celular ou tablet com aplicativo que permita a criação de stop motion ou GIF; e/ou câmera fotográfica e computador com software para trabalhar com imagens em movimento, como Movie Maker (Microsoft), Muan (Linux) ou similar (Na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma).

Sugestões de aprofundamento:

  • Planos de aula publicados na revista Nova escola:

Como fazer animações “stop motion”. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion

Aprendizagem Criativa: crie histórias em Stop Motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram

O desafio de animar com stop motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao

  • Vídeo “Como fazer um barco de papel, origami”. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=CPrdggN48-c

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Pergunte se os alunos já foram por exemplo ao litoral e viram alguma embarcação se afastando, ou outra situação em que eles tenham visto objetos se afastando e desaparecendo na linha do horizonte. Ouça as experiências relatadas pelos alunos. Peça que eles expliquem como esses objetos vão desaparecendo. Faça perguntas do tipo: “Eles somem de uma vez ou vão desaparecendo aos poucos?”; “Qual parte dos objetos some primeiro?”.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Solicite que leiam o texto do slide e discutam a respeito do que observam na imagem e suas experiências.

Professor(a), caso a turma não tenha a experiência de ter visto barcos se afastando no horizonte, você poderá apresentar o vídeo: “Navio no horizonte”. (com 0:11 segundo de duração), no qual os alunos poderão verificar uma sequência de imagens de uma embarcação se afastando da costa até desaparecer. Disponível aqui.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça as hipóteses iniciais dos alunos e solicite que as registrem no caderno.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos.

Entregue os materiais a seguir para cada grupo:

  • 1 folha de papel dobradura para confecção do barquinho.
  • 1 folha de cartolina.
  • 1 globo ou 1 bexiga grande.

Oriente os alunos que cada grupo deverá fazer um barquinho de dobradura, que será utilizado para representar uma embarcação se afastando da costa.

Explique ao alunos que: stop motion ou quadro-a-quadro é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados e editados na forma de vídeo, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.

Distribua a cartolina para metade dos grupos da sala. Eles deverão criar um vídeo em stop motion ou GIF utilizando a cartolina para representar o planeta. Solicite que os alunos posicionem a cartolina em um local plano (como a carteira ou chão) e façam uma sequência de fotografias simulando o afastamento do barquinho.

Para outra metade dos grupos distribua os globos (ou outro material que possa representar o globo) e solicite que os alunos façam uma sequência de fotografia simulando o afastamento do barquinho.

Professor(a), durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles interagem e quais os questionamentos e hipóteses são levantados por eles. Auxilie os grupos no que for necessário.

À medida que os grupos terminarem a etapa de fotografia, instrua como poderão criar o GIF ou o stop motion.

Caso esteja utilizando o celular para criar um GIF, oriente os alunos da seguinte maneira: tira-se foto de cada etapa do afastamento do barquinho; abre-se, então, o Google Fotos (sistema Android) ou similar; vai ao Assistente e clica no ícone “Animação”; seleciona-se as fotos na ordem dos eventos e finalmente clica-se em “Criar”.

Caso opte pelo stop motion, verifique com antecedência se os alunos dispõem de celulares com aplicativos que permitam a criação de vídeos em stop motion. Ou se a escola dispõe de tablets/câmera e computador com software que permita a edição dos vídeos.

É necessário um cabo de celular para que os alunos transfiram o trabalho final para o computador, para que seja exibido para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive.

Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Barco de papel em dobradura site smart kids:

https://www.smartkids.com.br/atividade/barco-dobradura

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala para que possam assistir a apresentação dos vídeos. Solicite que os alunos exponham como foi o processo de criação.

Indague aos alunos: Qual a situação apresentada (com a cartolina plana ou com o globo) se assemelha ao que observamos na realidade?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam. Espera-se que eles associem o formato da Terra ao fato.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que representem na forma de um desenho como seria vista a imagem do navio se afastando e se aproximando do porto. Explique ao alunos o seguinte:

Se você estiver num porto e observar a chegada de navio, verá que primeiro aparecem as partes superiores, o mastro ou a chaminé, e por fim o casco. Se você olhar a saída do navio, verá que desaparece primeiro o casco e depois o mastro ou a chaminé. Isto só é consistente pelo fato de a Terra ser redonda. Se a Terra fosse plana, o que veríamos seria apenas que o barco iria diminuir à medida que se afastasse do porto. Oriente os alunos para que realizem pesquisa e registrem na forma de ilustrações, desenhos ou pequenos textos outras situações do cotidiano que podem servir de parâmetro para a constatação da esfericidade da Terra.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este é apenas um exemplo de como os alunos poderão representar o afastamento ou aproximação da embarcação. A seu critério, os alunos poderão compartilhar os seus desenhos com a turma ou comparar com a ilustração.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quarta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos associem o desaparecimento gradual de uma embarcação no horizonte à esfericidade da Terra.

Professor(a), nesta aula os grupos terão que fotografar uma sequência de imagens de um barquinho de papel se afastando e criar um vídeo em stop motion ou um GIF. Assim, sugere-se que pelo menos 1 aluno de cada grupo tenha um smartphone com sistema Android ou com aplicativo para criação de stop motion. Caso não seja possível o uso do celular, pode-se optar por uma câmera fotográfica (neste caso também será necessário um computador com software de edição). Se não tiver recursos tecnológicos para que os grupos trabalhem simultaneamente, cada grupo poderá fotografar por vez, neste caso reserve mais tempo para esta etapa. E na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
  • Papel dobradura (folhas de aproximadamente 10 cm x 10 cm).
  • Cartolina.
  • Globo Terrestre grande (poderá ser substituído por balões de festa grandes ou qualquer outro material esférico que possa representar o planeta).
  • Celular ou tablet com aplicativo que permita a criação de stop motion ou GIF; e/ou câmera fotográfica e computador com software para trabalhar com imagens em movimento, como Movie Maker (Microsoft), Muan (Linux) ou similar (Na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma).

Sugestões de aprofundamento:

  • Planos de aula publicados na revista Nova escola:

Como fazer animações “stop motion”. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion

Aprendizagem Criativa: crie histórias em Stop Motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram

O desafio de animar com stop motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao

  • Vídeo “Como fazer um barco de papel, origami”. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=CPrdggN48-c

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Pergunte se os alunos já foram por exemplo ao litoral e viram alguma embarcação se afastando, ou outra situação em que eles tenham visto objetos se afastando e desaparecendo na linha do horizonte. Ouça as experiências relatadas pelos alunos. Peça que eles expliquem como esses objetos vão desaparecendo. Faça perguntas do tipo: “Eles somem de uma vez ou vão desaparecendo aos poucos?”; “Qual parte dos objetos some primeiro?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Solicite que leiam o texto do slide e discutam a respeito do que observam na imagem e suas experiências.

Professor(a), caso a turma não tenha a experiência de ter visto barcos se afastando no horizonte, você poderá apresentar o vídeo: “Navio no horizonte”. (com 0:11 segundo de duração), no qual os alunos poderão verificar uma sequência de imagens de uma embarcação se afastando da costa até desaparecer. Disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça as hipóteses iniciais dos alunos e solicite que as registrem no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos.

Entregue os materiais a seguir para cada grupo:

  • 1 folha de papel dobradura para confecção do barquinho.
  • 1 folha de cartolina.
  • 1 globo ou 1 bexiga grande.

Oriente os alunos que cada grupo deverá fazer um barquinho de dobradura, que será utilizado para representar uma embarcação se afastando da costa.

Explique ao alunos que: stop motion ou quadro-a-quadro é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados e editados na forma de vídeo, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.

Distribua a cartolina para metade dos grupos da sala. Eles deverão criar um vídeo em stop motion ou GIF utilizando a cartolina para representar o planeta. Solicite que os alunos posicionem a cartolina em um local plano (como a carteira ou chão) e façam uma sequência de fotografias simulando o afastamento do barquinho.

Para outra metade dos grupos distribua os globos (ou outro material que possa representar o globo) e solicite que os alunos façam uma sequência de fotografia simulando o afastamento do barquinho.

Professor(a), durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles interagem e quais os questionamentos e hipóteses são levantados por eles. Auxilie os grupos no que for necessário.

À medida que os grupos terminarem a etapa de fotografia, instrua como poderão criar o GIF ou o stop motion.

Caso esteja utilizando o celular para criar um GIF, oriente os alunos da seguinte maneira: tira-se foto de cada etapa do afastamento do barquinho; abre-se, então, o Google Fotos (sistema Android) ou similar; vai ao Assistente e clica no ícone “Animação”; seleciona-se as fotos na ordem dos eventos e finalmente clica-se em “Criar”.

Caso opte pelo stop motion, verifique com antecedência se os alunos dispõem de celulares com aplicativos que permitam a criação de vídeos em stop motion. Ou se a escola dispõe de tablets/câmera e computador com software que permita a edição dos vídeos.

É necessário um cabo de celular para que os alunos transfiram o trabalho final para o computador, para que seja exibido para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive.

Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Barco de papel em dobradura site smart kids:

https://www.smartkids.com.br/atividade/barco-dobradura

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala para que possam assistir a apresentação dos vídeos. Solicite que os alunos exponham como foi o processo de criação.

Indague aos alunos: Qual a situação apresentada (com a cartolina plana ou com o globo) se assemelha ao que observamos na realidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam. Espera-se que eles associem o formato da Terra ao fato.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que representem na forma de um desenho como seria vista a imagem do navio se afastando e se aproximando do porto. Explique ao alunos o seguinte:

Se você estiver num porto e observar a chegada de navio, verá que primeiro aparecem as partes superiores, o mastro ou a chaminé, e por fim o casco. Se você olhar a saída do navio, verá que desaparece primeiro o casco e depois o mastro ou a chaminé. Isto só é consistente pelo fato de a Terra ser redonda. Se a Terra fosse plana, o que veríamos seria apenas que o barco iria diminuir à medida que se afastasse do porto. Oriente os alunos para que realizem pesquisa e registrem na forma de ilustrações, desenhos ou pequenos textos outras situações do cotidiano que podem servir de parâmetro para a constatação da esfericidade da Terra.

Slide Plano Aula

Orientações: Este é apenas um exemplo de como os alunos poderão representar o afastamento ou aproximação da embarcação. A seu critério, os alunos poderão compartilhar os seus desenhos com a turma ou comparar com a ilustração.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

O formato da Terra

AULA 02

A esfericidade dos planetas

AULA 03

A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

AULA 05

Circum-navegações e as estrelas

AULA 06

Órbita dos satélites artificiais

AULA 07

A sombra da Terra na Lua

AULA 08

Durações do dia em diferentes pontos da Terra

AULA 09

Representações do planeta esférico

AULA 10

Teoria da Terra plana: fake news?

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Origem e Formação do Planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Desvendando o tempo

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e interpretação de dados do gnômon

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As camadas da Terra e sua Atmosfera

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Planeta Terra: camadas e atmosfera

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Núcleo e o Manto terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera terrestre e a poluição do ar

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os movimentos da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Crosta Terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecimento do céu

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Condução do Impulso Nervoso

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As regiões da atmosfera terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Hidrosfera Terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Equilíbrio térmico e a vida no Planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Introdução ao estudo das Placas Tectônicas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A esfericidade dos planetas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Formação das rochas e dos solos no planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O formato da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os dinossauros estão entre nós!

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os fósseis

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Combustíveis fósseis

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Circum-navegações e as estrelas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A sombra da Terra na Lua

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Durações do dia em diferentes pontos da Terra

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Preparando misturas caseiras com uma fase

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações Físicas na Água

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da visão

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Origem e Formação do Planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Desvendando o tempo

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Leitura e interpretação de dados do gnômon

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A estrutura do olho humano

6º ano / Ciências / Terra e Universo

As camadas da Terra e sua Atmosfera

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Água poluída: uma mistura com mais de uma fase

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Tecidos: células trabalhando em equipe

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Captação e interpretação das imagens

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Planeta Terra: camadas e atmosfera

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações Químicas

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Aspectos visuais de misturas

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo o sistema nervoso

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas sólidas e misturas líquidas

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Explicando a Mudança de Temperatura

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Tipos de lente

6º ano / Ciências / Terra e Universo

O Núcleo e o Manto terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera terrestre e a poluição do ar

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Os movimentos da Terra

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações reversíveis

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Identificando transformações irreversíveis

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Formação das imagens nas lentes convergentes e divergentes

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas homogêneas e heterogêneas: do incolor ao colorido

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI13 da BNCC

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Condução do Impulso Nervoso

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A esfericidade dos planetas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

O formato da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Circum-navegações e as estrelas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A sombra da Terra na Lua

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Durações do dia em diferentes pontos da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Representações do planeta esférico

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Teoria da Terra plana: fake news?

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Objetos que desaparecem no horizonte

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Órbita dos satélites artificiais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann