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Plano de aula - Fósseis e evolução dos seres vivos

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre v

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Fósseis e evolução dos seres vivos

6º ano

Objetivos de aprendizagem

Analisar exemplos de registros fósseis relacionando-os à transformação dos ambientes e à evolução biológica.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE6_10TU01 e CIE6_10TU02). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre a contribuição dos fósseis para a interpretação das mudanças nos ambientes e o reconhecimento da evolução biológica. Fósseis são restos ou vestígios (traços) de seres vivos que viveram em tempos pré-históricos e ficaram naturalmente preservados em rochas sedimentares, sendo visíveis até hoje. As descobertas paleontológicas auxiliam na compreensão da evolução dos seres vivos. Ao estudar um fóssil, podemos entender como era o ambiente onde ele vivia e as interações que ele realizava. Por meio desses estudos, os paleontólogos verificaram que as evidências mais antigas de vida na Terra têm em torno de 3,5 bilhões de anos. Desde então, novas formas de vida têm surgido devido à evolução das espécies. Além disso, com a identificação de fósseis podemos reconhecer a distribuição dos antigos mares e continentes, a ecologia dos lugares e as rochas que formam a litosfera.

Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:

- https://www.paleontologianasaladeaula.com/ – para entender o que são fósseis, recomendamos a leitura da página 20 até a página 24.
- https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,encontrado-no-marrocos-mais-antigo-fossil-humano-tem-mais-de-300-mil-anos,70001829124
- http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=68
- http://cienciahoje.org.br/coluna_category/cacadores-de-fosseis/
-http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_3/uni_4_principios_de_paleontologia/material_apoio/texto_principios_de_paleontologia.pdf
- http://revistas2.uepg.br/index.php/tp/article/view/1166/881


Código: CIE6_10T&U03

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.


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