14373
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Desenho de observação da natureza

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Mentor: Wildes Gomes de Campos

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base
Centrais:

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Abordagem didática: O desenho é uma linguagem muito usada pelas crianças para se expressar. Assim como acontece em todas as habilidades, o desenhar passa por um processo de permanente evolução, especialmente se as interações em diferentes contextos são favoráveis e exigem que elas se comuniquem. Os desenhos de observação ajudam as crianças a desenvolver sua inata capacidade de observar, contemplar, analisar e sentir cores, texturas, formas, diferenças e semelhanças, pois promovem um refinamento dessas atitudes, visto que são essenciais para esse propósito. Situações dessa natureza, contextualizadas e com sentido para as crianças, ampliam sua capacidade expressiva e sua possibilidade de ver o mundo de forma sensível e atenta.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Desenho de observação da natureza

Apresente a proposta
Envie por Whatsapp, ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma mensagem dizendo que você tem observado alguns detalhes de uma planta ou flor de sua casa e conte sobre eles. Posteriormente, faça o convite:

- Que tal desenharmos nossas observações, brincando de ‘fotografar sem máquina fotográfica’? Acho que seria divertido se eu também capturasse alguns detalhes para mostrar para vocês em forma de desenho, não acham?

Faça um desenho de observação do elemento que você descreveu e o envie junto à mensagem.

Adaptações necessárias
A proposta é um convite para que as crianças observem e apreciem elementos naturais, que possam ser explorados na produção de desenhos de observação.

Como o momento sugere que não saiamos de casa, nessa adaptação, caso a família não possa fazer a observação em casa, sugira que façam a visualização à distância, a partir de uma janela ou varanda, de uma plantinha num vaso. Solicite que brinquem de “fotografar sem máquina fotográfica”, capturando os detalhes com um desenho.

Sugira às famílias
Convide as famílias a expressarem, por meio do desenho (experimentando “fotografar sem máquina fotográfica”), as observações que fizeram em meio à natureza. Lembre-as de observarem cores, formas e texturas da natureza. A atividade propõe a exploração livre do ambiente pelas crianças, que podem sentir o cheiro da terra, da grama, da flor, tocar e subir em árvores, perceber as diferentes tonalidades, formatos e tamanhos das folhas, caules, flores etc. Diga para escolherem um elemento para desenharem a partir dessa observação.

Proponha que, após a observação, pais e responsáveis disponibilizem materiais para desenho e incentivem as crianças a dialogarem sobre os detalhes percebidos, ouvindo-as, validando as percepções e aguçando os olhares delas para a riqueza de detalhes.

Oriente que, ao final, façam a transposição da observação para o desenho. Sugira que façam isso juntos, num trabalho colaborativo, podendo fazer um desenho coletivo e se divertindo na atividade de percepção do que é importante capturar através do olhar. Oriente-os a lembrarem as crianças que o desafio é que o desenho seja tão fiel a imagem quanto uma fotografia. Reforce que as famílias devem permitir e acompanhar o processo criativo das crianças, incentivando-as.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilharem com você as produções por meio de fotografias dos desenhos. Elas ainda podem enviar as imagens dos objetos “fotografados sem máquina fotográfica”. É possível compartilhar com todo o grupo via Apresentações Google ou por whatsapp. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade. Continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_12UND01

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas