Nesta atividade, uma leitura serve como ponto de partida para que as crianças investiguem mais sobre suas próprias famílias.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Geralda Souza
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Abordagem didática: A construção da identidade das crianças e de sua auto-estima e o reconhecimento, por parte delas, de seu lugar no mundo, são elementos estruturadores de seu desenvolvimento. Conhecer as histórias de suas famílias e as dos colegas, a diversidade de modos de vida e hábitos comuns, compreendendo diferenças e semelhanças, colabora para sua inserção em diferentes grupos sociais. Investigações dessa natureza promovem, também, o estreitamento da relação entre família e escola, visto que trazem as famílias para protagonizar a construção dessas descobertas, tornando-as importantes mediadores de aprendizado para as crianças..
Código: EDI3_04UND01
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes