14370
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - De onde vem a nossa comida?

Organize uma visita à feira ou a um mercado e incentive as crianças a pensar sobre as origens dos alimentos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Sandra Bonotto

De onde vem a nossa comida?

Apresente a proposta

Envie uma foto de alguns alimentos por WhatsApp, ou outra plataforma de comunicação com as famílias, e, junto, conte para as crianças e famílias o que você mais gosta de comer ou os ingredientes da sua receita preferida. Por fim, pergunte:

- De onde vem a nossa comida?

Convide as famílias a conversarem sobre isso com a crianças.

 

Adaptações necessárias


Convide as famílias a realizarem uma conversa sobre “de onde vem nossa comida?”. Como não é aconselhado que as pessoas saiam de casa neste momento, não será possível fazer a visita ao mercado, como sugere a atividade. Porém a família pode aproveitar os alimentos da despensa, armários ou geladeira, para aguçar a curiosidade das crianças e ouvir o que elas sabem sobre a origem dos alimentos.



Sugira às famílias


Convide as famílias a ouvir as hipóteses que as crianças têm sobre de onde vem a nossa comida. Proponha que dialoguem sobre os alimentos preferidos, explorando o que tiverem disponíveis na casa, e que, juntos, percebam:
- Se são industrializados ou in natura;
- Se são comprados por unidade ou peso;
- Quais necessitam de refrigeração e porquê;
- Como os alimentos estão chegando em casa.


Por fim, se algum alimento específico causou grande curiosidade das crianças sobre descobrir de onde vem, sugira que elas perguntem para outras pessoas da família ou conhecidos, ou busquem vídeos disponíveis na internet, sobre as origens dele.
Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias a compartilharem com você, se possível, as impressões e descobertas das crianças sobre o tema “de onde vem a nossa comida”. Você pode montar uma narrativa das descobertas do grupo intitulada “nossas descobertas sobre de onde vem nossa comida”, e socializar com todas as famílias, compartilhando via Documentos Google ou por WhatsApp. Desse modo, os saberes circularão pelo grupo e serão ampliados.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla, Vládia Pires


Código: EDI3_02UND01

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas