14364
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, farão uma atividade de aplicação do conceito de Discurso Direto e Discurso Indireto em um Conto Popular muito conhecido: A Gata Borralheira, disponível aqui. Solicite que leiam o conto com atenção a esses recursos. Se quiserem, podem marcar com cores diferentes as falas do Narrador e das Personagens, pois depois as utilizarão em uma atividade. Estabeleça um prazo para essa leitura e marcações.

Desenvolvimento
Depois da leitura, envie, por escrito, orientações para que respondam a um Formulário no Google Forms. Crie o formulário utilizando as afirmações da atividade do Plano, disponível aqui, e coloque como opção para os alunos marcarem verdadeiro ou falso. Estabeleça um prazo para realizarem o exercício e auxilie sua turma pelos canais disponíveis, utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano. Caso não seja possível utilizar o Google Forms, envie a atividade em forma de tabela para que os alunos escrevam ao lado de cada afirmação: “verdade” ou “mentira”.

Fechamento
Depois que todos realizarem a atividade do Google Forms, analise as estatísticas disponibilizadas e faça um fechamento desta aula compilando as aprendizagens da turma. Compartilhe com os alunos essa compilação, por áudio ou por escrito, e envie o gabarito da atividade para que se autoavaliem. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem ler o texto A Gata Borralheira em voz alta, em um momento coletivo de leitura. Caso as famílias gostem de um desafio, peça que gravem (em áudio ou em vídeo) a leitura do conto com alternância de vozes (cada membro pode assumir um personagem e criar uma voz). Depois, essa gravação poderá ser compartilhada no grupo de WhatsApp da turma e/ou nas redes sociais da escola.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_08SQA05

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas