14364
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: 2 balões; texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações, cola em bastão.

Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em reconhecer o tipo de discurso ou de compreender os referentes que os distinguem, por apresentar dificuldades de interpretação.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. Série Princípios: A personagem. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.

LEITE, L. Série Princípios: O Foco Narrativo. São Paulo: Editora Ática, 1989.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos.

Orientações:

  • Organize a aula fora da sala, em um espaço aberto, externo, com luminosidade. (Para posterior realização de atividade lúdica.)
  • Peça que os alunos formem um círculo. Apresente, em seguida, uma folha de ofício ou cartaz com o seguinte trecho:

“E o coelho disse:

- Sou o rei da plantação!”

3. Peça para um aluno, aleatoriamente, que identifique, no trecho, quem está falando em cada oração. Instigue-o a explicar sua resposta. (Espera-se que o aluno perceba que, na primeira oração, um narrador apresenta a fala posterior do coelho e que, na segunda oração, a fala do coelho é representada fielmente.) Caso o aluno não consiga chegar a esta conclusão, peça aos colegas que o auxiliem.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles brincarão de “passa-balão”, uma brincadeira adaptada da antiga cantiga denominada “ O limão entrou na roda”. (Esta atividade lúdica tem como objetivo analisar trechos de contos populares, para perceber diferenças entre os tipos de discurso utilizados).
  • Leve para o círculo quatro balões que serão passados de mão em mão, enquanto toca uma música, até que esta seja parada por você. Passe um balão por vez. (Os dois primeiros balões conterão trechos de contos populares e os seguintes, conterão conceitos de: Discurso Direto e Discurso Indireto.) Cada vez que a música parar, um balão deverá ser estourado.
  • Pare a música e peça ao aluno que estiver com o 1º balão que o fure e leia o trecho encontrado. Repita essa atividade com o segundo balão.

Materiais complementares:

Para acessar sugestões de trechos de contos populares para a realização da atividade com balões, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Siga a brincadeira de passar os balões com os dois restantes. Peça aos alunos que ficaram com os conceitos de Discurso Direto e Discurso Indireto, após estourar seus devidos balões, que os leiam ao grande grupo. ( Discurso Direto: “É aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem, separando-as das suas, utilizando para isso dois pontos, aspas ou travessão de diálogo, marcas que ajudam a identificar quem está falando.” / Discurso Indireto: “O narrador diz, ele próprio, o que a outra pessoa ou personagem disse”.) Veja maiores informações sobre os tipos de discurso nos materiais complementares.

2. Questione o grande grupo: em qual dos trechos apresentados há a presença tanto do discurso direto quanto do discurso indireto? Quem são os personagens que têm sua fala revelada fielmente neste trecho? Como sabemos que eles estão falando? Espera-se que percebam que no trecho “b” há a presença dos dois tipos de discurso, já que há tanto a fala do narrador, utilizando-se de verbos na terceira pessoa ( falando sobre alguém), quanto a representação da voz dos personagens “velhão” - conversando, interrogando diretamente o corcunda em “foi você…?” e do “corcunda”, quando o verbo é flexionado na 1ª pessoa do singular - “‘fui eu”. É necessário que percebam a utilização do travessão iniciando os discursos diretos também.

Materiais complementares:

Para acessar maiores informações sobre Discurso Direto e Discurso Indireto, clique no link abaixo:

MONTOIA, Paulo. Como distinguir discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. [online] Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/como-distinguir-discurso-direto-indireto-e-indireto-livre

Acesso em: 26/11/18.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos

Orientações:

1. Peça aos alunos que saiam do círculo e sentem-se em grupos de 4 ou 5 integrantes. Não há necessidade de retornar para a sala de aula. Os alunos podem sentar-se à grama, na quadra esportiva (se tiver na escola) ou em qualquer outro lugar que possam trabalhar em grupos, pois o retorno para a sala seria um tempo subutilizado.

2. Entregue a cópia de um contos para os grupos ( “Gata Borralheira”.) Peça que façam uma leitura compartilhada.

3. Entregue aos grupos uma folha com uma tarefa contendo 5 afirmativas sobre os textos lidos (ver nos materiais complementares). Junto a esta, entregue uma cola em bastão e um saquinho plástico com 10 flechas, sendo 5 flechas da VERDADE e 5 flechas da MENTIRA.

4.Oriente os alunos a lerem as afirmativas com atenção, retomando o texto sempre que necessário. Assim que os grupos chegarem a uma conclusão, deverão colar, ou a flecha da VERDADE ou a flecha da MENTIRA ao lado de cada afirmativa.

Materiais Complementares:

Logo abaixo está disponível o link com a sugestão de um conto populares para impressão. Este material é destinado à leitura e análise:

ZANCHETTI, Nicéas Romeo. Contos e Fábulas do Romeo, Gata Borralheira (online) 2017- Disponível em: <http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2017/03/a-gata-borralheira-adaptacao-niceas.html> Acesso em: 15/09/18.

Acesse as afirmativas a serem analisadas no conto sugerido aqui.

Acesse as resoluções das afirmativas sobre cada conto lido aqui.

Acesse os modelos de flechas para as resoluções das afirmativas sobre os contos aqui.

Acesse maiores informações sobre discurso direto e discurso indireto no vídeo referenciado abaixo:

Discurso Direto , Discurso Indireto e Indireto Livre. Produção de Ficçomos. 2015. Vídeo (6,08min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aIx0KKUOFdU. Acesso em 10/09/18.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Encerre a aula pedindo que os alunos apresentem ao grande grupo as conclusões que chegaram quanto aos textos lidos e às afirmativas recebidas para análise. Abra espaço para comentários dos colegas, caso o grupo que estiver apresentando tenha se equivocado quanto a alguma afirmativa. Neste momento é necessário que os alunos tenham compreendido que um conto popular normalmente apresenta a alternância entre discurso direto e discurso indireto; que o narrador costuma utilizar-se de verbos na 3ª pessoa para referir-se aos personagens, no discurso indireto; que o discurso direto é iniciado por: dois pontos, nova linha e travessão; que existe um tipo de verbo denominado “verbos do dizer”, que apresentam qual personagem falará, em seguida; que o discurso direto retrata a voz dos personagens, literalmente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: 2 balões; texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações, cola em bastão.

Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em reconhecer o tipo de discurso ou de compreender os referentes que os distinguem, por apresentar dificuldades de interpretação.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. Série Princípios: A personagem. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.

LEITE, L. Série Princípios: O Foco Narrativo. São Paulo: Editora Ática, 1989.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos.

Orientações:

  • Organize a aula fora da sala, em um espaço aberto, externo, com luminosidade. (Para posterior realização de atividade lúdica.)
  • Peça que os alunos formem um círculo. Apresente, em seguida, uma folha de ofício ou cartaz com o seguinte trecho:

“E o coelho disse:

- Sou o rei da plantação!”

3. Peça para um aluno, aleatoriamente, que identifique, no trecho, quem está falando em cada oração. Instigue-o a explicar sua resposta. (Espera-se que o aluno perceba que, na primeira oração, um narrador apresenta a fala posterior do coelho e que, na segunda oração, a fala do coelho é representada fielmente.) Caso o aluno não consiga chegar a esta conclusão, peça aos colegas que o auxiliem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles brincarão de “passa-balão”, uma brincadeira adaptada da antiga cantiga denominada “ O limão entrou na roda”. (Esta atividade lúdica tem como objetivo analisar trechos de contos populares, para perceber diferenças entre os tipos de discurso utilizados).
  • Leve para o círculo quatro balões que serão passados de mão em mão, enquanto toca uma música, até que esta seja parada por você. Passe um balão por vez. (Os dois primeiros balões conterão trechos de contos populares e os seguintes, conterão conceitos de: Discurso Direto e Discurso Indireto.) Cada vez que a música parar, um balão deverá ser estourado.
  • Pare a música e peça ao aluno que estiver com o 1º balão que o fure e leia o trecho encontrado. Repita essa atividade com o segundo balão.

Materiais complementares:

Para acessar sugestões de trechos de contos populares para a realização da atividade com balões, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Siga a brincadeira de passar os balões com os dois restantes. Peça aos alunos que ficaram com os conceitos de Discurso Direto e Discurso Indireto, após estourar seus devidos balões, que os leiam ao grande grupo. ( Discurso Direto: “É aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem, separando-as das suas, utilizando para isso dois pontos, aspas ou travessão de diálogo, marcas que ajudam a identificar quem está falando.” / Discurso Indireto: “O narrador diz, ele próprio, o que a outra pessoa ou personagem disse”.) Veja maiores informações sobre os tipos de discurso nos materiais complementares.

2. Questione o grande grupo: em qual dos trechos apresentados há a presença tanto do discurso direto quanto do discurso indireto? Quem são os personagens que têm sua fala revelada fielmente neste trecho? Como sabemos que eles estão falando? Espera-se que percebam que no trecho “b” há a presença dos dois tipos de discurso, já que há tanto a fala do narrador, utilizando-se de verbos na terceira pessoa ( falando sobre alguém), quanto a representação da voz dos personagens “velhão” - conversando, interrogando diretamente o corcunda em “foi você…?” e do “corcunda”, quando o verbo é flexionado na 1ª pessoa do singular - “‘fui eu”. É necessário que percebam a utilização do travessão iniciando os discursos diretos também.

Materiais complementares:

Para acessar maiores informações sobre Discurso Direto e Discurso Indireto, clique no link abaixo:

MONTOIA, Paulo. Como distinguir discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. [online] Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/como-distinguir-discurso-direto-indireto-e-indireto-livre

Acesso em: 26/11/18.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos

Orientações:

1. Peça aos alunos que saiam do círculo e sentem-se em grupos de 4 ou 5 integrantes. Não há necessidade de retornar para a sala de aula. Os alunos podem sentar-se à grama, na quadra esportiva (se tiver na escola) ou em qualquer outro lugar que possam trabalhar em grupos, pois o retorno para a sala seria um tempo subutilizado.

2. Entregue a cópia de um contos para os grupos ( “Gata Borralheira”.) Peça que façam uma leitura compartilhada.

3. Entregue aos grupos uma folha com uma tarefa contendo 5 afirmativas sobre os textos lidos (ver nos materiais complementares). Junto a esta, entregue uma cola em bastão e um saquinho plástico com 10 flechas, sendo 5 flechas da VERDADE e 5 flechas da MENTIRA.

4.Oriente os alunos a lerem as afirmativas com atenção, retomando o texto sempre que necessário. Assim que os grupos chegarem a uma conclusão, deverão colar, ou a flecha da VERDADE ou a flecha da MENTIRA ao lado de cada afirmativa.

Materiais Complementares:

Logo abaixo está disponível o link com a sugestão de um conto populares para impressão. Este material é destinado à leitura e análise:

ZANCHETTI, Nicéas Romeo. Contos e Fábulas do Romeo, Gata Borralheira (online) 2017- Disponível em: <http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2017/03/a-gata-borralheira-adaptacao-niceas.html> Acesso em: 15/09/18.

Acesse as afirmativas a serem analisadas no conto sugerido aqui.

Acesse as resoluções das afirmativas sobre cada conto lido aqui.

Acesse os modelos de flechas para as resoluções das afirmativas sobre os contos aqui.

Acesse maiores informações sobre discurso direto e discurso indireto no vídeo referenciado abaixo:

Discurso Direto , Discurso Indireto e Indireto Livre. Produção de Ficçomos. 2015. Vídeo (6,08min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aIx0KKUOFdU. Acesso em 10/09/18.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Encerre a aula pedindo que os alunos apresentem ao grande grupo as conclusões que chegaram quanto aos textos lidos e às afirmativas recebidas para análise. Abra espaço para comentários dos colegas, caso o grupo que estiver apresentando tenha se equivocado quanto a alguma afirmativa. Neste momento é necessário que os alunos tenham compreendido que um conto popular normalmente apresenta a alternância entre discurso direto e discurso indireto; que o narrador costuma utilizar-se de verbos na 3ª pessoa para referir-se aos personagens, no discurso indireto; que o discurso direto é iniciado por: dois pontos, nova linha e travessão; que existe um tipo de verbo denominado “verbos do dizer”, que apresentam qual personagem falará, em seguida; que o discurso direto retrata a voz dos personagens, literalmente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP47 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano