14362
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de autobiografia.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Sites: criação, nomeação e cópia (tutoriais disponíveis aqui e aqui) ou
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui);
Sites para curadoria de imagens com licença aberta (creative commons): Pixabay, disponível aqui; Pxhere, disponível aqui; Unsplash, disponível aqui; Pexels, disponível aqui; PublicDomainPictures, disponível aqui; Nappy, disponível aqui.

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de texto colaborativo Google Docs (tutorial disponível aqui).

Orientações iniciais
Para a produção de um relato autobiográfico, reunimos nesta adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_07SQA, sobre o gênero autobiografia, os quais trabalham com as três etapas essenciais para a produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na introdução, desenvolvimento e fechamento desta adaptação, respectivamente.

Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.

Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes por áudio, vídeo ou texto escrito, com imagens ou não, apresentando o tema desta sequência de produção textual, que deverá ser realizada em três aulas, intercaladas, no período de 10 dias, em média. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para realizar o processo de produção textual. Faça um cronograma com as datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando um relato autobiográfico); Desenvolvimento (Redigir um relato autobiográfico) e Fechamento (Revisão e publicação do relato autobiográfico, no Google Site ou no mural do Padlet criado pelo professor).

Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA13.
Envie um áudio aos alunos com a seguinte pergunta: sua vida daria um livro? Explique que nas próximas aulas eles terão como missão planejar, revisar, editar e publicar uma autobiografia, em uma página na internet que será criada por você, no Google Sites ou no Padlet. Diga que, para começar a pensar no planejamento de suas autobiografias, eles irão analisar algumas capas de livros autobiográficos e seus títulos. Ainda nesse áudio, relembre com os alunos as características do gênero autobiografia, conforme a sugestão do slide de introdução do plano original. Envie aos alunos as imagens das capas apresentadas na introdução do plano original e diga para se inspirarem nelas na escrita. Nesse contato, anuncie que irão começar o planejamento do capítulo inicial de sua autobiografia. Estimule-os a pensar na trajetória de vida deles e a escolher um acontecimento para iniciar a narrativa. Oriente-os quanto ao planejamento do texto, conforme as sugestões do slide de desenvolvimento. Estabeleça um prazo para a realização do planejamento e entrega do esboço a você. Explique que o texto será retomado na próxima aula. Faça comentários nos textos planejados pelos alunos, como a importância do título, palavras que dizem respeito a referências do passado, adjetivos, advérbios e locuções adverbiais, marcadores temporais, o uso da primeira pessoa, pois o narrador é personagem.

Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA14.
Se possível, organize um encontro síncrono para realizar com os alunos a atividade da introdução do plano de aula, a apresentação dos comentários dos autores da autobiografia de Antonio Prata, trecho do texto etc. Caso não seja possível, grave uma videoaula com a análise feita por você e envie aos alunos para reforçar o estudo sobre as características do gênero e o alcance aos leitores.

Previamente, digite em um arquivo Word as dicas do segundo slide de desenvolvimento do plano. Envie aos alunos essas dicas, juntamente com o esboço do planejamento que fizeram na etapa anterior, com seus comentários e dicas de melhoria, para que retomem sua escrita e avancem no texto. Estabeleça um prazo para a continuação da escrita. Dessa vez, o texto não precisa ser enviado a você. Explique aos alunos que na próxima etapa o texto será revisado entre pares e editado e publicado na página criada por você.

Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA15.
Envie um áudio aos alunos explicando que nesta aula será feita uma revisão entre pares do texto autobiográfico. Escolha as duplas que trocarão os textos para leitura e revisão, e peça que troquem os textos entre si. Envie a tabela com os parâmetros de revisão. A tabela é apenas uma sugestão; caso seja possível realizar um encontro síncrono nessa etapa inicial, ela pode ser discutida com os alunos e melhorada. Antes que iniciem a revisão do texto dos colegas, relembre algumas etapas desse processo, enfatizando o compromisso com a atividade para o aperfeiçoamento dos textos e a atitude respeitosa frente à produção do outro. Estimule-os a efetuar a revisão e deixar um recado para o colega.

Após essa etapa, os textos revisados devem voltar para seus autores, para que a reescrita seja efetuada. Ressalte que reescrever não é passar o texto a limpo, não é apenas cuidar da letra e/ou da organização do texto no papel, ou apenas da ortografia e da pontuação. A reescrita demanda a disponibilidade de rever escolhas no texto, de escrever de novo com outras palavras, de acrescentar informações, isto é, de realmente colocar de novo a mão na massa de palavras, acrescentar fermento para que elas cresçam, se entrelacem e façam surgir um texto que expresse bem aquilo que o autor-narrador-personagem planejou dizer.

Antes da publicação das versões finais, é necessário ler as produções dos alunos. Por isso, estabeleça um prazo para que a reescrita seja realizada e o texto entregue a você.

Após essa etapa, publique os textos no Google Sites ou no Padlet, em um mural criado por você. Estimule os alunos a escolherem uma imagem para ser postada junto com o texto; para isso, utilize os sites de acervos abertos, indicados nesta adaptação.

Convite às famílias
Desde o início desta sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizar para elaborarem o texto.
Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção, de forma a facilitar a concentração do estudante.
Ao final, envie um convite para que todos da família leiam os relatos autobiográficos, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes para novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA14

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas