14362
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o post no blog Literar, de Luiz Marcatto. Disponível em: https://www.literar.com.br/nu-de-botas/
  • Incentive os alunos a compararem os dois comentários e a discutirem em grupos sobre o que podem esperar da autobiografia de Antonio Prata.
  • Para saber mais, sugerimos:

Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Prata;

Entrevista de Antonio Prata com o jornalista Pedro Bial sobre o livro "Nu, de botas". Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5998670/;

Crônicas de Antonio Prata no jornal Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A sequência de atividades de produção de texto propõe a elaboração de um blog coletivo da classe. Explique aos alunos que a autobiografia será publicada nesse espaço na internet, ao apresentar a atividade desta aula: a escrita da autobiografia de acordo com o roteiro de planejamento realizado na aula anterior.
  • Nesta aula, o trecho da autobiografia “Nu, de botas”, de Antonio Prata, foi escolhido para motivar os estudantes a olharem o passado por meio do olhar do presente, ao escolherem acontecimentos significativos na sua vida para narrar e refletir sobre eles.
  • Projete (ou entregue cópias impressas) e leia em voz alta o texto. Durante a leitura, mostre para os alunos como o autor coloca as duas vozes, a que narra os acontecimentos e a que comenta os fatos narrados.

Desenvolvimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, estimule os comentários sobre as descobertas dos alunos.
  • Chame a atenção para a importância do título e das palavras que digam respeito a referências do passado do autor [be-á-bá, linóleo, primário, Jetsons].
  • Observe o movimento do todo, a escola no primeiro parágrafo, para uma parte que o compõe, o laboratório, no segundo parágrafo.
  • Descubram os elementos que fazem o “elo entre passado e o futuro” no segundo parágrafo.
  • A autobiografia e? a verdade construi?da pelo autor sobre ele mesmo, uma realidade narrativa, em que as fronteiras entre realidade/ficc?a?o se tornam difi?ceis de distinguir. A memo?ria e? incapaz de garantir a fidelidade das experiências vividas, ainda que se tente conscientemente faze?-lo. Na?o so? porque partes dos acontecimentos são esquecidas, mas tambe?m porque narrar o vivido e? um ato de reinterpretac?a?o conti?nua do passado. O autor-narrador-personagem se transforma com o tempo, assim, a partir do contexto em que vive narra e analisa as ações vividas e os contextos experienciados anteriormente. Por que Antonio Prata escolheu narrar a experiência no laboratório? Por que ela foi marcante na sua vida?
  • As autobiografias sa?o textos em que autor-narrador-personagem se concentram, portanto servem à construc?a?o desse autor por meio do discurso, ao mesmo tempo em que narra, torna-se autor. São também a visão que o escritor decide mostrar de si mesmo. Sendo assim, a forma de apresentac?a?o do autor-narrador-personagem passa a ser central na escrita do capítulo inicial para que o leitor comece a construir essa imagem. Que imagem o leitor pode fazer de Antonio Prata ao fim do capítulo?

Desenvolvimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue os roteiros de planejamento realizados na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam sobre que momento da sua experiência irão narrar no primeiro capítulo. Que acontecimento pode interessar ao leitor, para que ele se identifique com sua narrativa?
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Leia as dicas do slide, recuperando o que foi estudado sobre o gênero autobiografia.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a autobiografia. Circule entre os escritores, leia trechos, tire dúvidas sobre sentidos de palavras, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos.

Fechamento ou conclusão select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique que na aula seguinte será feita a edição do texto.
  • Peça para que comentem brevemente sobre que fato da sua experiência escolheram narrar e por que motivo o escolheram.
  • Pergunte sobre dificuldades que encontraram na escrita, para que você possa preparar a atividade de edição e revisão para a aula seguinte.

Resumo da aula

download Baixar plano

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o post no blog Literar, de Luiz Marcatto. Disponível em: https://www.literar.com.br/nu-de-botas/
  • Incentive os alunos a compararem os dois comentários e a discutirem em grupos sobre o que podem esperar da autobiografia de Antonio Prata.
  • Para saber mais, sugerimos:

Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Prata;

Entrevista de Antonio Prata com o jornalista Pedro Bial sobre o livro "Nu, de botas". Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5998670/;

Crônicas de Antonio Prata no jornal Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A sequência de atividades de produção de texto propõe a elaboração de um blog coletivo da classe. Explique aos alunos que a autobiografia será publicada nesse espaço na internet, ao apresentar a atividade desta aula: a escrita da autobiografia de acordo com o roteiro de planejamento realizado na aula anterior.
  • Nesta aula, o trecho da autobiografia “Nu, de botas”, de Antonio Prata, foi escolhido para motivar os estudantes a olharem o passado por meio do olhar do presente, ao escolherem acontecimentos significativos na sua vida para narrar e refletir sobre eles.
  • Projete (ou entregue cópias impressas) e leia em voz alta o texto. Durante a leitura, mostre para os alunos como o autor coloca as duas vozes, a que narra os acontecimentos e a que comenta os fatos narrados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, estimule os comentários sobre as descobertas dos alunos.
  • Chame a atenção para a importância do título e das palavras que digam respeito a referências do passado do autor [be-á-bá, linóleo, primário, Jetsons].
  • Observe o movimento do todo, a escola no primeiro parágrafo, para uma parte que o compõe, o laboratório, no segundo parágrafo.
  • Descubram os elementos que fazem o “elo entre passado e o futuro” no segundo parágrafo.
  • A autobiografia e? a verdade construi?da pelo autor sobre ele mesmo, uma realidade narrativa, em que as fronteiras entre realidade/ficc?a?o se tornam difi?ceis de distinguir. A memo?ria e? incapaz de garantir a fidelidade das experiências vividas, ainda que se tente conscientemente faze?-lo. Na?o so? porque partes dos acontecimentos são esquecidas, mas tambe?m porque narrar o vivido e? um ato de reinterpretac?a?o conti?nua do passado. O autor-narrador-personagem se transforma com o tempo, assim, a partir do contexto em que vive narra e analisa as ações vividas e os contextos experienciados anteriormente. Por que Antonio Prata escolheu narrar a experiência no laboratório? Por que ela foi marcante na sua vida?
  • As autobiografias sa?o textos em que autor-narrador-personagem se concentram, portanto servem à construc?a?o desse autor por meio do discurso, ao mesmo tempo em que narra, torna-se autor. São também a visão que o escritor decide mostrar de si mesmo. Sendo assim, a forma de apresentac?a?o do autor-narrador-personagem passa a ser central na escrita do capítulo inicial para que o leitor comece a construir essa imagem. Que imagem o leitor pode fazer de Antonio Prata ao fim do capítulo?

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue os roteiros de planejamento realizados na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam sobre que momento da sua experiência irão narrar no primeiro capítulo. Que acontecimento pode interessar ao leitor, para que ele se identifique com sua narrativa?
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Leia as dicas do slide, recuperando o que foi estudado sobre o gênero autobiografia.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a autobiografia. Circule entre os escritores, leia trechos, tire dúvidas sobre sentidos de palavras, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique que na aula seguinte será feita a edição do texto.
  • Peça para que comentem brevemente sobre que fato da sua experiência escolheram narrar e por que motivo o escolheram.
  • Pergunte sobre dificuldades que encontraram na escrita, para que você possa preparar a atividade de edição e revisão para a aula seguinte.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano