14361
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Biomas, unidades de conservação e povos tradicionais

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre os diferentes biomas brasileiros às unidades de conservação existentes e ao modo de vida dos povos tradicionais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Nery

Biomas, unidades de conservação e povos tradicionais

9º ano

Objetivos de aprendizagem

Relacionar os diferentes biomas brasileiros às unidades de conservação existentes e ao modo de vida dos povos tradicionais.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

Professor-autor: Josiane Silva

Mentor: Roseday Santos Nascimento

Especialista: Leandro Holanda

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência didática sobre a importância das unidades de conservação. Nela, vamos abordar a importância da presença destas unidades em todos os biomas brasileiros. Para isso, a turma vai pesquisar as unidades que existem em cada um dos biomas e ainda as comunidades tradicionais que neles vivem. O objetivo é que eles visualizem o quantitativo de áreas protegidas por bioma e reflitam se a preservação da biodiversidade está garantida.

Informações sobre as unidades de conservação nos biomas brasileiros estão disponíveis no site do ICMBio <http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros>. Clicando na aba “biodiversidade”, você encontra por exemplo, o tamanho da área protegida em cada bioma, uma lista com o nome de todas as unidades, os ecossistemas presentes em cada uma delas, entre outras informações. Vale a pena conferir antes desta aula.


Código: CIE9_12V&E05

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas