Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Introdução ou preparação
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos a produção de uma autobiografia. É importante eles serem informados de que a autobiografia vai ser postada no blog da turma e, portanto, os estudantes de outras salas e pessoas da comunidade escolar poderão visualizar o conteúdo.
- Caso não tenha realizado a aula anterior, que propõe a elaboração de um blog, envolva os alunos na criação deste espaço da turma na internet.
- Recupere os conhecimentos que os alunos têm sobre o gênero. É importante conversar sobre a finalidade do texto, o conteúdo temático, a estrutura composicional e as marcas linguísticas do gênero. Comente que, ao conhecer a trajetória de vida de outras pessoas e refletir sobre ela, é possível entender melhor nossa maneira de viver e de ver o mundo. Ao escrever as lembranças pessoais, é inevitável que aspectos coletivos da vida em sociedade sejam também revelados. Isso acontece porque pertencemos a um grupo social que vive em um lugar e em uma época específicos, marcados por determinados hábitos e valores culturais. Assim, por trás das lembranças dos acontecimentos vividos, não há apenas uma história (a minha história), mas a história da humanidade inteira: “Minha vida, nossas vidas”.
- Converse também sobre a autobiografia ser um texto narrado em 1ª pessoa, porque o pronome “eu” é usado por aquele que fala ou escreve sobre si mesmo. Lembre que o personagem principal é o próprio autor/narrador. O autor de uma autobiografia tanto registra o que foi vivido, relatando fatos reais, como faz uma espécie de reflexão, uma interpretação dos acontecimentos impossível de ter sido feita na ocasião em que os eventos foram vividos.
- Depois dessa conversa inicial, projete as capas de autobiografias lançadas recentemente. Analise com os alunos as imagens estampadas, os títulos e subtítulos. Você também pode levar autobiografias da biblioteca da escola para eles verem.
Introdução ou preparação (continuação)
Orientações:
- Examine também essas outras capas. E leve para a turma alguns desses livros, para que sejam manipulados e folheados.
Desenvolvimento
Tempo estimado: 25 minutos
Orientações:
- Depois de discutirem sobre os títulos das obras exibidas, leia as perguntas que estão no slide (ou no quadro). Reserve alguns minutos para o debate. Solicite que anotem no caderno a ideia do título que dariam ao livro que contasse a história deles.
- Anuncie que irão começar o planejamento do capítulo inicial de sua autobiografia. Estimule-os a pensar na trajetória de vida deles e a escolher um acontecimento para iniciar a narrativa.
- Peça que escrevam no caderno as primeiras ideias para o texto. Reforce as dicas abaixo para que os alunos possam planejar o texto, anotando o roteiro de planejamento na lousa:
- É importante colocar título.
- No parágrafo de introdução, uma opção é contar sobre a emoção sentida ao narrar a própria história.
- Os parágrafos ajudam na organização do texto, planeje o que irá narrar a cada parágrafo. Use expressões que indicam tempo, pois elas ajudam a organizar o texto. Pense bem onde colocá-las. Elas podem ser variadas: datas, a idade que tinha quando o fato aconteceu etc.
- Pense em um desfecho para o texto. Pode ser algo ligado ao futuro. Quais são suas perspectivas? Quais os próximos passos que pretende dar?
- Ao terminar, releia o planejamento. Você acha que o leitor de sua autobiografia poderá construir um retrato seu? Há acontecimentos e reflexões sobre o que eles significaram para você?
Complete a lista com outras sugestões levantadas com os próprios alunos.
Fechamento ou conclusão
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações
- Peça aos alunos que entreguem, em uma folha avulsa, o planejamento que fizeram para escrever a autobiografia.
- Esse esboço será usado, posteriormente, para que produzam a primeira versão estruturada do texto.
- Planeje as aulas para produção, revisão e finalização da autobiografia, procure dar visibilidade aos textos criados, posteriormente.