14360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos a produção de uma autobiografia. É importante eles serem informados de que a autobiografia vai ser postada no blog da turma e, portanto, os estudantes de outras salas e pessoas da comunidade escolar poderão visualizar o conteúdo.
  • Caso não tenha realizado a aula anterior, que propõe a elaboração de um blog, envolva os alunos na criação deste espaço da turma na internet.
  • Recupere os conhecimentos que os alunos têm sobre o gênero. É importante conversar sobre a finalidade do texto, o conteúdo temático, a estrutura composicional e as marcas linguísticas do gênero. Comente que, ao conhecer a trajetória de vida de outras pessoas e refletir sobre ela, é possível entender melhor nossa maneira de viver e de ver o mundo. Ao escrever as lembranças pessoais, é inevitável que aspectos coletivos da vida em sociedade sejam também revelados. Isso acontece porque pertencemos a um grupo social que vive em um lugar e em uma época específicos, marcados por determinados hábitos e valores culturais. Assim, por trás das lembranças dos acontecimentos vividos, não há apenas uma história (a minha história), mas a história da humanidade inteira: “Minha vida, nossas vidas”.
  • Converse também sobre a autobiografia ser um texto narrado em 1ª pessoa, porque o pronome “eu” é usado por aquele que fala ou escreve sobre si mesmo. Lembre que o personagem principal é o próprio autor/narrador. O autor de uma autobiografia tanto registra o que foi vivido, relatando fatos reais, como faz uma espécie de reflexão, uma interpretação dos acontecimentos impossível de ter sido feita na ocasião em que os eventos foram vividos.
  • Depois dessa conversa inicial, projete as capas de autobiografias lançadas recentemente. Analise com os alunos as imagens estampadas, os títulos e subtítulos. Você também pode levar autobiografias da biblioteca da escola para eles verem.

Introdução ou preparação (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Examine também essas outras capas. E leve para a turma alguns desses livros, para que sejam manipulados e folheados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 25 minutos

Orientações:

  • Depois de discutirem sobre os títulos das obras exibidas, leia as perguntas que estão no slide (ou no quadro). Reserve alguns minutos para o debate. Solicite que anotem no caderno a ideia do título que dariam ao livro que contasse a história deles.
  • Anuncie que irão começar o planejamento do capítulo inicial de sua autobiografia. Estimule-os a pensar na trajetória de vida deles e a escolher um acontecimento para iniciar a narrativa.
  • Peça que escrevam no caderno as primeiras ideias para o texto. Reforce as dicas abaixo para que os alunos possam planejar o texto, anotando o roteiro de planejamento na lousa:
  • É importante colocar título.
  • No parágrafo de introdução, uma opção é contar sobre a emoção sentida ao narrar a própria história.
  • Os parágrafos ajudam na organização do texto, planeje o que irá narrar a cada parágrafo. Use expressões que indicam tempo, pois elas ajudam a organizar o texto. Pense bem onde colocá-las. Elas podem ser variadas: datas, a idade que tinha quando o fato aconteceu etc.
  • Pense em um desfecho para o texto. Pode ser algo ligado ao futuro. Quais são suas perspectivas? Quais os próximos passos que pretende dar?
  • Ao terminar, releia o planejamento. Você acha que o leitor de sua autobiografia poderá construir um retrato seu? Há acontecimentos e reflexões sobre o que eles significaram para você?

Complete a lista com outras sugestões levantadas com os próprios alunos.

Fechamento ou conclusão select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações

  • Peça aos alunos que entreguem, em uma folha avulsa, o planejamento que fizeram para escrever a autobiografia.
  • Esse esboço será usado, posteriormente, para que produzam a primeira versão estruturada do texto.
  • Planeje as aulas para produção, revisão e finalização da autobiografia, procure dar visibilidade aos textos criados, posteriormente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos a produção de uma autobiografia. É importante eles serem informados de que a autobiografia vai ser postada no blog da turma e, portanto, os estudantes de outras salas e pessoas da comunidade escolar poderão visualizar o conteúdo.
  • Caso não tenha realizado a aula anterior, que propõe a elaboração de um blog, envolva os alunos na criação deste espaço da turma na internet.
  • Recupere os conhecimentos que os alunos têm sobre o gênero. É importante conversar sobre a finalidade do texto, o conteúdo temático, a estrutura composicional e as marcas linguísticas do gênero. Comente que, ao conhecer a trajetória de vida de outras pessoas e refletir sobre ela, é possível entender melhor nossa maneira de viver e de ver o mundo. Ao escrever as lembranças pessoais, é inevitável que aspectos coletivos da vida em sociedade sejam também revelados. Isso acontece porque pertencemos a um grupo social que vive em um lugar e em uma época específicos, marcados por determinados hábitos e valores culturais. Assim, por trás das lembranças dos acontecimentos vividos, não há apenas uma história (a minha história), mas a história da humanidade inteira: “Minha vida, nossas vidas”.
  • Converse também sobre a autobiografia ser um texto narrado em 1ª pessoa, porque o pronome “eu” é usado por aquele que fala ou escreve sobre si mesmo. Lembre que o personagem principal é o próprio autor/narrador. O autor de uma autobiografia tanto registra o que foi vivido, relatando fatos reais, como faz uma espécie de reflexão, uma interpretação dos acontecimentos impossível de ter sido feita na ocasião em que os eventos foram vividos.
  • Depois dessa conversa inicial, projete as capas de autobiografias lançadas recentemente. Analise com os alunos as imagens estampadas, os títulos e subtítulos. Você também pode levar autobiografias da biblioteca da escola para eles verem.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Examine também essas outras capas. E leve para a turma alguns desses livros, para que sejam manipulados e folheados.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 25 minutos

Orientações:

  • Depois de discutirem sobre os títulos das obras exibidas, leia as perguntas que estão no slide (ou no quadro). Reserve alguns minutos para o debate. Solicite que anotem no caderno a ideia do título que dariam ao livro que contasse a história deles.
  • Anuncie que irão começar o planejamento do capítulo inicial de sua autobiografia. Estimule-os a pensar na trajetória de vida deles e a escolher um acontecimento para iniciar a narrativa.
  • Peça que escrevam no caderno as primeiras ideias para o texto. Reforce as dicas abaixo para que os alunos possam planejar o texto, anotando o roteiro de planejamento na lousa:
  • É importante colocar título.
  • No parágrafo de introdução, uma opção é contar sobre a emoção sentida ao narrar a própria história.
  • Os parágrafos ajudam na organização do texto, planeje o que irá narrar a cada parágrafo. Use expressões que indicam tempo, pois elas ajudam a organizar o texto. Pense bem onde colocá-las. Elas podem ser variadas: datas, a idade que tinha quando o fato aconteceu etc.
  • Pense em um desfecho para o texto. Pode ser algo ligado ao futuro. Quais são suas perspectivas? Quais os próximos passos que pretende dar?
  • Ao terminar, releia o planejamento. Você acha que o leitor de sua autobiografia poderá construir um retrato seu? Há acontecimentos e reflexões sobre o que eles significaram para você?

Complete a lista com outras sugestões levantadas com os próprios alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações

  • Peça aos alunos que entreguem, em uma folha avulsa, o planejamento que fizeram para escrever a autobiografia.
  • Esse esboço será usado, posteriormente, para que produzam a primeira versão estruturada do texto.
  • Planeje as aulas para produção, revisão e finalização da autobiografia, procure dar visibilidade aos textos criados, posteriormente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano