14359
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Estratégias de conservação ambiental

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre as principais estratégias de conservação da biodiversidade adotadas pelo governo brasileiro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Nery

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e pensem sobre o que aconteceu com Rondônia nas últimas décadas. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais estratégias tem sido adotadas pelos governos para proteger a biodiversidade brasileira?

Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes. Envie o texto, via Whatsapp (disponível aqui).

Peça para que, a partir do texto, eles respondam:
- Qual a importância das unidades de conservação ambiental?
- O que são corredores ecológicos e qual a importância deles?
- O que são áreas tampão e qual a importância delas?
- O que é o aquífero guarani?
- Descreva a importância da Revitalização do Rio São Francisco?

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque uma data para que a atividade seja enviada.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha uma conversa sobre a importância da criação de unidades de conservação.

Convite às famílias
Os membros da família podem auxiliar na execução da atividade.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_12V&E03

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas