14358
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula do módulo oralidade que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero autobiografia.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA10.
Envie um áudio aos alunos relembrando a informação de que “as memórias de uma pessoa são sempre atravessadas por lembranças mais amplas, que não dizem respeito apenas à sua experiência pessoal, mas também à experiência da comunidade em que está inserida”. Chame a atenção para o fato de que a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado. Em outras palavras, a autobiografia pode se tornar, para quem a escreve, um caminho de autodescoberta. Isso porque, ao reviver fatos, experiências e sentimentos, e registrá-los usando palavras (escritas ou faladas), o autor pode atribuir um sentido a sua história. Fale sobre o Museu da Pessoa e diga que eles irão assistir a um vídeo com um relato autobiográfico. Envie aos alunos o link do vídeo com o relato de Tatiana Tibúrcio, indicado no slide de abertura. Peça que o assistam e oriente-os a fazer no caderno o mesmo que está no slide: dividir a folha em duas colunas e, de um lado, registrar os episódios pessoais de Tatiana; de outro, anotar os temas coletivos captados durante a fala da personagem. Peça que os alunos respondam também às seguintes perguntas: o que vocês acham que Tatiana valorizou em seu depoimento? Quais opiniões ela elaborou sobre as experiências que viveu?
Estabeleça um tempo para que a atividade seja realizada e entregue a você.
Como fechamento desta etapa, organize uma devolutiva, se possível, em um momento síncrono, para que vocês possam conversar sobre o vídeo, as impressões dos alunos e suas anotações. Se não for possível realizar um momento síncrono, grave um áudio com a devolutiva comentando os principais aspectos do vídeo autobiográfico e das respostas dos alunos.

Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA11.
Envie um áudio aos alunos e explique a proposta de produção de um vídeo autobiográfico relatando uma memória. Explique que a produção poderá ser feita usando um celular e que deve ter uma curta duração. Oriente os alunos quanto à temática do vídeo, levando-os a refletir sobre o que gostariam de contar sobre suas vidas. Converse sobre o interesse que esses relatos poderiam despertar em outros jovens, nos professores da escola e nos familiares. Estabeleça um prazo para que a primeira versão do vídeo esteja pronta.

Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA12.
Peça que os alunos troquem entre si os vídeos autobiográficos, para que façam uma avaliação a respeito da temática e dos aspectos técnicos, conforme o primeiro slide de desenvolvimento. Após a avaliação, oriente os alunos a fazerem os ajustes necessários.
A versão final do vídeo deve ser enviada a você e postada no Padlet. Para isso, organize um mural autobiográfico e suba todos os vídeos produzidos pela turma, organizando-os por temática: escola, família, infância, sonhos etc. Compartilhe o link do Padlet com a turma, para que todos os vídeos autobiográficos possam ser assistidos por todos.
Para encerrar esta etapa, peça que os alunos comentem os vídeos no próprio mural do Padlet e que digam também como foi a experiência de produzir um relato autobiográfico em vídeo.

Convite às famílias
Estimule os alunos a convidarem os familiares para apreciarem seus vídeos postados no Padlet. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA12

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas