14357
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula do módulo oralidade que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero autobiografia.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA10.
Envie um áudio aos alunos relembrando a informação de que “as memórias de uma pessoa são sempre atravessadas por lembranças mais amplas, que não dizem respeito apenas à sua experiência pessoal, mas também à experiência da comunidade em que está inserida”. Chame a atenção para o fato de que a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado. Em outras palavras, a autobiografia pode se tornar, para quem a escreve, um caminho de autodescoberta. Isso porque, ao reviver fatos, experiências e sentimentos, e registrá-los usando palavras (escritas ou faladas), o autor pode atribuir um sentido a sua história. Fale sobre o Museu da Pessoa e diga que eles irão assistir a um vídeo com um relato autobiográfico. Envie aos alunos o link do vídeo com o relato de Tatiana Tibúrcio, indicado no slide de abertura. Peça que o assistam e oriente-os a fazer no caderno o mesmo que está no slide: dividir a folha em duas colunas e, de um lado, registrar os episódios pessoais de Tatiana; de outro, anotar os temas coletivos captados durante a fala da personagem. Peça que os alunos respondam também às seguintes perguntas: o que vocês acham que Tatiana valorizou em seu depoimento? Quais opiniões ela elaborou sobre as experiências que viveu?
Estabeleça um tempo para que a atividade seja realizada e entregue a você.
Como fechamento desta etapa, organize uma devolutiva, se possível, em um momento síncrono, para que vocês possam conversar sobre o vídeo, as impressões dos alunos e suas anotações. Se não for possível realizar um momento síncrono, grave um áudio com a devolutiva comentando os principais aspectos do vídeo autobiográfico e das respostas dos alunos.

Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA11.
Envie um áudio aos alunos e explique a proposta de produção de um vídeo autobiográfico relatando uma memória. Explique que a produção poderá ser feita usando um celular e que deve ter uma curta duração. Oriente os alunos quanto à temática do vídeo, levando-os a refletir sobre o que gostariam de contar sobre suas vidas. Converse sobre o interesse que esses relatos poderiam despertar em outros jovens, nos professores da escola e nos familiares. Estabeleça um prazo para que a primeira versão do vídeo esteja pronta.

Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA12.
Peça que os alunos troquem entre si os vídeos autobiográficos, para que façam uma avaliação a respeito da temática e dos aspectos técnicos, conforme o primeiro slide de desenvolvimento. Após a avaliação, oriente os alunos a fazerem os ajustes necessários.
A versão final do vídeo deve ser enviada a você e postada no Padlet. Para isso, organize um mural autobiográfico e suba todos os vídeos produzidos pela turma, organizando-os por temática: escola, família, infância, sonhos etc. Compartilhe o link do Padlet com a turma, para que todos os vídeos autobiográficos possam ser assistidos por todos.
Para encerrar esta etapa, peça que os alunos comentem os vídeos no próprio mural do Padlet e que digam também como foi a experiência de produzir um relato autobiográfico em vídeo.

Convite às famílias
Estimule os alunos a convidarem os familiares para apreciarem seus vídeos postados no Padlet. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA11

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas