14357
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a produzirem vídeos autobiográficos inspirados naquele do Museu da Pessoa, a que os alunos assistiram na aula anterior: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/video/o-tempo-e-o-senhor-das-historias-81309
  • Depois, os vídeos produzidos pela turma podem ser publicados no blog da classe ou no site da escola.
  • Faça um levantamento das histórias que os estudantes gostariam de contar sobre a vida deles, converse sobre o interesse que esses relatos poderiam despertar em outros jovens, nos professores da escola e nos familiares. Ouça a turma para ter uma ideia do que seria relevante compartilhar em vídeo e poder planejar o encaminhamento dos depoimentos.
  • Verifique quais alunos têm celular, câmeras ou filmadoras e defina os equipamentos a serem usados.
  • Descubra quais estudantes sabem utilizá-los com tranquilidade e verifique se será necessário fazer alguma explicação técnica (sobre como nomear arquivos, baixar aplicativos, usar ipads ou filmadora etc).
  • Oriente-os a planejar uma fala de cinco minutos, em média. Defina com a turma algumas palavras-chaves que possam orientar o depoimento que cada um dará, propondo uma organização para os vídeos. Algumas sugestões de palavras-chave são: escola, família, infância, sonhos, cidade onde mora.
  • Os alunos devem ser organizados, preferencialmente, em duplas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 30 minutos

Orientações:

  • Se possível, disponibilize espaços alternativos ao da classe para que as duplas trabalhem separadamente. Isso pode evitar que a gravação de uma dupla interfira no áudio de outra.
  • Aconselhe os alunos a fazer testes para checar som e imagem. Se necessário, passe pelas duplas para dar orientações em relação à melhor posição da câmera, enquadramento, volume de voz etc. Recomende que levem o caderno e a caneta para fazer perguntas ou mesmo anotações que possam ser retomadas após a gravação do vídeo.
  • É fundamental que haja tempo para que gravem e assistam pelo menos uma vez. Ajustes, timidez e risadas fazem parte das primeiras experiências de gravação de um vídeo.
  • É possível que apenas um aluno da dupla dê o depoimento e o outro cuide da filmagem e auxilie fazendo perguntas. Depois, esses questionamentos podem ser suprimidos na edição do vídeo. Mas, se ambos quiserem, podem produzir cada um o seu depoimento. Deixe-os à vontade para só falar se quiserem e valorize os dois papéis na execução do vídeo.

Fechamento ou conclusão select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • De volta à classe, faça um semicírculo e pergunte aos alunos o que eles acharam da experiência.
  • Agende um dia para exibirem os vídeos produzidos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a produzirem vídeos autobiográficos inspirados naquele do Museu da Pessoa, a que os alunos assistiram na aula anterior: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/video/o-tempo-e-o-senhor-das-historias-81309
  • Depois, os vídeos produzidos pela turma podem ser publicados no blog da classe ou no site da escola.
  • Faça um levantamento das histórias que os estudantes gostariam de contar sobre a vida deles, converse sobre o interesse que esses relatos poderiam despertar em outros jovens, nos professores da escola e nos familiares. Ouça a turma para ter uma ideia do que seria relevante compartilhar em vídeo e poder planejar o encaminhamento dos depoimentos.
  • Verifique quais alunos têm celular, câmeras ou filmadoras e defina os equipamentos a serem usados.
  • Descubra quais estudantes sabem utilizá-los com tranquilidade e verifique se será necessário fazer alguma explicação técnica (sobre como nomear arquivos, baixar aplicativos, usar ipads ou filmadora etc).
  • Oriente-os a planejar uma fala de cinco minutos, em média. Defina com a turma algumas palavras-chaves que possam orientar o depoimento que cada um dará, propondo uma organização para os vídeos. Algumas sugestões de palavras-chave são: escola, família, infância, sonhos, cidade onde mora.
  • Os alunos devem ser organizados, preferencialmente, em duplas.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 30 minutos

Orientações:

  • Se possível, disponibilize espaços alternativos ao da classe para que as duplas trabalhem separadamente. Isso pode evitar que a gravação de uma dupla interfira no áudio de outra.
  • Aconselhe os alunos a fazer testes para checar som e imagem. Se necessário, passe pelas duplas para dar orientações em relação à melhor posição da câmera, enquadramento, volume de voz etc. Recomende que levem o caderno e a caneta para fazer perguntas ou mesmo anotações que possam ser retomadas após a gravação do vídeo.
  • É fundamental que haja tempo para que gravem e assistam pelo menos uma vez. Ajustes, timidez e risadas fazem parte das primeiras experiências de gravação de um vídeo.
  • É possível que apenas um aluno da dupla dê o depoimento e o outro cuide da filmagem e auxilie fazendo perguntas. Depois, esses questionamentos podem ser suprimidos na edição do vídeo. Mas, se ambos quiserem, podem produzir cada um o seu depoimento. Deixe-os à vontade para só falar se quiserem e valorize os dois papéis na execução do vídeo.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • De volta à classe, faça um semicírculo e pergunte aos alunos o que eles acharam da experiência.
  • Agende um dia para exibirem os vídeos produzidos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano