Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula do módulo oralidade que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero autobiografia.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA10.
Envie um áudio aos alunos relembrando a informação de que “as memórias de uma pessoa são sempre atravessadas por lembranças mais amplas, que não dizem respeito apenas à sua experiência pessoal, mas também à experiência da comunidade em que está inserida”. Chame a atenção para o fato de que a reconstituição do passado individual, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o dos acontecimentos e o do seu significado. Em outras palavras, a autobiografia pode se tornar, para quem a escreve, um caminho de autodescoberta. Isso porque, ao reviver fatos, experiências e sentimentos, e registrá-los usando palavras (escritas ou faladas), o autor pode atribuir um sentido a sua história. Fale sobre o Museu da Pessoa e diga que eles irão assistir a um vídeo com um relato autobiográfico. Envie aos alunos o link do vídeo com o relato de Tatiana Tibúrcio, indicado no slide de abertura. Peça que o assistam e oriente-os a fazer no caderno o mesmo que está no slide: dividir a folha em duas colunas e, de um lado, registrar os episódios pessoais de Tatiana; de outro, anotar os temas coletivos captados durante a fala da personagem. Peça que os alunos respondam também às seguintes perguntas: o que vocês acham que Tatiana valorizou em seu depoimento? Quais opiniões ela elaborou sobre as experiências que viveu?
Estabeleça um tempo para que a atividade seja realizada e entregue a você.
Como fechamento desta etapa, organize uma devolutiva, se possível, em um momento síncrono, para que vocês possam conversar sobre o vídeo, as impressões dos alunos e suas anotações. Se não for possível realizar um momento síncrono, grave um áudio com a devolutiva comentando os principais aspectos do vídeo autobiográfico e das respostas dos alunos.
Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA11.
Envie um áudio aos alunos e explique a proposta de produção de um vídeo autobiográfico relatando uma memória. Explique que a produção poderá ser feita usando um celular e que deve ter uma curta duração. Oriente os alunos quanto à temática do vídeo, levando-os a refletir sobre o que gostariam de contar sobre suas vidas. Converse sobre o interesse que esses relatos poderiam despertar em outros jovens, nos professores da escola e nos familiares. Estabeleça um prazo para que a primeira versão do vídeo esteja pronta.
Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA12.
Peça que os alunos troquem entre si os vídeos autobiográficos, para que façam uma avaliação a respeito da temática e dos aspectos técnicos, conforme o primeiro slide de desenvolvimento. Após a avaliação, oriente os alunos a fazerem os ajustes necessários.
A versão final do vídeo deve ser enviada a você e postada no Padlet. Para isso, organize um mural autobiográfico e suba todos os vídeos produzidos pela turma, organizando-os por temática: escola, família, infância, sonhos etc. Compartilhe o link do Padlet com a turma, para que todos os vídeos autobiográficos possam ser assistidos por todos.
Para encerrar esta etapa, peça que os alunos comentem os vídeos no próprio mural do Padlet e que digam também como foi a experiência de produzir um relato autobiográfico em vídeo.
Convite às famílias
Estimule os alunos a convidarem os familiares para apreciarem seus vídeos postados no Padlet. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Sugestão Enviada Por: Silvia Albert
Código: LPO7_07SQA10
(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 11
AULA 12
AULA 13
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes