14354
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Envie um áudio aos alunos apresentando a obra autobiográfica cujos fragmentos de textos servirão para análise linguística e semiótica. Caso você tenha aplicado as aulas anteriores, os alunos já devem estar familiarizados com o gênero. Esta aula, assim como as duas anteriores, é uma proposta de análise linguística e semiótica e visa a levar os alunos a perceber como os adjetivos e advérbios contribuem para a produção de sentido no gênero autobiografia. Apresente, então, ainda nesse contato, o propósito da aula: identificação dos advérbios e adjetivos nas autobiografias. Comente com os alunos as frases do slide de abertura apontando e explicando as diferenças entre o adjetivo e o advérbio. Conclua relacionando adjetivo a substantivo e advérbio a verbo.
Caso seja possível realizar um encontro síncrono nessa abertura, conduza a discussão de forma que os alunos se expressem e demonstrem os conhecimentos que já têm sobre o tema da aula.

Desenvolvimento
Previamente, digite em um arquivo Word o capítulo "No galinheiro, no devagar do tempo", da autobiografia de Ondjaki, cujos fragmentos estão nos slides de desenvolvimento. Envie o texto aos alunos e peça que façam uma leitura atenciosa, procurando em um dicionário palavras que não conheçam. Estabeleça um prazo para a leitura e peça que enviem mensagens a você, comentando se gostaram da leitura e de quais partes mais gostaram.
Digite, então, em um documento de Word, as questões que envolvem o texto, indicadas nos slides de desenvolvimento e de fechamento. Envie o documento aos alunos e peça que respondam às questões. Estabeleça um prazo para realização e entrega.

Fechamento
Para o fechamento da aula, organize um quadro-síntese com as respostas dos alunos. Inclua no quadro também uma lista de advérbios de tempo e de marcadores temporais, conforme o slide de fechamento. Envie o quadro aos alunos, juntamente com um áudio ressaltando como os adjetivos e advérbios colaboram para a construção de sentido no gênero autobiografia.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com seus familiares a leitura do capítulo estudado na aula. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA09

(EF07LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.

(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas