14352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne os planos 7 e 8 de uma sequência de 15 planos de aula sobre o gênero autobiografia.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Orientações iniciais
Os dois planos aqui adaptados compõem uma proposta para realização de análise linguística e semiótica de textos do gênero autobiografia, de modo a levar os alunos à percepção da importância de elementos notacionais da escrita para a construção de sentido pretendido.

Introdução: Como foi o seu despertar hoje e o que lhe aconteceu até este momento do dia?
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Esta etapa corresponde à adaptação do plano LPO7_07SQA07. Envie um áudio aos alunos narrando alguns fatos do seu dia. Faça uso de marcadores temporais, de modo que fique evidenciada a linha cronológica dos fatos. Em seguida, chame a atenção deles para a linha cronológica dos fatos narrados por você e explique como os marcadores temporais ajudam a evidenciar essa linha cronológica, determinando a sequência dos acontecimentos. Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão perceber como se dá o funcionamento desses marcadores temporais no texto escrito. Envie a eles, por e-mail, junto às questões apresentadas, os textos dos dois primeiros slides de desenvolvimento, previamente transpostos para um documento Word. Oriente os alunos a efetuarem a leitura, construírem a linha do tempo e responderem às questões propostas, fazendo inclusive a reescrita de alguns trechos, reposicionando os marcadores cronológicos nas orações. Estabeleça um prazo para a realização e entrega da tarefa a você.
Se possível, organize a devolutiva em um momento síncrono, usando o Zoom ou o Google Meet, para que as respostas possam ser socializadas pelos alunos e amarradas por você com uma explicação sobre os marcadores temporais e sua função no texto. Caso essa opção não seja viável, prepare uma devolutiva, por vídeo ou áudio, comentando as respostas. Efetue as explicações teóricas sobre a função dos marcadores temporais no texto, sua função no relato autobiográfico, a posição que podem ocupar na frase e a relação entre o uso da vírgula e essa posição.
Como encerramento desta etapa, aplique a atividade do terceiro slide de desenvolvimento e peça aos alunos que construam uma linha do tempo com suas autobiografias, fazendo uso dos marcadores temporais indicados no slide. Estabeleça o prazo para realização e entrega da tarefa, e, posteriormente, depois de revisado o texto com suas dicas de melhoria e comentários sobre os usos dos marcadores temporais e das vírgulas, peça que os alunos socializem suas autobiografias, de modo que uns possam ler os textos dos outros. Essa troca pode ser feita por e-mail ou mesmo via WhatsApp.

Desenvolvimento
Esta etapa corresponde à adaptação do plano LPO7_07SQA08.
Previamente, digite o texto da autobiografia Por que não dancei, de Esmeralda do Carmo Ortiz, apresentado no slide de introdução, sem pontuação e em letras maiúsculas, conforme aparece no plano. Envie-o aos alunos e peça que façam a leitura em voz alta, mesmo que estejam sós, pois é importante que tentem oralizar o texto para que percebam a falta de pontuação. Peça, então, que respondam às seguintes perguntas: como foi ler o texto? Vocês se perderam em algum momento da leitura? Há alguma explicação para esse estranhamento? Afinal, o que há de diferente no texto? Estabeleça um prazo para envio das respostas, por e-mail ou WhatsApp, e envie aos alunos o texto do segundo slide de introdução, agora conforme foi publicado. Peça que leiam e respondam se a leitura ficou mais fácil e por qual motivo.
Aguarde as respostas e faça a devolutiva comentando a importância da pontuação para a produção de sentido no texto. Após esse momento, peça que os alunos voltem ao texto da autobiografia, editado e pontuado, conforme o original, e respondam: por que uma simples vírgula e um simples ponto facilitam tanto a vida do leitor? Peça que observem como estão escritas as palavras que vêm depois do ponto final. Questione-os também a respeito do uso das vírgulas no trecho indicado no slide de desenvolvimento. Faça perguntas como: Esmeralda apresenta mais de um motivo para escrever sua autobiografia? Quantos motivos ela apresenta? Ela enumera cada motivo? Esses motivos aparecem separados? Agrupados? Oriente os alunos a interagirem com outros amigos da classe para responderem às questões. Espere que os alunos enviem as respostas e faça uma devolutiva, se possível em um momento síncrono, para trocarem ideias sobre as hipóteses levantadas pelos alunos para os usos das vírgulas.

Fechamento:
Para o fechamento das aulas, peça que os alunos sugiram dicas para alguém que queira usar a vírgula e o ponto ao escrever seus textos autobiográficos. Estabeleça um prazo para a realização e entrega das sugestões. Organize, então, um quadro com as melhores sugestões e outras que você julgar pertinentes, e envie aos alunos para que lhes sirva de consulta.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com seus familiares a linha do tempo de seu relato autobiográfico e a falar sobre a importância de certos aspectos linguísticos para a construção de sentido no gênero, como a pontuação e os marcadores temporais. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA08

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas