14352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula solicitando a um aluno que conte alguns fatos que tenham ocorrido a ele desde que acordou. A ideia é que responda à pergunta: como foi seu despertar hoje e o que lhe aconteceu até esse momento do dia? Anote na lousa os fatos relatados fora da ordem cronológica e pergunte à classe se está correta o ordem dos fatos contados pelo colega, se foi isso mesmo que lhe aconteceu. Explore então o fato de que, numa autobiografia, um dos elementos a se observar é a sequência cronológica dos acontecimentos. Os fatos relatados nesse gênero, em geral, seguem uma cronologia, ou seja, eles acontecem sucessivamente no tempo da vida do autor-narrador-personagem. Há, portanto, uma ordem a ser organizada e há palavras e expressões que marcam essa sequência: são os marcadores temporais.
  • Coloque, em seguida a questão: Vamos ver, então, como eles aparecem no texto e como se dá a pontuação, relacionada a esses marcadores?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 30 minutos

Orientações:

1. Apresente então, esse trecho da autobiografia de Adeline Yen Mah, Cinderela Chinesa, e solicite aos alunos que façam uma linha do tempo e marque os acontecimentos que se sucederam desde o seu nascimento e o quê ela conta aí.

2. Depois de socializar as respostas lance as perguntas: Posso saber, pela forma como está organizado o texto e como estão relatados os acontecimentos, quantos anos depois de seu nascimento a autora ganhou um novo irmão? Quais são as palavras ou expressões que nos permitem saber isso, já que essa informação não está escrita no texto explicitamente?

3. Explore então essa ideia dos marcadores temporais, eles organizam o relato evidenciando a sequência cronológica e nos permitem inferir informações não explícitas.

4. Em seguida, pergunte: Qual a posição que esses marcadores ocupam em relação à oração em que estão colocados? Em todas as ocorrências eles ocupam a mesma posição? Que sentido podemos atribuir a essa escolha?

5. Por fim, mostre que os marcadores colocados sempre no início da frase são seguidos de uma vírgula, o que os separa do restante da frase, dando-lhes ainda mais destaque.

Desenvolvimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, utilize o trecho anterior para que os alunos exercitem os diferentes lugares que os marcadores temporais podem ocupar na frase.
  • Apresente apenas as orações iniciais e peça aos alunos que as reescrevam mudando a posição do marcador temporal duas vezes.
  • Socialize as soluções encontradas e observe se não há alguma formulação pouco usual que tenha dificultado o entendimento do que se quer dizer e converse com os alunos a respeito. Às vezes, no ímpeto de fazer algo diferente, os alunos não prestam atenção à organização da unidades sintático-semânticas da frase.
  • Depois de fazer essa socialização e afinar as respostas, peça aos alunos que verifiquem se utilizaram a vírgula quando mudaram a posição do marcador temporal. Ouça as várias respostas e peça a eles que justifiquem o uso ou não da vírgula. Em seguida, apresente novos exemplos de frases com marcadores temporais, para que percebam quando é necessário usar as vírgulas para isolar os marcadores. Será necessário explicitar que uma frase pode aparecer na ordem direta (sujeito + verbo + complemento do verbo + adjuntos adverbiais) ou indireta (quando há alteração nessa ordem).

Desenvolvimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a proposta aos alunos e converse com eles sobre os possíveis acontecimentos que podem ser narrados: o parto, a reação dos familiares, o convívio com os irmãos, as primeiras vivências fora de casa, a escola etc.
  • Peça aos alunos que leiam os parágrafos que produziram. Junto com a turma, comente a presença dos marcadores temporais e a relação do uso da vírgula com a posição que ocupam.
  • Informe que é importante guardar esse exercício, pois poderão utilizá-lo na produção textual. Eles podem desde já reescrever esses textos, para que aperfeiçoem o uso dos marcadores temporais na sua autobiografia.

Fechamento ou conclusão select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Para fechar a aula, retome brevemente o que viram sobre marcadores temporais: sua função no texto autobiográfico, a posição que podem ocupar na frase e a relação entre uso de vírgula e posição na frase.
  • Para terminar, lance a pergunta: há diferenças de sentido quando mudamos o marcador temporal de lugar?
  • Proponha, então, que leiam um novo trecho da autobiografia Cinderela Chinesa para responder a essa questão.
  • Marque um tempo para que possam ler o trecho e refletir e ouça-os, procurando mostrar que, ao deslocar para a primeira posição na frase, a intenção é destacar os marcadores e analisar a função/ posição deles nesse trecho. No caso, por ser um relato do primeiro dia de aula, é importante destacar a “segunda-feira”, quando começa a semana escolar. O mesmo ocorre no segundo parágrafo, em que o café da manhã ganha destaque por ser um ritual que antecede a ida à escola.
  • Como exercício, peça aos alunos que experimentem tirar os marcadores do início das frases nesse trecho e observem como se perde a unidade de sentido do texto.
  • Finalize solicitando que observem nas próprias produções textuais tanto a posição dos marcadores na frase quanto o uso da vírgula, atentos aos efeitos de sentido que desejam produzir.

Resumo da aula

download Baixar plano

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula solicitando a um aluno que conte alguns fatos que tenham ocorrido a ele desde que acordou. A ideia é que responda à pergunta: como foi seu despertar hoje e o que lhe aconteceu até esse momento do dia? Anote na lousa os fatos relatados fora da ordem cronológica e pergunte à classe se está correta o ordem dos fatos contados pelo colega, se foi isso mesmo que lhe aconteceu. Explore então o fato de que, numa autobiografia, um dos elementos a se observar é a sequência cronológica dos acontecimentos. Os fatos relatados nesse gênero, em geral, seguem uma cronologia, ou seja, eles acontecem sucessivamente no tempo da vida do autor-narrador-personagem. Há, portanto, uma ordem a ser organizada e há palavras e expressões que marcam essa sequência: são os marcadores temporais.
  • Coloque, em seguida a questão: Vamos ver, então, como eles aparecem no texto e como se dá a pontuação, relacionada a esses marcadores?

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 30 minutos

Orientações:

1. Apresente então, esse trecho da autobiografia de Adeline Yen Mah, Cinderela Chinesa, e solicite aos alunos que façam uma linha do tempo e marque os acontecimentos que se sucederam desde o seu nascimento e o quê ela conta aí.

2. Depois de socializar as respostas lance as perguntas: Posso saber, pela forma como está organizado o texto e como estão relatados os acontecimentos, quantos anos depois de seu nascimento a autora ganhou um novo irmão? Quais são as palavras ou expressões que nos permitem saber isso, já que essa informação não está escrita no texto explicitamente?

3. Explore então essa ideia dos marcadores temporais, eles organizam o relato evidenciando a sequência cronológica e nos permitem inferir informações não explícitas.

4. Em seguida, pergunte: Qual a posição que esses marcadores ocupam em relação à oração em que estão colocados? Em todas as ocorrências eles ocupam a mesma posição? Que sentido podemos atribuir a essa escolha?

5. Por fim, mostre que os marcadores colocados sempre no início da frase são seguidos de uma vírgula, o que os separa do restante da frase, dando-lhes ainda mais destaque.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, utilize o trecho anterior para que os alunos exercitem os diferentes lugares que os marcadores temporais podem ocupar na frase.
  • Apresente apenas as orações iniciais e peça aos alunos que as reescrevam mudando a posição do marcador temporal duas vezes.
  • Socialize as soluções encontradas e observe se não há alguma formulação pouco usual que tenha dificultado o entendimento do que se quer dizer e converse com os alunos a respeito. Às vezes, no ímpeto de fazer algo diferente, os alunos não prestam atenção à organização da unidades sintático-semânticas da frase.
  • Depois de fazer essa socialização e afinar as respostas, peça aos alunos que verifiquem se utilizaram a vírgula quando mudaram a posição do marcador temporal. Ouça as várias respostas e peça a eles que justifiquem o uso ou não da vírgula. Em seguida, apresente novos exemplos de frases com marcadores temporais, para que percebam quando é necessário usar as vírgulas para isolar os marcadores. Será necessário explicitar que uma frase pode aparecer na ordem direta (sujeito + verbo + complemento do verbo + adjuntos adverbiais) ou indireta (quando há alteração nessa ordem).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a proposta aos alunos e converse com eles sobre os possíveis acontecimentos que podem ser narrados: o parto, a reação dos familiares, o convívio com os irmãos, as primeiras vivências fora de casa, a escola etc.
  • Peça aos alunos que leiam os parágrafos que produziram. Junto com a turma, comente a presença dos marcadores temporais e a relação do uso da vírgula com a posição que ocupam.
  • Informe que é importante guardar esse exercício, pois poderão utilizá-lo na produção textual. Eles podem desde já reescrever esses textos, para que aperfeiçoem o uso dos marcadores temporais na sua autobiografia.
Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Para fechar a aula, retome brevemente o que viram sobre marcadores temporais: sua função no texto autobiográfico, a posição que podem ocupar na frase e a relação entre uso de vírgula e posição na frase.
  • Para terminar, lance a pergunta: há diferenças de sentido quando mudamos o marcador temporal de lugar?
  • Proponha, então, que leiam um novo trecho da autobiografia Cinderela Chinesa para responder a essa questão.
  • Marque um tempo para que possam ler o trecho e refletir e ouça-os, procurando mostrar que, ao deslocar para a primeira posição na frase, a intenção é destacar os marcadores e analisar a função/ posição deles nesse trecho. No caso, por ser um relato do primeiro dia de aula, é importante destacar a “segunda-feira”, quando começa a semana escolar. O mesmo ocorre no segundo parágrafo, em que o café da manhã ganha destaque por ser um ritual que antecede a ida à escola.
  • Como exercício, peça aos alunos que experimentem tirar os marcadores do início das frases nesse trecho e observem como se perde a unidade de sentido do texto.
  • Finalize solicitando que observem nas próprias produções textuais tanto a posição dos marcadores na frase quanto o uso da vírgula, atentos aos efeitos de sentido que desejam produzir.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP33 da BNCC

6º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano