Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
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Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Introdução ou preparação
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula solicitando a um aluno que conte alguns fatos que tenham ocorrido a ele desde que acordou. A ideia é que responda à pergunta: como foi seu despertar hoje e o que lhe aconteceu até esse momento do dia? Anote na lousa os fatos relatados fora da ordem cronológica e pergunte à classe se está correta o ordem dos fatos contados pelo colega, se foi isso mesmo que lhe aconteceu. Explore então o fato de que, numa autobiografia, um dos elementos a se observar é a sequência cronológica dos acontecimentos. Os fatos relatados nesse gênero, em geral, seguem uma cronologia, ou seja, eles acontecem sucessivamente no tempo da vida do autor-narrador-personagem. Há, portanto, uma ordem a ser organizada e há palavras e expressões que marcam essa sequência: são os marcadores temporais.
- Coloque, em seguida a questão: Vamos ver, então, como eles aparecem no texto e como se dá a pontuação, relacionada a esses marcadores?
Desenvolvimento
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
1. Apresente então, esse trecho da autobiografia de Adeline Yen Mah, Cinderela Chinesa, e solicite aos alunos que façam uma linha do tempo e marque os acontecimentos que se sucederam desde o seu nascimento e o quê ela conta aí.
2. Depois de socializar as respostas lance as perguntas: Posso saber, pela forma como está organizado o texto e como estão relatados os acontecimentos, quantos anos depois de seu nascimento a autora ganhou um novo irmão? Quais são as palavras ou expressões que nos permitem saber isso, já que essa informação não está escrita no texto explicitamente?
3. Explore então essa ideia dos marcadores temporais, eles organizam o relato evidenciando a sequência cronológica e nos permitem inferir informações não explícitas.
4. Em seguida, pergunte: Qual a posição que esses marcadores ocupam em relação à oração em que estão colocados? Em todas as ocorrências eles ocupam a mesma posição? Que sentido podemos atribuir a essa escolha?
5. Por fim, mostre que os marcadores colocados sempre no início da frase são seguidos de uma vírgula, o que os separa do restante da frase, dando-lhes ainda mais destaque.
Desenvolvimento (continuação)
Orientações:
- Agora, utilize o trecho anterior para que os alunos exercitem os diferentes lugares que os marcadores temporais podem ocupar na frase.
- Apresente apenas as orações iniciais e peça aos alunos que as reescrevam mudando a posição do marcador temporal duas vezes.
- Socialize as soluções encontradas e observe se não há alguma formulação pouco usual que tenha dificultado o entendimento do que se quer dizer e converse com os alunos a respeito. Às vezes, no ímpeto de fazer algo diferente, os alunos não prestam atenção à organização da unidades sintático-semânticas da frase.
- Depois de fazer essa socialização e afinar as respostas, peça aos alunos que verifiquem se utilizaram a vírgula quando mudaram a posição do marcador temporal. Ouça as várias respostas e peça a eles que justifiquem o uso ou não da vírgula. Em seguida, apresente novos exemplos de frases com marcadores temporais, para que percebam quando é necessário usar as vírgulas para isolar os marcadores. Será necessário explicitar que uma frase pode aparecer na ordem direta (sujeito + verbo + complemento do verbo + adjuntos adverbiais) ou indireta (quando há alteração nessa ordem).
Desenvolvimento (continuação)
Orientações:
- Apresente a proposta aos alunos e converse com eles sobre os possíveis acontecimentos que podem ser narrados: o parto, a reação dos familiares, o convívio com os irmãos, as primeiras vivências fora de casa, a escola etc.
- Peça aos alunos que leiam os parágrafos que produziram. Junto com a turma, comente a presença dos marcadores temporais e a relação do uso da vírgula com a posição que ocupam.
- Informe que é importante guardar esse exercício, pois poderão utilizá-lo na produção textual. Eles podem desde já reescrever esses textos, para que aperfeiçoem o uso dos marcadores temporais na sua autobiografia.
Fechamento ou conclusão
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
- Para fechar a aula, retome brevemente o que viram sobre marcadores temporais: sua função no texto autobiográfico, a posição que podem ocupar na frase e a relação entre uso de vírgula e posição na frase.
- Para terminar, lance a pergunta: há diferenças de sentido quando mudamos o marcador temporal de lugar?
- Proponha, então, que leiam um novo trecho da autobiografia Cinderela Chinesa para responder a essa questão.
- Marque um tempo para que possam ler o trecho e refletir e ouça-os, procurando mostrar que, ao deslocar para a primeira posição na frase, a intenção é destacar os marcadores e analisar a função/ posição deles nesse trecho. No caso, por ser um relato do primeiro dia de aula, é importante destacar a “segunda-feira”, quando começa a semana escolar. O mesmo ocorre no segundo parágrafo, em que o café da manhã ganha destaque por ser um ritual que antecede a ida à escola.
- Como exercício, peça aos alunos que experimentem tirar os marcadores do início das frases nesse trecho e observem como se perde a unidade de sentido do texto.
- Finalize solicitando que observem nas próprias produções textuais tanto a posição dos marcadores na frase quanto o uso da vírgula, atentos aos efeitos de sentido que desejam produzir.