14349
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 13 minutos

Orientações:

  • Proponha um desafio aos alunos: ler um trecho da autobiografia Por que não dancei, de Esmeralda do Carmo Ortiz. Neste livro, Esmeralda conta sobre o período em que esteve nas ruas, convivendo com violência, drogas e indiferença. Organize os estudantes em duplas e peça a eles que leiam em voz alta o trecho apresentado no slide (você pode projetá-lo, imprimir ou escrever no quadro). Deste trecho, foram eliminados os pontos e as vírgulas. Está tudo em letras maiúsculas para que as letras de início de frase não deem pistas.
  • Concluído o exercício de leitura, coloque as seguintes perguntas para a turma:
  • Como foi ler este texto? Vocês se perderam em algum momento da leitura?
  • Há alguma explicação para esse estranhamento?
  • Afinal, o que há de diferente no texto?
  • Da maneira que o texto foi apresentado, é bem provável que os estudantes encontrem alguma dificuldade para oralizá-lo. Ao trabalhar em duplas, os alunos poderão confrontar as hipóteses de leitura do texto. Essa atividade exploratória é essencial para que possam entender a função dos sinais de pontuação no texto escrito. As tentativas de pausa que farão na leitura em voz alta vão ajudá-los a perceber que o ponto orienta o leitor a reconhecer a passagem de um tópico para outro.

Introdução (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos, ainda em duplas, leiam o mesmo trecho, agora da maneira como foi publicado. Se não tiver projetor, distribua o texto impresso. Pergunte se ficou mais fácil a leitura e veja se conseguem explicar o motivo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 20 minutos

Orientações:

  • Peça que as duplas voltem ao trecho da autobiografia editado e pontuado conforme o original. Pergunte a eles: “Por que uma simples vírgula e um simples ponto facilitam tanto a vida do leitor?”
  • Proponha que observem como estão escritas as palavras que vêm logo após o ponto.
  • Depois, questione para que serve a vírgula no trecho apresentado acima.
  • Peça que os alunos anotem as conclusões a que chegarem no caderno. É fundamental garantir tempo para o registro. Pode ser que os estudantes tenham dificuldades para reconhecer a enumeração e, assim, justificar o uso da vírgula. É importante que você, percebendo os impasses e dúvidas, dê pistas aos alunos para que continuem a refletir, mas não colabore na formulação das respostas enquanto a dupla estiver buscando uma explicação. Faça perguntas como: “Esmeralda apresenta mais de um motivo para escrever sua autobiografia?”, “Quantos motivos ela apresenta?, Ela numera cada motivo?, Esses motivos aparecem separados?, Agrupados?”.
  • Quando encerrarem as anotações, peça que compartilhem as explicações encontradas com todos da sala. A socialização das explicações/hipóteses dos alunos é um momento importante da aula. Ele garante a participação oral de todos da classe e também permite que você faça um levantamento rápido de quanto cada um conseguiu avançar.

Fechamento ou conclusão select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 15 minutos

Orientações:

  • Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira saber como usar a vírgula e o ponto ao escrever a sua autobiografia.
  • Registre, no quadro, as sugestões e convide todos a anotar em seus cadernos. É provável que eles citem: “Separe os itens de uma lista com a vírgula”; “use o ponto para mostrar que acabou de relatar algo e vai começar a relatar uma coisa nova”. Evite, nesse momento, explicações que constam das gramáticas ou livros didáticos. Por serem muito gerais, podem mais atrapalhar do que ajudar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 13 minutos

Orientações:

  • Proponha um desafio aos alunos: ler um trecho da autobiografia Por que não dancei, de Esmeralda do Carmo Ortiz. Neste livro, Esmeralda conta sobre o período em que esteve nas ruas, convivendo com violência, drogas e indiferença. Organize os estudantes em duplas e peça a eles que leiam em voz alta o trecho apresentado no slide (você pode projetá-lo, imprimir ou escrever no quadro). Deste trecho, foram eliminados os pontos e as vírgulas. Está tudo em letras maiúsculas para que as letras de início de frase não deem pistas.
  • Concluído o exercício de leitura, coloque as seguintes perguntas para a turma:
  • Como foi ler este texto? Vocês se perderam em algum momento da leitura?
  • Há alguma explicação para esse estranhamento?
  • Afinal, o que há de diferente no texto?
  • Da maneira que o texto foi apresentado, é bem provável que os estudantes encontrem alguma dificuldade para oralizá-lo. Ao trabalhar em duplas, os alunos poderão confrontar as hipóteses de leitura do texto. Essa atividade exploratória é essencial para que possam entender a função dos sinais de pontuação no texto escrito. As tentativas de pausa que farão na leitura em voz alta vão ajudá-los a perceber que o ponto orienta o leitor a reconhecer a passagem de um tópico para outro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos, ainda em duplas, leiam o mesmo trecho, agora da maneira como foi publicado. Se não tiver projetor, distribua o texto impresso. Pergunte se ficou mais fácil a leitura e veja se conseguem explicar o motivo.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 20 minutos

Orientações:

  • Peça que as duplas voltem ao trecho da autobiografia editado e pontuado conforme o original. Pergunte a eles: “Por que uma simples vírgula e um simples ponto facilitam tanto a vida do leitor?”
  • Proponha que observem como estão escritas as palavras que vêm logo após o ponto.
  • Depois, questione para que serve a vírgula no trecho apresentado acima.
  • Peça que os alunos anotem as conclusões a que chegarem no caderno. É fundamental garantir tempo para o registro. Pode ser que os estudantes tenham dificuldades para reconhecer a enumeração e, assim, justificar o uso da vírgula. É importante que você, percebendo os impasses e dúvidas, dê pistas aos alunos para que continuem a refletir, mas não colabore na formulação das respostas enquanto a dupla estiver buscando uma explicação. Faça perguntas como: “Esmeralda apresenta mais de um motivo para escrever sua autobiografia?”, “Quantos motivos ela apresenta?, Ela numera cada motivo?, Esses motivos aparecem separados?, Agrupados?”.
  • Quando encerrarem as anotações, peça que compartilhem as explicações encontradas com todos da sala. A socialização das explicações/hipóteses dos alunos é um momento importante da aula. Ele garante a participação oral de todos da classe e também permite que você faça um levantamento rápido de quanto cada um conseguiu avançar.
Slide Plano Aula

Tempo estimado: 15 minutos

Orientações:

  • Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira saber como usar a vírgula e o ponto ao escrever a sua autobiografia.
  • Registre, no quadro, as sugestões e convide todos a anotar em seus cadernos. É provável que eles citem: “Separe os itens de uma lista com a vírgula”; “use o ponto para mostrar que acabou de relatar algo e vai começar a relatar uma coisa nova”. Evite, nesse momento, explicações que constam das gramáticas ou livros didáticos. Por serem muito gerais, podem mais atrapalhar do que ajudar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP33 da BNCC

6º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano