Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Introdução ou preparação
Tempo estimado: 13 minutos
Orientações:
- Proponha um desafio aos alunos: ler um trecho da autobiografia Por que não dancei, de Esmeralda do Carmo Ortiz. Neste livro, Esmeralda conta sobre o período em que esteve nas ruas, convivendo com violência, drogas e indiferença. Organize os estudantes em duplas e peça a eles que leiam em voz alta o trecho apresentado no slide (você pode projetá-lo, imprimir ou escrever no quadro). Deste trecho, foram eliminados os pontos e as vírgulas. Está tudo em letras maiúsculas para que as letras de início de frase não deem pistas.
- Concluído o exercício de leitura, coloque as seguintes perguntas para a turma:
- Como foi ler este texto? Vocês se perderam em algum momento da leitura?
- Há alguma explicação para esse estranhamento?
- Afinal, o que há de diferente no texto?
- Da maneira que o texto foi apresentado, é bem provável que os estudantes encontrem alguma dificuldade para oralizá-lo. Ao trabalhar em duplas, os alunos poderão confrontar as hipóteses de leitura do texto. Essa atividade exploratória é essencial para que possam entender a função dos sinais de pontuação no texto escrito. As tentativas de pausa que farão na leitura em voz alta vão ajudá-los a perceber que o ponto orienta o leitor a reconhecer a passagem de um tópico para outro.
Introdução (continuação)
Orientações:
- Peça que os alunos, ainda em duplas, leiam o mesmo trecho, agora da maneira como foi publicado. Se não tiver projetor, distribua o texto impresso. Pergunte se ficou mais fácil a leitura e veja se conseguem explicar o motivo.
Desenvolvimento
Tempo estimado: 20 minutos
Orientações:
- Peça que as duplas voltem ao trecho da autobiografia editado e pontuado conforme o original. Pergunte a eles: “Por que uma simples vírgula e um simples ponto facilitam tanto a vida do leitor?”
- Proponha que observem como estão escritas as palavras que vêm logo após o ponto.
- Depois, questione para que serve a vírgula no trecho apresentado acima.
- Peça que os alunos anotem as conclusões a que chegarem no caderno. É fundamental garantir tempo para o registro. Pode ser que os estudantes tenham dificuldades para reconhecer a enumeração e, assim, justificar o uso da vírgula. É importante que você, percebendo os impasses e dúvidas, dê pistas aos alunos para que continuem a refletir, mas não colabore na formulação das respostas enquanto a dupla estiver buscando uma explicação. Faça perguntas como: “Esmeralda apresenta mais de um motivo para escrever sua autobiografia?”, “Quantos motivos ela apresenta?, Ela numera cada motivo?, Esses motivos aparecem separados?, Agrupados?”.
- Quando encerrarem as anotações, peça que compartilhem as explicações encontradas com todos da sala. A socialização das explicações/hipóteses dos alunos é um momento importante da aula. Ele garante a participação oral de todos da classe e também permite que você faça um levantamento rápido de quanto cada um conseguiu avançar.
Fechamento ou conclusão
Tempo estimado: 15 minutos
Orientações:
- Peça que a turma sugira dicas para alguém que queira saber como usar a vírgula e o ponto ao escrever a sua autobiografia.
- Registre, no quadro, as sugestões e convide todos a anotar em seus cadernos. É provável que eles citem: “Separe os itens de uma lista com a vírgula”; “use o ponto para mostrar que acabou de relatar algo e vai começar a relatar uma coisa nova”. Evite, nesse momento, explicações que constam das gramáticas ou livros didáticos. Por serem muito gerais, podem mais atrapalhar do que ajudar.