Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13ALG03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Uma cadeira, um cabo de vassoura, duas sacolinhas plásticas com produtos com a mesma massa.
Jogo: Balança lógica
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
Apesar de o foco ser a atividade principal, o aquecimento traz uma situação problema bem interessante. Você pode filmar um vídeo mostrando a atividade com a vassoura, os produtos e a cadeira e enviar a atividade por WhatsApp. É bastante instigante e os alunos podem enviar as respostas pelo mesmo meio.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é o equilíbrio em balanças para compará-lo com sentenças matemáticas iguais, ou seja, estabelecer igualdades. Os alunos precisam ter acesso à imagem da balança da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para a turma e explicar a atividade. Eles devem copiar e tentar desenhar a balança e as peças com os pesos correspondentes. Caso não seja síncrona, você pode fotografar a balança do slide ou da atividade principal; pode compartilhar a imagem com os alunos via WhatsApp ou e-mail; você pode gravar um vídeo mostrando a atividade também. Eles também devem copiar a balança no caderno. A princípio, os alunos devem pensar individualmente na resolução da situação. Você pode guiar a ação dos alunos enviando alguns questionamentos:
- Como vocês pensaram em começar?
- O que já sabemos olhando para a balança? Que dados já temos?
- O que será preciso descobrir?
- Qual a soma que temos de um lado da balança?
Depois, os alunos podem compartilhar a sua resolução com toda a turma através de vídeos, fotografias, áudios ou textos.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com a que foi mostrada no slide 5. Eles podem opinar concordando ou discordando do que foi mostrado no slide.
Encerramento
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos é brincando com balanças caso tenham alguma em casa. Se não tiverem, podem fazer com palito de churrasco e barbante. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.