Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luana Pires Barbosa
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Reconhecer o sinal de igual como equivalência.
Conceito-chave
Noção de igualdade em uma situação-problema, envolvendo equilíbrio.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Datashow ( opcional);
- Uma cadeira, um cabo de vassoura, duas sacolinhas plásticas com produtos com a mesma massa (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia ou projete o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete esta imagem ou faça a demonstração utilizando uma cadeira e duas sacolinhas de supermercado com produtos diferentes, porém com a mesma massa (pode ser de um lado um produto de dois quilos e de outro dois pacotes com um quilo cada). Faça as perguntas e ouça as hipóteses.É esperado que eles concluam que mesmo os produtos sendo diferentes, há equilíbrio pois os pesos são equivalentes.
Propósito: Retomar o conceito de sentenças equivalentes.
Discuta com a turma:
- Posso ter objetos diferentes dos dois lados, mas que possuem o mesmo peso? Ficaria equilibrada?
- A palavra equivalente significa o mesmo que igual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia a atividade com os alunos e dê um tempo para que eles resolvam. Deixe que formem duplas. Se quiser pode imprimir ou desenhar no quadro. As crianças devem descobrir qual a massa do pacote verde. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.
Faça perguntas que os levem a pensar sobre os dados já fornecidos e levantar hipóteses aos desconhecidos.
Propósito: Descobrir quanto pesa o pacote verde, utilizando a ideia de equivalência como recurso.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram em começar?
- O que já sabemos olhando para a balança? Que dados já temos?
- O que será preciso descobrir?
- Qual a soma que temos de um lado da balança?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Leia aqui o texto da Silva e Ribeiro (2014) sobre a transição da álgebra no Ensino Fundamental I e II.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia a atividade com os alunos e dê um tempo para que eles resolvam. Deixe que formem duplas. Se quiser pode imprimir ou desenhar no quadro. As crianças devem descobrir qual a massa do pacote verde. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.
Faça perguntas que os levem a pensar sobre os dados já fornecidos e levantar hipóteses aos desconhecidos.
Propósito: Descobrir quanto pesa o pacote verde, utilizando a ideia de equivalência como recurso.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram em começar?
- O que já sabemos olhando para a balança? Que dados já temos?
- O que será preciso descobrir?
- Qual a soma que temos de um lado da balança?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir o valor do pacote verde. Disponibilize o quadro para este momento da atividade.
Propósito: Compartilhar estratégias com o grupo.
Discuta com a turma:
- Em que você teve mais dificuldade?
- Como vocês chegaram ao valor da massa do pacote verde?
- O que vocês observaram para chegar a esse resultado?
- Vocês verificaram se os dois lados da balança ficaram equilibrados?
- Quantas tentativas vocês fizeram para chegar ao resultado correto?
Material Complementar:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir o valor do pacote verde. Disponibilize o quadro para este momento da atividade.
Propósito: Compartilhar estratégias com o grupo.
Discuta com a turma:
- Em que você teve mais dificuldade?
- Como vocês chegaram ao valor da massa do pacote verde?
- O que vocês observaram para chegar a esse resultado?
- Vocês verificaram se os dois lados da balança ficaram equilibrados?
- Quantas tentativas vocês fizeram para chegar ao resultado correto?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.Peça para que copiem em seus cadernos.
Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual através da balança de equilíbrio.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Qual sinal representa uma balança em equilíbrio?
- O que significa a palavra equivalência?
Comparando sentenças
Orientações: Projete as sentenças acima ou entregue impressa às crianças. Nesta atividade, elas devem analisar se usarão o sinal de igual ou o sinal de diferente, à partir da comparação dos dois membros de uma sentença.
Propósito: Verificar as aprendizagens sobre o sinal de igual e diferente.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar