9889
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O mistério da balança

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre reconhecer o sinal de igual como equivalência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Reconhecer o sinal de igual como equivalência.

Conceito-chave

Noção de igualdade em uma situação-problema, envolvendo equilíbrio.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional);
  • Uma cadeira, um cabo de vassoura, duas sacolinhas plásticas com produtos com a mesma massa (opcional).





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete esta imagem ou faça a demonstração utilizando uma cadeira e duas sacolinhas de supermercado com produtos diferentes, porém com a mesma massa (pode ser de um lado um produto de dois quilos e de outro dois pacotes com um quilo cada). Faça as perguntas e ouça as hipóteses.É esperado que eles concluam que mesmo os produtos sendo diferentes, há equilíbrio pois os pesos são equivalentes.

Propósito: Retomar o conceito de sentenças equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Posso ter objetos diferentes dos dois lados, mas que possuem o mesmo peso? Ficaria equilibrada?
  • A palavra equivalente significa o mesmo que igual?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia a atividade com os alunos e dê um tempo para que eles resolvam. Deixe que formem duplas. Se quiser pode imprimir ou desenhar no quadro. As crianças devem descobrir qual a massa do pacote verde. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Faça perguntas que os levem a pensar sobre os dados já fornecidos e levantar hipóteses aos desconhecidos.

Propósito: Descobrir quanto pesa o pacote verde, utilizando a ideia de equivalência como recurso.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram em começar?
  • O que já sabemos olhando para a balança? Que dados já temos?
  • O que será preciso descobrir?
  • Qual a soma que temos de um lado da balança?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leia aqui o texto da Silva e Ribeiro (2014) sobre a transição da álgebra no Ensino Fundamental I e II.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia a atividade com os alunos e dê um tempo para que eles resolvam. Deixe que formem duplas. Se quiser pode imprimir ou desenhar no quadro. As crianças devem descobrir qual a massa do pacote verde. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Faça perguntas que os levem a pensar sobre os dados já fornecidos e levantar hipóteses aos desconhecidos.

Propósito: Descobrir quanto pesa o pacote verde, utilizando a ideia de equivalência como recurso.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram em começar?
  • O que já sabemos olhando para a balança? Que dados já temos?
  • O que será preciso descobrir?
  • Qual a soma que temos de um lado da balança?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir o valor do pacote verde. Disponibilize o quadro para este momento da atividade.

Propósito: Compartilhar estratégias com o grupo.

Discuta com a turma:

  • Em que você teve mais dificuldade?
  • Como vocês chegaram ao valor da massa do pacote verde?
  • O que vocês observaram para chegar a esse resultado?
  • Vocês verificaram se os dois lados da balança ficaram equilibrados?
  • Quantas tentativas vocês fizeram para chegar ao resultado correto?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir o valor do pacote verde. Disponibilize o quadro para este momento da atividade.

Propósito: Compartilhar estratégias com o grupo.

Discuta com a turma:

  • Em que você teve mais dificuldade?
  • Como vocês chegaram ao valor da massa do pacote verde?
  • O que vocês observaram para chegar a esse resultado?
  • Vocês verificaram se os dois lados da balança ficaram equilibrados?
  • Quantas tentativas vocês fizeram para chegar ao resultado correto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.Peça para que copiem em seus cadernos.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual através da balança de equilíbrio.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Qual sinal representa uma balança em equilíbrio?
  • O que significa a palavra equivalência?

Comparando sentenças select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as sentenças acima ou entregue impressa às crianças. Nesta atividade, elas devem analisar se usarão o sinal de igual ou o sinal de diferente, à partir da comparação dos dois membros de uma sentença.

Propósito: Verificar as aprendizagens sobre o sinal de igual e diferente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Reconhecer o sinal de igual como equivalência.

Conceito-chave

Noção de igualdade em uma situação-problema, envolvendo equilíbrio.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional);
  • Uma cadeira, um cabo de vassoura, duas sacolinhas plásticas com produtos com a mesma massa (opcional).




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete esta imagem ou faça a demonstração utilizando uma cadeira e duas sacolinhas de supermercado com produtos diferentes, porém com a mesma massa (pode ser de um lado um produto de dois quilos e de outro dois pacotes com um quilo cada). Faça as perguntas e ouça as hipóteses.É esperado que eles concluam que mesmo os produtos sendo diferentes, há equilíbrio pois os pesos são equivalentes.

Propósito: Retomar o conceito de sentenças equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Posso ter objetos diferentes dos dois lados, mas que possuem o mesmo peso? Ficaria equilibrada?
  • A palavra equivalente significa o mesmo que igual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia a atividade com os alunos e dê um tempo para que eles resolvam. Deixe que formem duplas. Se quiser pode imprimir ou desenhar no quadro. As crianças devem descobrir qual a massa do pacote verde. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Faça perguntas que os levem a pensar sobre os dados já fornecidos e levantar hipóteses aos desconhecidos.

Propósito: Descobrir quanto pesa o pacote verde, utilizando a ideia de equivalência como recurso.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram em começar?
  • O que já sabemos olhando para a balança? Que dados já temos?
  • O que será preciso descobrir?
  • Qual a soma que temos de um lado da balança?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leia aqui o texto da Silva e Ribeiro (2014) sobre a transição da álgebra no Ensino Fundamental I e II.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia a atividade com os alunos e dê um tempo para que eles resolvam. Deixe que formem duplas. Se quiser pode imprimir ou desenhar no quadro. As crianças devem descobrir qual a massa do pacote verde. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Faça perguntas que os levem a pensar sobre os dados já fornecidos e levantar hipóteses aos desconhecidos.

Propósito: Descobrir quanto pesa o pacote verde, utilizando a ideia de equivalência como recurso.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram em começar?
  • O que já sabemos olhando para a balança? Que dados já temos?
  • O que será preciso descobrir?
  • Qual a soma que temos de um lado da balança?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir o valor do pacote verde. Disponibilize o quadro para este momento da atividade.

Propósito: Compartilhar estratégias com o grupo.

Discuta com a turma:

  • Em que você teve mais dificuldade?
  • Como vocês chegaram ao valor da massa do pacote verde?
  • O que vocês observaram para chegar a esse resultado?
  • Vocês verificaram se os dois lados da balança ficaram equilibrados?
  • Quantas tentativas vocês fizeram para chegar ao resultado correto?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir o valor do pacote verde. Disponibilize o quadro para este momento da atividade.

Propósito: Compartilhar estratégias com o grupo.

Discuta com a turma:

  • Em que você teve mais dificuldade?
  • Como vocês chegaram ao valor da massa do pacote verde?
  • O que vocês observaram para chegar a esse resultado?
  • Vocês verificaram se os dois lados da balança ficaram equilibrados?
  • Quantas tentativas vocês fizeram para chegar ao resultado correto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.Peça para que copiem em seus cadernos.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual através da balança de equilíbrio.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Qual sinal representa uma balança em equilíbrio?
  • O que significa a palavra equivalência?
Slide Plano Aula

Orientações: Projete as sentenças acima ou entregue impressa às crianças. Nesta atividade, elas devem analisar se usarão o sinal de igual ou o sinal de diferente, à partir da comparação dos dois membros de uma sentença.

Propósito: Verificar as aprendizagens sobre o sinal de igual e diferente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano