14347
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula de uma sequência de 15 planos sobre o gênero autobiografia.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Orientações iniciais
Os três planos aqui adaptados compõem uma proposta para realização de análise linguística e semiótica em textos do gênero relato autobiográfico, de modo a levar os alunos à percepção de como elementos linguísticos, como qualificadores, por exemplo, são importantes para a construção do efeito de sentido pretendido.

Introdução: Conotação e denotação em uma autobiografia
As atividades desta etapa correspondem ao plano LPO7_07SQA04.
Entre em contato com os alunos, por áudio, e apresente as expressões indicadas no slide de introdução para que possam refletir sobre os sentidos literal e figurado. Peça que pensem em outras expressões da Língua Portuguesa usadas no sentido figurado. Diga que nas próximas aulas vocês irão estudar o uso de expressões conotativas em um texto autobiográfico.
Previamente, digite o texto Senhor da chuva, de Antonio Prata, do livro Nu, de botas, em um arquivo Word. Insira no texto a imagem da capa do livro e as questões para discussão propostas no plano, e envie o arquivo aos alunos. Peça que façam a leitura com atenção, anotem as palavras cujos significados sejam desconhecidos para eles e pesquisem seus significados. Peça também que pesquisem o significado e imagens de uma câmera hiperbárica e de um módulo lunar. Além disso, peça que respondam às demais questões interpretativas, conforme a orientação do plano. Estabeleça um prazo para que entreguem a atividade.
Corrija as atividades entregues pelos alunos e organize uma devolutiva, com comentários sobre as questões, por meio de áudio ou vídeo. Encerre-a com a leitura do trecho do texto apresentado no slide de fechamento. Desafie os estudantes a dizer se as palavras destacadas estão no sentido denotativo ou conotativo.

Desenvolvimento: Análise linguística e semiótica - função dos adjetivos no gênero autobiografia
As atividades desta etapa correspondem ao plano LPO7_07SQA05.
Previamente, digite em um arquivo Word o trecho do texto apresentado no slide de introdução, do livro Na minha pele, de Lázaro Ramos. Digite também as questões apresentadas no slide. Envie a atividade aos alunos, por e-mail, com a orientação e o tempo estabelecido para que a tarefa seja realizada e devolvida a você.
Depois de recebidas as respostas dos alunos, faça uma devolutiva refletindo sobre o papel das palavras que escolheram e sobre como os adjetivos e locuções adjetivas modificam os sentidos dos substantivos.
Se possível, organize um encontro síncrono para conduzir a atividade de comparação do texto original, com as lacunas preenchidas, com as respostas dadas pelos alunos. Caso contrário, digite novamente, em arquivo Word, os textos trazidos nos slides de desenvolvimento, juntamente às questões, e envie aos alunos o arquivo. Peça que o respondam. Junto a esse arquivo, envie as orientações e seus comentários sobre a importância dos adjetivos para construção de sentido no gênero autobiografia. Chame a atenção deles para o fato de como os adjetivos e as locuções adjetivas contribuem para caracterizar e descrever ambientes, personagens e cenas. Estabeleça um prazo para realização e entrega da tarefa. Organize, então, a devolutiva com os comentários. Nessa devolutiva, procure citar muitos exemplos, tanto das respostas dos alunos quanto dos textos, para que o conteúdo fique bem sistematizado e compreensível.

Fechamento: A função dos adjetivos e das locuções adjetivas
As atividades desta etapa correspondem ao plano LPO7_07SQA06.
Previamente, digite os dois fragmentos de relatos autobiográficos, apresentados no slide de introdução, juntamente com as questões. Caso a aula de leitura desta sequência de planos não tenha sido dada, escreva na abertura do arquivo uma breve apresentação de cada obra para contextualizar os fragmentos, que serão comparados pelos alunos, a fim de localizarem as palavras, expressões ou orações que os ajudem a caracterizar as personagens. Envie aos alunos o arquivo para que realizem a atividade, juntamente com as orientações necessárias. Estabeleça um prazo para que cumpram a tarefa e a devolvam a você.
Se possível, marque um encontro síncrono para realização da devolutiva da tarefa. Apresente aos alunos, então, o texto do segundo slide de desenvolvimento, no qual os trechos estão destacados. Conduza essa devolutiva com as explicações sobre a importância dos adjetivos e das locuções adjetivas para a construção do efeito de sentido nos relatos autobiográficos. Siga as orientações do plano para conduzir esta etapa da aula. Encerre com a leitura do texto apresentado no slide de fechamento, a fim de reforçar a ideia de efeitos de sentido e intencionalidade, e de ampliar o uso dos modificadores (adjetivos e locuções adjetivas).

Convite às famílias
Incentive os estudantes a convidarem seus familiares para uma roda de leitura de relatos autobiográficos. Os textos podem ser lidos em voz alta pelos alunos para seus familiares, por exemplo, em um momento em que a família comumente se reúne para ver televisão. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA05

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas