14347
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Minha vida, nossas vidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Minha vida, nossas vidas

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Introdução ou preparação select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 15 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem as palavras que foram assinaladas com cor azul no trecho da autobiografia de Lázaro Ramos. O que essas palavras representam?
  • Que palavras estão faltando no texto? É possível adivinhar quais palavras foram apagadas?
  • Os alunos deverão sugerir palavras que complementem o sentido dos substantivos. Anote na lousa as sugestões dos alunos.
  • Leiam as frases com as diferentes possibilidades sugeridas. As palavras escolhidas para completar o texto podem mudar o sentido dele?
  • Reflita com os alunos sobre o papel das palavras que escolheram, sobre como adjetivos e locuções adjetivas modificam os sentidos dos substantivos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para que os estudantes comparem as palavras que usaram para complementar os substantivos na atividade anterior com o trecho da autobiografia de Lázaro Ramos neste slide, para que verifiquem os sentidos construídos pela associação entre adjetivos e locuções adjetivas e substantivos.
  • Neste slide, o objetivo da atividade é verificar e analisar como os adjetivos e locuções alteram os sentidos dos substantivos, buscando possibilidades de substituição com sinônimos para que os estudantes compreendam o que cada adjetivo e locução adjetiva significa.
  • Vida simples seria que tipo de vida? O que a turma entende por vida simples? O que caracteriza uma vida simples? Se a tia projetou a casa o que se pode interpretar sobre a condição de moradia da família?
  • A expressão “irmãos postiços” tem que sentido no parágrafo? Geralmente o adjetivo “postiço” é empregado em que contexto?
  • “Brincadeiras de custo zero” é uma expressão nova, criada pelo autor para denominar as brincadeiras de sua infância. Observando-se os exemplos de brincadeiras que o narrador cita, a expressão se opõe a que outras brincadeiras, que não teriam custo zero? O que a locução adjetiva “de custo zero” significa nesse contexto? A locução se relaciona com outro adjetivo usado para caracterizar esse período da sua biografia [simples]? Em que outros contextos, podemos usar a locução adjetiva “de custo zero”?
  • Comparem as formas dos adjetivos - simples, postiços, enorme, novas - e das locuções adjetivas - de custo zero, de óleo, de pau. O que se pode notar de diferente entre as duas? Como a locução adjetiva é composta? [preposição + substantivo] Há adjetivo na locução adjetiva?
  • É possível trocar a locução “de custo zero” por um adjetivo que expresse a mesma ideia? [gratuitas]
  • Os adjetivos que se vinculam aos substantivos “criatividade” e “coisas” trazem um outro aspecto em relação ao adjetivo “simples” no contexto da vida do autor?
  • Encaminhe a reflexão para que os alunos identifiquem o comentário feito pelo narrador na frase: “Como criança cansa rápido de tudo, desenvolvemos uma criatividade enorme, sempre inventando coisas novas pra fazer”. Os alunos concordam com essa observação? Criança cansa rápido de tudo? Cansar das coisas aumenta a criatividade?
  • Que impressão o autor-narrador transmite ao leitor sobre a simplicidade da sua infância? O narrador analisa com que sentimentos esse período da sua vida neste trecho?

Desenvolvimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Observem os sentidos que adjetivos e locuções adjetivas marcados com a cor vermelha formam neste parágrafo da autobiografia de Antonio Prata.
  • A que palavras estão conectados? Adjetivos e locuções adjetivas qualificam apenas substantivos? [torneira - substantivo, tudo - pronome indefinido, fiquei - verbo, casas - substantivo, tampinhas - substantivo, casa - substantivo, uma casa igual à nossa - sintagma nominal]
  • Há adjetivos diferentes que têm o mesmo sentido no texto?
  • Por que o autor marcou os adjetivos “igual, igualzinho” com letras inclinadas, em itálico? O que o leitor percebe neste ponto da leitura?
  • Essa impressão se confirma no fim do texto?
  • Usar adjetivos é importante na autobiografia?

Desenvolvimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ondjaki é um escritor angolano, sendo assim chame a atenção para as referências que faz a Angola e a Portugal e às telenovelas brasileiras, que são exibidas em Angola até hoje e influenciam a cultura e a língua portuguesa do país.
  • Proponha que os alunos organizem uma tabela em que listem adjetivos e locuções adjetivas que localizaram no texto.
  • Solicite que observem a que palavras os adjetivos estão ligados e que acrescentem à tabela. Eles qualificam apenas substantivos?
  • Como os adjetivos e locuções adjetivas interferem no sentido das palavras às quais estão ligados?
  • Também analisem a posição do adjetivo em relação à palavra que acompanha. Está sempre na mesma posição?
  • Veja o significado do advérbio bué abaixo:

bu·é 2

(origem onomatopaica)

substantivo masculino

[Brasil, Popular] Berreiro de criança. = CHORADEIRA

Confrontar: boé.

bu·é 1

(talvez do quimbundo)

advérbio

1. [Portugal, Informal] Em grande quantidade ou intensidade (ex.: corremos bué).

determinante e pronome indefinido de dois gêneros e dois números

2. [Portugal, Informal] Grande número ou quantidade (ex.: estava bué gente).

Sinônimo Geral: MUITO

Antônimo Geral: POUCO

Confrontar: boé.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/bu%C3%A9

Fechamento ou conclusão select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 15 minutos

Orientações:

  • A atividade final pode ser realizada em duplas ou pequenos grupos para que os estudantes troquem suas impressões e escrevam um comentário sobre o que aprenderam na aula, com orientações para o uso de adjetivos nas autobiografias. Qual é o papel dos adjetivos e locuções adjetivas nas autobiografias? Depois, exponha as orientações de cada grupo, conversem sobre as percepções para concluir a atividade.
  • Uma sugestão para projeto seria elaborar um jogo em que substantivos e adjetivos possam ser combinados, em formato de dominó, trunfo ou Pokemón.

Resumo da aula

download Baixar plano

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Atenção!

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.

Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 15 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem as palavras que foram assinaladas com cor azul no trecho da autobiografia de Lázaro Ramos. O que essas palavras representam?
  • Que palavras estão faltando no texto? É possível adivinhar quais palavras foram apagadas?
  • Os alunos deverão sugerir palavras que complementem o sentido dos substantivos. Anote na lousa as sugestões dos alunos.
  • Leiam as frases com as diferentes possibilidades sugeridas. As palavras escolhidas para completar o texto podem mudar o sentido dele?
  • Reflita com os alunos sobre o papel das palavras que escolheram, sobre como adjetivos e locuções adjetivas modificam os sentidos dos substantivos.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para que os estudantes comparem as palavras que usaram para complementar os substantivos na atividade anterior com o trecho da autobiografia de Lázaro Ramos neste slide, para que verifiquem os sentidos construídos pela associação entre adjetivos e locuções adjetivas e substantivos.
  • Neste slide, o objetivo da atividade é verificar e analisar como os adjetivos e locuções alteram os sentidos dos substantivos, buscando possibilidades de substituição com sinônimos para que os estudantes compreendam o que cada adjetivo e locução adjetiva significa.
  • Vida simples seria que tipo de vida? O que a turma entende por vida simples? O que caracteriza uma vida simples? Se a tia projetou a casa o que se pode interpretar sobre a condição de moradia da família?
  • A expressão “irmãos postiços” tem que sentido no parágrafo? Geralmente o adjetivo “postiço” é empregado em que contexto?
  • “Brincadeiras de custo zero” é uma expressão nova, criada pelo autor para denominar as brincadeiras de sua infância. Observando-se os exemplos de brincadeiras que o narrador cita, a expressão se opõe a que outras brincadeiras, que não teriam custo zero? O que a locução adjetiva “de custo zero” significa nesse contexto? A locução se relaciona com outro adjetivo usado para caracterizar esse período da sua biografia [simples]? Em que outros contextos, podemos usar a locução adjetiva “de custo zero”?
  • Comparem as formas dos adjetivos - simples, postiços, enorme, novas - e das locuções adjetivas - de custo zero, de óleo, de pau. O que se pode notar de diferente entre as duas? Como a locução adjetiva é composta? [preposição + substantivo] Há adjetivo na locução adjetiva?
  • É possível trocar a locução “de custo zero” por um adjetivo que expresse a mesma ideia? [gratuitas]
  • Os adjetivos que se vinculam aos substantivos “criatividade” e “coisas” trazem um outro aspecto em relação ao adjetivo “simples” no contexto da vida do autor?
  • Encaminhe a reflexão para que os alunos identifiquem o comentário feito pelo narrador na frase: “Como criança cansa rápido de tudo, desenvolvemos uma criatividade enorme, sempre inventando coisas novas pra fazer”. Os alunos concordam com essa observação? Criança cansa rápido de tudo? Cansar das coisas aumenta a criatividade?
  • Que impressão o autor-narrador transmite ao leitor sobre a simplicidade da sua infância? O narrador analisa com que sentimentos esse período da sua vida neste trecho?

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Observem os sentidos que adjetivos e locuções adjetivas marcados com a cor vermelha formam neste parágrafo da autobiografia de Antonio Prata.
  • A que palavras estão conectados? Adjetivos e locuções adjetivas qualificam apenas substantivos? [torneira - substantivo, tudo - pronome indefinido, fiquei - verbo, casas - substantivo, tampinhas - substantivo, casa - substantivo, uma casa igual à nossa - sintagma nominal]
  • Há adjetivos diferentes que têm o mesmo sentido no texto?
  • Por que o autor marcou os adjetivos “igual, igualzinho” com letras inclinadas, em itálico? O que o leitor percebe neste ponto da leitura?
  • Essa impressão se confirma no fim do texto?
  • Usar adjetivos é importante na autobiografia?

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ondjaki é um escritor angolano, sendo assim chame a atenção para as referências que faz a Angola e a Portugal e às telenovelas brasileiras, que são exibidas em Angola até hoje e influenciam a cultura e a língua portuguesa do país.
  • Proponha que os alunos organizem uma tabela em que listem adjetivos e locuções adjetivas que localizaram no texto.
  • Solicite que observem a que palavras os adjetivos estão ligados e que acrescentem à tabela. Eles qualificam apenas substantivos?
  • Como os adjetivos e locuções adjetivas interferem no sentido das palavras às quais estão ligados?
  • Também analisem a posição do adjetivo em relação à palavra que acompanha. Está sempre na mesma posição?
  • Veja o significado do advérbio bué abaixo:

bu·é 2

(origem onomatopaica)

substantivo masculino

[Brasil, Popular] Berreiro de criança. = CHORADEIRA

Confrontar: boé.

bu·é 1

(talvez do quimbundo)

advérbio

1. [Portugal, Informal] Em grande quantidade ou intensidade (ex.: corremos bué).

determinante e pronome indefinido de dois gêneros e dois números

2. [Portugal, Informal] Grande número ou quantidade (ex.: estava bué gente).

Sinônimo Geral: MUITO

Antônimo Geral: POUCO

Confrontar: boé.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/bu%C3%A9

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 15 minutos

Orientações:

  • A atividade final pode ser realizada em duplas ou pequenos grupos para que os estudantes troquem suas impressões e escrevam um comentário sobre o que aprenderam na aula, com orientações para o uso de adjetivos nas autobiografias. Qual é o papel dos adjetivos e locuções adjetivas nas autobiografias? Depois, exponha as orientações de cada grupo, conversem sobre as percepções para concluir a atividade.
  • Uma sugestão para projeto seria elaborar um jogo em que substantivos e adjetivos possam ser combinados, em formato de dominó, trunfo ou Pokemón.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano