14345
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A estrutura composicional da autobiografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A estrutura composicional da autobiografia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (Whatsapp ou e-mail) para envio das orientações e sugestões das atividades, escritas em documento Word ou gravadas e disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online -- como o Google Meets (acesse o tutorial aqui) ou o Zoom (acesse o tutorial aqui)

Introdução - A estrutura de uma autobiografia
Envie um áudio aos alunos relembrando com eles as características do gênero autobiografia. Aproveite para informar que nesta aula eles farão a leitura de trechos de dois livros autobiográficos.
Apresente as autoras, os títulos e subtítulos das obras. Se possível, envie as imagens das capas dos livros e peça para que, a partir das imagens, títulos e subtítulos, eles levantem hipóteses sobre as histórias. Peça para anotarem as hipóteses, para serem ou não confirmadas.

Desenvolvimento - Leitura do capítulo: Quero ser médico
Envie por e-mail aos alunos o arquivo com os textos (o trecho do prefácio da obra Cinderela chinesa e da autobiografia de Eliane Brum), disponível nos materiais complementares. Peça para fazerem a leitura dos textos. Estabeleça um prazo e agende, se possível, um encontro síncrono com eles, para efetuar as reflexões propostas nos slides de desenvolvimento do plano e verificar se as hipóteses levantadas na etapa anterior foram ou não confirmadas.

Caso não seja possível o encontro síncrono, crie um grupo de Whatsapp para vocês interagirem sobre a leitura, de modo que haja uma reflexão sobre os pontos elencados no slide e uma troca de turnos, com você fazendo as perguntas e os alunos respondendo.
Como a intenção dessa aula é a leitura, o ideal é que as atividades propostas sejam conduzidas oralmente, sem que os alunos tenham que responder a questionários sobre a leitura.

Após esse momento de interação, envie o arquivo com os textos: o "capítulo 2 - Uma família de Tianjin", do livro de “Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah, e o "Capítulo: A casa escura", do livro de “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum. Divida a classe em dois grupos, de modo que cada um leia um dos capítulos, e oriente-os sobre os objetivos de leitura, conforme expressos no plano original, no terceiro slide de desenvolvimento.

Fechamento
Para o encerramento da aula, organize, se possível, um encontro síncrono ou, como na proposta anterior, um grupo de Whatsapp da classe. O objetivo é que haja uma socialização das impressões sobre a leitura dos capítulos, de modo que os alunos possam expressar as observações sobre a leitura. Conduza as reflexões desse momento de acordo com a proposta do slide de fechamento do plano.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a convidarem os familiares para uma roda de leitura de relatos autobiográficos. Os textos podem ser lidos em voz alta pelos alunos para os familiares em um momento em que a família comumente se reúne, por exemplo. Essa interação pode manter ou fortalecer os vínculos entre os estudantes, a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA03

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas