14345
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A estrutura composicional da autobiografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A estrutura composicional da autobiografia

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Autobiografia e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível, tenha impressões dos trechos dos livros trechos dos livros “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum, e "Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah.

Informações sobre o gênero: Autobiografia é um relato retrospectivo que a própria pessoa faz de sua vida, ou seja, o autor-narrador-personagem tem um papel de destaque nos acontecimentos do passado e do presente. A reconstituição memorialista, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o nível dos acontecimentos e o do seu significado. Quanto à função desse gênero do ponto de vista de sua recepção, quem tem acesso a uma autobiografia, pode, por meio dela, identificar-se com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural, refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesma.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades na leitura e na fruição do texto por não terem repertório sobre as épocas e lugares apresentados nesses dois exemplares de autobiografias das escritoras. Também por estarem trabalhando com trechos de livros, talvez também tenham dificuldade de perceber a unidade, o todo, das duas histórias.

Referências sobre o assunto: CARVALHO, Sibéria. O ensino-aprendizagem da autobiografia: uma possibilidade para o desenvolvimento a linguagem escrita. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13505

LEJEUNE, Phillipe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MUSEU DA PESSOA. Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/home

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa 1° ano. São Paulo: SME, 2014. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/lingua-Portuguesa-e-Matematica-Aluno-2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre brevemente as características do gênero autobiografia.
  • Informe que, nesta aula, serão apresentados trechos de dois livros autobiográficos de duas escritoras, uma brasileira e uma chinesa. Mostre as capas dos livros (no próprio suporte ou em slides), localize os nomes das autoras e pergunte se já ouviram falar delas e desses livros e o que conhecem a respeito. Se não conhecerem, peça que levantem hipóteses a partir dos títulos e das ilustrações na capa.
  • É importante ressaltar que os dois livros possuem títulos e subtítulos: Cinderela Chinesa: a história secreta de uma filha renegada (que não aparece na capa, mas no interior do livro, na folha de rosto) e Meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras. E os instigue a responder:
  • O que esses subtítulos sugerem?
  • É possível, observando a capa e o título, inferir (imaginar e afirmar) o lugar e a época em que se passam os fatos narrados?
  • Considerando ainda os dois títulos, é possível saber se as histórias que serão narradas são alegres ou tristes? Por quê?
  • Deixe que eles levantem hipóteses, mais ou menos possíveis, e dados, se conhecerem os livros ou as autoras, e, registre as participações e hipóteses. Diga que, no decorrer da aula, essas hipóteses e suas colocações poderão ser confirmadas ou não.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 35 minutos

Orientações:

  • Para conhecer mais sobre a função da autobiografia, proponha a leitura de trechos do prefácio da Cinderela chinesa (apresente-os impresso ou projetado), que trazem dados para compreender melhor o subtítulo do livro. Reforce, nessa leitura, o fato de a autora reafirmar a importância de que somos formados pelo que lemos e pelo que observamos no passado. Mostre a força que as autobiografias têm para isso. No prefácio, a autora reforça que a história contada por ela é verdadeira, explica a temática da rejeição por um fator cultural na China e dedica seu livro a todas as pessoas do mundo que tenham sofrido rejeição e abandono na infância.
  • Chame a atenção para dois aspectos referentes à função desse gênero: (1) o fato de que a autora, ao reconstituir a trajetória da própria vida, busca atribuir um sentido à sua história e (2) quem tem acesso a uma autobiografia pode, por meio dela, vivenciar as experiências de seu autor e ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural, bem como refletir melhor sobre a realidade à sua volta.

Material complementar

Clique aqui para acessar o documento com todos os trechos desta atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha a leitura do trecho de em que a autora-narradora-personagem conta sobre o seu encontro com a leitura e os efeitos que ela teve em sua vida.
  • Peça aos alunos que recuperem o subtítulo do livro: “a história da minha vida com as palavras”. Pergunte aos alunos o que, na vida deles, cumpre o papel que os livros cumpriram na vida da autora da autobiografia.
  • A partir dessa leitura e das informações compartilhadas, vá confirmando ou não as hipóteses levantadas pelos alunos no início da aula. Pergunte-lhes também se já viveram algum ou alguns “desacontecimentos” nas suas vidas?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois de os alunos estarem mais familiarizados com os dois textos, divida a classe em dois grupos para fazer um estudo de trechos selecionados dos dois livros.
  • Para uma metade da classe, proponha a leitura silenciosa do "capítulo 2 - Uma família de Tianjin", do livro de “Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah, com os seguintes objetivos de leitura: identificar e destacar nos dois trechos , as informações sobre a época e o lugar em que se passa o relato autobiográfico de Adeline Yen Mah. Solicite que os alunos destaquem fatos que comprovem e justifiquem a história de rejeição da Cinderela Chinesa .
  • A outra metade da classe vai fazer a leitura silenciosa do "Capítulo: A casa escura", do livro de “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum, páginas 16 a 19, com os seguintes objetivos de leitura: identificar e destacar no trecho lido as informações sobre a época e o lugar em que se passa o relato autobiográfico de Brum. Solicite que os estudantes procurem fatos sobre as questões relacionadas à morte da irmã que marcaram a autora-narradora-personagem em sua infância e até a vida adulta.

Material complementar

Clique aqui para acessar o documento com todos os trechos desta atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Depois das leituras, esse é o momento de socializar. Peça aos alunos que compartilhem as observações sobre tempo / espaço que encontraram nos trechos lidos. Registre as informações no quadro.
  • Projete ou entre a cópia dos excertos para a turma e peça aos alunos para relacioná-los com os trechos que leram. Mostre-lhes que as datas e os lugares que são citados em uma autobiografia colaboram para a organização do texto em fases da vida.
  • Nesse momento, trabalhe a ideia de contexto histórico e social, mostrando como as memórias dos fatos narrados apresentam temas que ultrapassam as vivências pessoais: o papel da mulher na sociedade em diferentes épocas, países e culturas, as relações de afeto na família, as relações entre pais e filhos.
  • Há um trecho analisado de “Cinderela Chinesa” que traz muitos dados sobre a história da China, isto é, sobre o contexto histórico e social em que se passa o relato de Adeline. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esse fatos para que complementem com os seus conhecimentos. Caso tenha acesso à internet, você pode solicitar que alguns deles procurem mais informações enquanto você está socializando no coletivo. Você também pode preparar uma pequena pesquisa antes e compartilhar os resultados dela com os alunos nesse momento.
  • Vale lembrar que, nessa atividade, o mais importante não são tanto as informações, mas a relação delas com o que a autora-narradora -personagem traz de sua história pessoal. Além disso, é importante mostrar como a leitura do gênero autobiografia ultrapassa o relato individual e nos apresenta diferentes contextos históricos e sociais e temas com os quais nos identificamos tanto individualmente (tema da rejeição e abandono, por exemplo) quanto socialmente (tema do papel da mulher na sociedade em diferentes culturas).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Autobiografia e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível, tenha impressões dos trechos dos livros trechos dos livros “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum, e "Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah.

Informações sobre o gênero: Autobiografia é um relato retrospectivo que a própria pessoa faz de sua vida, ou seja, o autor-narrador-personagem tem um papel de destaque nos acontecimentos do passado e do presente. A reconstituição memorialista, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o nível dos acontecimentos e o do seu significado. Quanto à função desse gênero do ponto de vista de sua recepção, quem tem acesso a uma autobiografia, pode, por meio dela, identificar-se com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural, refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesma.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades na leitura e na fruição do texto por não terem repertório sobre as épocas e lugares apresentados nesses dois exemplares de autobiografias das escritoras. Também por estarem trabalhando com trechos de livros, talvez também tenham dificuldade de perceber a unidade, o todo, das duas histórias.

Referências sobre o assunto: CARVALHO, Sibéria. O ensino-aprendizagem da autobiografia: uma possibilidade para o desenvolvimento a linguagem escrita. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13505

LEJEUNE, Phillipe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MUSEU DA PESSOA. Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/home

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa 1° ano. São Paulo: SME, 2014. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/lingua-Portuguesa-e-Matematica-Aluno-2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre brevemente as características do gênero autobiografia.
  • Informe que, nesta aula, serão apresentados trechos de dois livros autobiográficos de duas escritoras, uma brasileira e uma chinesa. Mostre as capas dos livros (no próprio suporte ou em slides), localize os nomes das autoras e pergunte se já ouviram falar delas e desses livros e o que conhecem a respeito. Se não conhecerem, peça que levantem hipóteses a partir dos títulos e das ilustrações na capa.
  • É importante ressaltar que os dois livros possuem títulos e subtítulos: Cinderela Chinesa: a história secreta de uma filha renegada (que não aparece na capa, mas no interior do livro, na folha de rosto) e Meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras. E os instigue a responder:
  • O que esses subtítulos sugerem?
  • É possível, observando a capa e o título, inferir (imaginar e afirmar) o lugar e a época em que se passam os fatos narrados?
  • Considerando ainda os dois títulos, é possível saber se as histórias que serão narradas são alegres ou tristes? Por quê?
  • Deixe que eles levantem hipóteses, mais ou menos possíveis, e dados, se conhecerem os livros ou as autoras, e, registre as participações e hipóteses. Diga que, no decorrer da aula, essas hipóteses e suas colocações poderão ser confirmadas ou não.

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 35 minutos

Orientações:

  • Para conhecer mais sobre a função da autobiografia, proponha a leitura de trechos do prefácio da Cinderela chinesa (apresente-os impresso ou projetado), que trazem dados para compreender melhor o subtítulo do livro. Reforce, nessa leitura, o fato de a autora reafirmar a importância de que somos formados pelo que lemos e pelo que observamos no passado. Mostre a força que as autobiografias têm para isso. No prefácio, a autora reforça que a história contada por ela é verdadeira, explica a temática da rejeição por um fator cultural na China e dedica seu livro a todas as pessoas do mundo que tenham sofrido rejeição e abandono na infância.
  • Chame a atenção para dois aspectos referentes à função desse gênero: (1) o fato de que a autora, ao reconstituir a trajetória da própria vida, busca atribuir um sentido à sua história e (2) quem tem acesso a uma autobiografia pode, por meio dela, vivenciar as experiências de seu autor e ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural, bem como refletir melhor sobre a realidade à sua volta.

Material complementar

Clique aqui para acessar o documento com todos os trechos desta atividade.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha a leitura do trecho de em que a autora-narradora-personagem conta sobre o seu encontro com a leitura e os efeitos que ela teve em sua vida.
  • Peça aos alunos que recuperem o subtítulo do livro: “a história da minha vida com as palavras”. Pergunte aos alunos o que, na vida deles, cumpre o papel que os livros cumpriram na vida da autora da autobiografia.
  • A partir dessa leitura e das informações compartilhadas, vá confirmando ou não as hipóteses levantadas pelos alunos no início da aula. Pergunte-lhes também se já viveram algum ou alguns “desacontecimentos” nas suas vidas?
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois de os alunos estarem mais familiarizados com os dois textos, divida a classe em dois grupos para fazer um estudo de trechos selecionados dos dois livros.
  • Para uma metade da classe, proponha a leitura silenciosa do "capítulo 2 - Uma família de Tianjin", do livro de “Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah, com os seguintes objetivos de leitura: identificar e destacar nos dois trechos , as informações sobre a época e o lugar em que se passa o relato autobiográfico de Adeline Yen Mah. Solicite que os alunos destaquem fatos que comprovem e justifiquem a história de rejeição da Cinderela Chinesa .
  • A outra metade da classe vai fazer a leitura silenciosa do "Capítulo: A casa escura", do livro de “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum, páginas 16 a 19, com os seguintes objetivos de leitura: identificar e destacar no trecho lido as informações sobre a época e o lugar em que se passa o relato autobiográfico de Brum. Solicite que os estudantes procurem fatos sobre as questões relacionadas à morte da irmã que marcaram a autora-narradora-personagem em sua infância e até a vida adulta.

Material complementar

Clique aqui para acessar o documento com todos os trechos desta atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Depois das leituras, esse é o momento de socializar. Peça aos alunos que compartilhem as observações sobre tempo / espaço que encontraram nos trechos lidos. Registre as informações no quadro.
  • Projete ou entre a cópia dos excertos para a turma e peça aos alunos para relacioná-los com os trechos que leram. Mostre-lhes que as datas e os lugares que são citados em uma autobiografia colaboram para a organização do texto em fases da vida.
  • Nesse momento, trabalhe a ideia de contexto histórico e social, mostrando como as memórias dos fatos narrados apresentam temas que ultrapassam as vivências pessoais: o papel da mulher na sociedade em diferentes épocas, países e culturas, as relações de afeto na família, as relações entre pais e filhos.
  • Há um trecho analisado de “Cinderela Chinesa” que traz muitos dados sobre a história da China, isto é, sobre o contexto histórico e social em que se passa o relato de Adeline. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esse fatos para que complementem com os seus conhecimentos. Caso tenha acesso à internet, você pode solicitar que alguns deles procurem mais informações enquanto você está socializando no coletivo. Você também pode preparar uma pequena pesquisa antes e compartilhar os resultados dela com os alunos nesse momento.
  • Vale lembrar que, nessa atividade, o mais importante não são tanto as informações, mas a relação delas com o que a autora-narradora -personagem traz de sua história pessoal. Além disso, é importante mostrar como a leitura do gênero autobiografia ultrapassa o relato individual e nos apresenta diferentes contextos históricos e sociais e temas com os quais nos identificamos tanto individualmente (tema da rejeição e abandono, por exemplo) quanto socialmente (tema do papel da mulher na sociedade em diferentes culturas).
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano