14344
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A estrutura composicional da autobiografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A estrutura composicional da autobiografia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: A estrutura de uma autobiografia
Envie um áudio aos alunos falando a respeito do interesse em conhecer mais sobre a história de vida das pessoas, de acordo com as orientações do slide de introdução, e estimule-os a se envolver com o tema da aula. Pergunte se gostam de ler sobre a vida dos famosos; depois, conte que Lázaro Ramos escreveu uma autobiografia cujo título é Na minha pele. Envie a eles, então, a imagem da capa e da quarta capa do livro, e pergunte: o que este título sugere? Estabeleça um prazo para que os alunos respondam a essa questão, depois de analisarem a imagem e fazerem a leitura do texto da contracapa do livro.
Após receber as respostas, faça uma devolutiva comentando-as e envie aos alunos o trecho da carta que Lázaro Ramos recebeu de Thayná. Chame a atenção para a frase: “Sua carta me deu forças porque entendi que esses medos são meus, sim, mas não apenas meus”. Pergunte: por que os “medos” do ator não são apenas dele? Conhecer experiências de vida de uma pessoa pode ampliar nossa percepção do mundo e nos ajudar a refletir sobre a realidade em que vivemos? Em sua opinião, qual é a função dos textos autobiográficos?
Após receber as respostas dos alunos, faça uma devolutiva comentando-as de modo geral e estimulando o interesse pela leitura da autobiografia de Lázaro Ramos. Diga que, na próxima etapa da aula, eles farão a leitura de um capítulo do livro.

Desenvolvimento: Leitura do capítulo Quero ser médico
Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo com o capítulo “Quero ser médico”, disponível nos materiais complementares do plano, e peça que leiam o texto. Se possível, realize um encontro síncrono para a leitura em voz alta; será interessante lerem fazendo pausas e comentando o texto. Caso contrário, grave um áudio orientando os alunos sobre a leitura e as questões. Peça que os alunos interajam em duplas para discutirem as ideias do texto e responderem às questões que o acompanham. Estabeleça um prazo para que a atividade seja realizada e devolvida a você. Faça, então, uma devolutiva comentando as respostas dos alunos e retomando a questão 6, conforme orientação do último slide de desenvolvimento.

Fechamento
Para o encerramento da aula, siga as orientações do plano original. Grave um áudio lendo os comentários dos leitores, presentes na quarta capa do livro, e comente que, ao ler uma autobiografia, o leitor pode se identificar com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural. Também pode refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesmo. Explique, então, a função do gênero relato autobiográfico.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a dialogarem com os familiares, perguntando se eles têm o hábito de querer saber mais sobre as histórias de vida das pessoas e contando que uma maneira de fazer isso é ler relatos autobiográficos. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_07SQA02

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas