Atividade para impressão - Trechos de Na Minha Pele/Lázaro Ramos
Plano de Aula
Plano de aula: A estrutura composicional da autobiografia
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Autobiografia e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Um exemplar do livro “Na minha pele”, de Lázaro Ramos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
Cópias do trecho que será lido, página 32 até 34.
Informações sobre o gênero: Autobiografia é um relato retrospectivo que a própria pessoa faz de sua vida, ou seja, o autor-narrador-personagem tem um papel de destaque nos acontecimentos do passado e do presente. A reconstituição memorialista, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o nível dos acontecimentos e o do seu significado. Quanto à função desse gênero do ponto de vista de sua recepção, quem tem acesso a uma autobiografia, pode, por meio dela, identificar-se com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural, refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesma.
Dificuldades antecipadas: Alunos podem não conhecer muitas das referências históricas, sociais e culturais citadas no texto. Podem ter dificuldades de ler autonomamente o texto.
Referências sobre o assunto: CARVALHO, Sibéria. O ensino-aprendizagem da autobiografia: uma possibilidade para o desenvolvimento a linguagem escrita. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13505
LEJEUNE, Phillipe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
MUSEU DA PESSOA. Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/home
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa 1° ano. São Paulo: SME, 2014. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/lingua-Portuguesa-e-Matematica-Aluno-2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo estimado: 15 minutos
Orientações:
- Comece a aula conversando com os alunos sobre o interesse em conhecer a história de outras pessoas. Muitas vezes, revelamos esse interesse em conversas com amigos (quando pedimos notícias de algum conhecido), na curiosidade pelas reportagens que envolvem pessoas famosas ou na vontade de ler livros sobre a trajetória de alguém. Pergunte aos estudantes quais personalidades brasileiras gostariam de conhecer mais. Questione também se já ouviram falar de Lázaro Ramos, se conhecem sua trajetória de ator e se sabem alguma coisa sobre a vida pessoal dele. A conversa pode se estender e o professor deve estar atento para perceber os interesses da turma.
- Depois, conte aos alunos que Lázaro Ramos escreveu uma autobiografia cujo título é Na minha pele. Pergunte a eles: O que este título sugere?
- Registre as respostas dos alunos no quadro.
Introdução
Orientações:
- Antes de mergulhar no texto de Lázaro Ramos, projete ou entregue uma cópia impressa do trecho de uma carta que ele escreveu à cineasta Yasmin Thayná. Na mensagem, o ator nos dá mais informações sobre seu livro. Leia o trecho com os alunos. A carta completa está disponível em https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/O-diálogo-a-empatia-e-a-consciência-uma-carta-de-Lázaro-para-Yasmin (Acesso em 01 de abril de 2018)
- Chame a atenção dos alunos para a frase: “Sua carta me deu forças porque entendi que esses medos são meus, sim, mas não apenas meus”.
- Pergunte aos alunos: Por que os “medos” do ator não são apenas dele? Conhecer experiências de vida de uma pessoa pode ampliar nossa percepção do mundo e nos ajudar a refletir sobre a realidade em que vivemos?
- Lance o desafio: Em sua opinião, qual é a função dos textos autobiográficos?
Desenvolvimento
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
- Depois da conversa inicial, peça aos alunos que leiam em silêncio um trecho do livro autobiográfico Na minha pele, de Lázaro Ramos. Se não tiver projetor, imprima o texto entregue aos estudantes. Controle o tempo para que todos consigam fazer a leitura.
- Quando eles terminarem, leia em voz alta para a turma. Nessa leitura, você pode fazer pausas e comentar o texto.
Material complementar
Clique aqui para imprimir os trechos do livro de Lázaro Ramos e as questões que serão trabalhadas em seguida.
Desenvolvimento
Orientações:
- Continue lendo em voz alta para a turma e fazendo pausas para comentar o texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Continue lendo em voz alta para a turma e fazendo pausas para comentar o texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Continue lendo em voz alta para a turma e fazendo pausas para comentar o texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois da leitura compartilhada, divida os alunos em duplas ou trios. Peça aos grupos para responderem às questões exibidas no slide ou escritas no quadro.
- Passe pelos grupos, acompanhe as discussões e, se for preciso, ajude a esclarecer os significados das perguntas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para ajudar a turma a responder à última questão, relembre que a memória social diz respeito às ações e atitudes, que aprendemos a ter e realizar no convívio social em que se está inserido; a memória cultural refere-se às crenças e valores aceitos pelos grupos sociais e passados de geração a geração, exemplificado por hábitos alimentares, maneiras de falar etc.; e a memória histórica diz respeito à justaposição do fato vivido com o contexto histórico, que pode ser percebido pelo uso de documentos, objetos datados, cartas, gravuras, registros que foram preservados.
- Depois que os grupos terminarem de responder, peça que cada dupla ou trio leia em voz alta uma delas.
- Estimule os demais alunos a comentarem as respostas dos colegas. Peça para compararem com o que cada grupo escreveu. Se necessário, eles podem sugerir alterações, ajustes ou complementos ao que foi dito.
Fechamento
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
- Leia um dos comentários de leitores que aparecem na quarta capa do livro: “Na minha pele tem a função de despertar em cada um de nós a vontade e a possibilidade de contar nossas próprias histórias de vários pontos de vista.” (Zebrinha, dançarino e coreógrafo).
- Peça aos alunos que voltem às respostas que deram à pergunta feita no início da aula: “Em sua opinião, qual é a função dos textos autobiográficos?”
- Liste as respostas dos estudantes. Comente que, ao ler uma autobiografia, o leitor pode identificar-se com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural. Também pode refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesmo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: A estrutura de uma autobiografia
Envie um áudio aos alunos falando a respeito do interesse em conhecer mais sobre a história de vida das pessoas, de acordo com as orientações do slide de introdução, e estimule-os a se envolver com o tema da aula. Pergunte se gostam de ler sobre a vida dos famosos; depois, conte que Lázaro Ramos escreveu uma autobiografia cujo título é Na minha pele. Envie a eles, então, a imagem da capa e da quarta capa do livro, e pergunte: o que este título sugere? Estabeleça um prazo para que os alunos respondam a essa questão, depois de analisarem a imagem e fazerem a leitura do texto da contracapa do livro.
Após receber as respostas, faça uma devolutiva comentando-as e envie aos alunos o trecho da carta que Lázaro Ramos recebeu de Thayná. Chame a atenção para a frase: “Sua carta me deu forças porque entendi que esses medos são meus, sim, mas não apenas meus”. Pergunte: por que os “medos” do ator não são apenas dele? Conhecer experiências de vida de uma pessoa pode ampliar nossa percepção do mundo e nos ajudar a refletir sobre a realidade em que vivemos? Em sua opinião, qual é a função dos textos autobiográficos?
Após receber as respostas dos alunos, faça uma devolutiva comentando-as de modo geral e estimulando o interesse pela leitura da autobiografia de Lázaro Ramos. Diga que, na próxima etapa da aula, eles farão a leitura de um capítulo do livro.
Desenvolvimento: Leitura do capítulo Quero ser médico
Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo com o capítulo “Quero ser médico”, disponível nos materiais complementares do plano, e peça que leiam o texto. Se possível, realize um encontro síncrono para a leitura em voz alta; será interessante lerem fazendo pausas e comentando o texto. Caso contrário, grave um áudio orientando os alunos sobre a leitura e as questões. Peça que os alunos interajam em duplas para discutirem as ideias do texto e responderem às questões que o acompanham. Estabeleça um prazo para que a atividade seja realizada e devolvida a você. Faça, então, uma devolutiva comentando as respostas dos alunos e retomando a questão 6, conforme orientação do último slide de desenvolvimento.
Fechamento
Para o encerramento da aula, siga as orientações do plano original. Grave um áudio lendo os comentários dos leitores, presentes na quarta capa do livro, e comente que, ao ler uma autobiografia, o leitor pode se identificar com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural. Também pode refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesmo. Explique, então, a função do gênero relato autobiográfico.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a dialogarem com os familiares, perguntando se eles têm o hábito de querer saber mais sobre as histórias de vida das pessoas e contando que uma maneira de fazer isso é ler relatos autobiográficos. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.