Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: A estrutura de uma autobiografia
Envie um áudio aos alunos falando a respeito do interesse em conhecer mais sobre a história de vida das pessoas, de acordo com as orientações do slide de introdução, e estimule-os a se envolver com o tema da aula. Pergunte se gostam de ler sobre a vida dos famosos; depois, conte que Lázaro Ramos escreveu uma autobiografia cujo título é Na minha pele. Envie a eles, então, a imagem da capa e da quarta capa do livro, e pergunte: o que este título sugere? Estabeleça um prazo para que os alunos respondam a essa questão, depois de analisarem a imagem e fazerem a leitura do texto da contracapa do livro.
Após receber as respostas, faça uma devolutiva comentando-as e envie aos alunos o trecho da carta que Lázaro Ramos recebeu de Thayná. Chame a atenção para a frase: “Sua carta me deu forças porque entendi que esses medos são meus, sim, mas não apenas meus”. Pergunte: por que os “medos” do ator não são apenas dele? Conhecer experiências de vida de uma pessoa pode ampliar nossa percepção do mundo e nos ajudar a refletir sobre a realidade em que vivemos? Em sua opinião, qual é a função dos textos autobiográficos?
Após receber as respostas dos alunos, faça uma devolutiva comentando-as de modo geral e estimulando o interesse pela leitura da autobiografia de Lázaro Ramos. Diga que, na próxima etapa da aula, eles farão a leitura de um capítulo do livro.
Desenvolvimento: Leitura do capítulo Quero ser médico
Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo com o capítulo “Quero ser médico”, disponível nos materiais complementares do plano, e peça que leiam o texto. Se possível, realize um encontro síncrono para a leitura em voz alta; será interessante lerem fazendo pausas e comentando o texto. Caso contrário, grave um áudio orientando os alunos sobre a leitura e as questões. Peça que os alunos interajam em duplas para discutirem as ideias do texto e responderem às questões que o acompanham. Estabeleça um prazo para que a atividade seja realizada e devolvida a você. Faça, então, uma devolutiva comentando as respostas dos alunos e retomando a questão 6, conforme orientação do último slide de desenvolvimento.
Fechamento
Para o encerramento da aula, siga as orientações do plano original. Grave um áudio lendo os comentários dos leitores, presentes na quarta capa do livro, e comente que, ao ler uma autobiografia, o leitor pode se identificar com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural. Também pode refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesmo. Explique, então, a função do gênero relato autobiográfico.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a dialogarem com os familiares, perguntando se eles têm o hábito de querer saber mais sobre as histórias de vida das pessoas e contando que uma maneira de fazer isso é ler relatos autobiográficos. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Sugestão Enviada Por: Silvia Albert
Código: LPO7_07SQA02
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
AULA 11
AULA 12
AULA 13
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes