Pureza de reagentes e produtos
9º ano
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o conhecimento sobre as leis ponderais em um problema prático envolvendo pureza em materiais e nas transformações químicas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EFO9CI02) Comparar quantidades de reagentes e de produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre suas massas.
Professor-autor: João Paulo Trindade dos Santos
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento desse plano, é essencial que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades
referente aos quatro planos anteriores, desta unidade, sobre as leis ponderais (Conservação das Massas e das Proporções Constantes), reações de combustão (rearranjo dos átomos durante uma reação química) e interpretação e balanceamento de equações químicas. Este plano é uma síntese das habilidades e conceitos desenvolvidos e aplicados para o fechamento desta unidade.
Este plano tem por objetivo possibilitar aos alunos que observem, a partir de tabelas e gráficos, a composição percentual dos componentes que são encontrados em materiais, substâncias e regentes de uma reação químicas. Ao fim deste planos os alunos deverão ser capazes de interpretar e identificar impurezas como componentes indesejados em uma amostra, comprometendo suas propriedades e, consequentemente, suas aplicações.
Para o desenvolvimento deste plano, serão realizadas duas atividades para impressão, que podem ser acessadas através dos links a seguir:
Atividade 1: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9W8gw6F5TR5n35kvZxHnFPeuTRWaK4WYHWzsJs8j2gvsntebUW2skXdjD9UN/cie9-02me05--atividade-para-impressao-1.pdf>.
Atividade 2: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W8NUXnET7PzvWJuQfaQGNMkxjVQf7SGJ6PZxfaAVSE4q7Zs8kBzEw55aefc8/cie9-02me05--atividade-para-impressao-2.pdf>.
O gabarito das atividades pode ser acessado através dos links:
Gabarito da atividade 1: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jm3pqvW2EK3YtxU92GUMrBumy7RQBTQGsCfCrnj2HuwR56DDjQhUYjVh9kH7/cie9-02me05--gabarito-da-atividade-para-impressao-1.pdf>.
Gabarito da atividade 2: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AWUKn7PMTUZEmTY2wQm6RDZMq2hKERj83nGxFR7mqUZVgs26HW7D7rcZD4Qw/cie9-02me05--gabarito-da-atividade-para-impressao-2.pdf>.
Para estudar mais sobre o assunto, o professor pode acessar as seguintes referências:
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. “Cálculos estequiométricos com reagentes impuros”. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/calculos-estequiometricos-com-reagentes-impuros.htm>. Acesso em 12 de agosto de 2018.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas."Aço"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aco.htm>. Acesso em 12 de setembro de 2018.
MIODOWNIK, Mark. De que são feitas as coisas. Tradução de Marcelo Barbão. Editora Edgard Blücher Ltda., 2015. 34 p.
Código: CIE9_02M&E05
(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
AULA 01
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes