Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust)
9º ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar a lei das proporções constantes e comparar dados de massas tabelados em reações químicas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EFO9CI02) Comparar quantidades de reagentes e de produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre suas massas.
Professor-autor: João Paulo Trindade dos Santos
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento desse plano, é essencial que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades
referente ao 2º plano desta unidade, sobre Lei da Conservação das Massas e análise de dados tabelados de reações químicas.
Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem e identifiquem a Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust) em reações químicas, através da análise de dados tabelados e a partir de um desafio que irá inserir os alunos em um contexto investigativo.
O professor deverá contar uma história, na qual os alunos (divididos em equipes) estarão concorrendo a uma vaga no maior laboratório nacional em produção de gás carbônico. Nesse contexto, o professor, que interpretará o supervisor do laboratório, realizará alguns testes e questões eliminatórias para cada equipe (sorteio de dados tabelados).
Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar a seguinte referência:
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-proust-ou-lei-das-proporcoes-constantes.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2018.
Código: CIE9_02M&E03
(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
AULA 01
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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