9888
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Álgebra

Plano de aula - Batalha dos dados - Etapa I

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre conhecer o sinal de diferente e sua aplicabilidade em oposição ao sinal de igual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_13ALG02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Dados. Caso o aluno não tenha um dado em casa ele pode montá-lo através do molde impresso ou desenhado. Como fazer um dado.

- Opcionais:
Dado online
Jogo: Equações simbólicas com animais
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
Apesar de o foco ser a atividade principal, o aquecimento traz uma retomada dos sinais de igual e diferente, portanto, seria interessante enviar a atividade com antecedência para despertar a curiosidade dos alunos sobre o assunto e começar o debate para a solução da atividade. Essa atividade pode ser enviada de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), e os alunos podem enviar as respostas pelo mesmo meio - assim, as discussões começam antes da aula.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é um jogo de dados. Os alunos precisam ter um dado. Caso não tenham um dado em casa, os alunos podem montar um seguindo o molde ou desenhar um, ou também podem utilizar o dado virtual. Eles também precisam ter acesso às regras do jogo e à tabela para a marcação dos pontos. O jogo sugere que joguem em duplas, mas você pode formar grupos maiores de 4 ou 5 alunos. Ele também apresenta duas etapas: a primeira é mais simples de ser jogada na situação à distância, pois cada um joga o seu dado; na segunda etapa, fica um pouco mais complicado porque envolve a adição do resultado dos dados. Caso você ache possível, proporcione as duas etapas. O importante é que através do jogo os alunos utilizem os sinais de igual e diferente. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar as regras para os alunos e dividi-los em grupos pelo Zoom ou por WhatsApp. Em ambos os casos, eles podem jogar por videochamada e é importante que eles copiem a tabela de pontuação no caderno e que você mostre como jogar através da própria aula síncrona. Caso não tenha Internet, você pode fotografar as regras do jogo e a tabela de pontuação e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. É importante que você grave um vídeo mostrando como se joga e, inclusive, jogando uma partida com você mesmo para que se apropriem do jogo. Eles devem copiar a tabela de pontuação no caderno. Você pode dividir os alunos em grupos de WhatsApp para que joguem via videochamada. Você deve estar incluída em todos os grupos para verificar se os alunos estão jogando conforme as regras e de forma produtiva.

Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com a que foi mostrada nos slides. Eles podem compartilhar as tabelas através de fotografias.

Encerramento
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adéquam a sua turma.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é no próprio jogo de dados. Eles podem fazer a etapa 2 da atividade com outra pessoa de sua família, seria mais tranquilo do que fazer online com os colegas. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_13ALG02

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas