9888
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Batalha dos dados - Etapa I

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre conhecer o sinal de diferente e sua aplicabilidade em oposição ao sinal de igual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentora: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica:  Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

Conhecer o sinal de diferente e sua aplicabilidade em oposição ao sinal de igual.

Conceito-chave

Igualdade e diferença entre número e entre uma operação numérica.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Um dado para cada dupla;
  • Datashow (opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a apresentação do objetivo da aula, solicite que os alunos façam a atividade a seguir.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e diferente, antes de apresentar os sinais.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos busquem resolver a atividade de aquecimento. Após terminarem, discuta com a turma que tipo de análise tiveram que fazer para resolver essas duas perguntas.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, antes de apresentar os sinais.

Discuta com a turma:

  • O número de rodas da bicicleta e da moto é igual ou diferente?
  • O que vocês observaram para responder essa pergunta?
  • Poderíamos usar no lugar da palavra igual o sinal de igual?
  • O tamanho desses copos é igual ou diferente?
  • O que vocês observaram para responder essa pergunta?
  • Poderíamos usar no lugar da palavra diferente o sinal de diferente?

Material Complementar:

Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide 7), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.

Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:

  • Quando vocês usaram o sinal de igual?
  • Quando vocês usaram o sinal de diferente?
  • Quantos resultados iguais vocês tiveram?
  • Quantos resultados diferentes vocês tiveram?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leia aqui o texto de Vichessi e Martins (2009) sobre o ensino da álgebra.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide seguinte), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.

Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:

  • Quando vocês usaram o sinal de igual?
  • Quando vocês usaram o sinal de diferente?
  • Quantos resultados iguais vocês tiveram?
  • Quantos resultados diferentes vocês tiveram?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Entregue o quadro acima para cada aluno ou passe-a no quadro (aluno 1 e aluno 2). Ela será essencial para o jogo, pois os alunos anotarão os valores no quadro. Ela deverá ser entregue nas etapas I e II do jogo.

Propósito: Registrar os valores para depois comparar com os colegas

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Mantenha as mesmas duplas anteriores e entregue às crianças a segunda tabelinha (o modelo está no slide seguinte), onde os alunos anotarão o resultado dos dois dados em forma de soma. Por exemplo: “joguei dois dados, um dado caiu com a face voltada para o 1, e outra face voltada para o 3, então, a anotação deverá ser “1 + 3”. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo, porém cada criança jogará duas vezes seguidas para conseguir anotar a sentença.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.

Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilhar seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:

- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- O que foi preciso fazer com as sentenças para saber se elas eram iguais ou diferentes?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?

- Como chegaram a essa conclusão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Chame algumas duplas ao quadro para apresentarem seus quadros de comparação.

Propósito: Trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para números iguais, devem usar o sinal de igual. Para números diferentes, devem usar o sinal de diferente.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
  • Tem outra combinação de número podemos identificar?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Chame algumas duplas à lousa para apresentar seus quadros de comparação.

Propósito: O propósito deste momento da aula é trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para sentenças com resultados iguais, usaram o sinal de igual. Para sentenças com resultados diferentes, usaram o sinal de diferente.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
  • Que outra combinação de número podemos identificar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula, através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. É importante que eles percebam que podemos ter diferentes escritas de ambos os membros de forma que a equivalência se mantenha e o sinal de igual, por exemplo, permaneça, conforme o resultado seja o mesmo, conforme vimos nessa aula.

Propósito: A ideia é que os alunos compreendam a diferença do sinal de igual e de diferente quando temos ambos os membros trabalhados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o 1° membro e o 2° membro de uma sentença?
  • Qual a função do sinal de diferente em um uma sentença?
  • Qual a função do sinal de igual em um uma sentença?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça uma rápida retomada com os alunos dos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual em oposição ao sinal de diferente.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Individualmente, os alunos devem fazer a atividade acima, analisando as diferentes adições. As adições equivalentes devem ser pintadas com a mesma cor. Adições que não apresentam nenhuma equivalência, devem ficar em branco.

Propósito: Verificar a compreensão do sinais de igual e diferente e a equivalência dos resultados dos membros.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentora: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica:  Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

Conhecer o sinal de diferente e sua aplicabilidade em oposição ao sinal de igual.

Conceito-chave

Igualdade e diferença entre número e entre uma operação numérica.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Um dado para cada dupla;
  • Datashow (opcional).



Slide Plano Aula

Orientações: Após a apresentação do objetivo da aula, solicite que os alunos façam a atividade a seguir.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e diferente, antes de apresentar os sinais.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos busquem resolver a atividade de aquecimento. Após terminarem, discuta com a turma que tipo de análise tiveram que fazer para resolver essas duas perguntas.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, antes de apresentar os sinais.

Discuta com a turma:

  • O número de rodas da bicicleta e da moto é igual ou diferente?
  • O que vocês observaram para responder essa pergunta?
  • Poderíamos usar no lugar da palavra igual o sinal de igual?
  • O tamanho desses copos é igual ou diferente?
  • O que vocês observaram para responder essa pergunta?
  • Poderíamos usar no lugar da palavra diferente o sinal de diferente?

Material Complementar:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide 7), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.

Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:

  • Quando vocês usaram o sinal de igual?
  • Quando vocês usaram o sinal de diferente?
  • Quantos resultados iguais vocês tiveram?
  • Quantos resultados diferentes vocês tiveram?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leia aqui o texto de Vichessi e Martins (2009) sobre o ensino da álgebra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide seguinte), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.

Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:

  • Quando vocês usaram o sinal de igual?
  • Quando vocês usaram o sinal de diferente?
  • Quantos resultados iguais vocês tiveram?
  • Quantos resultados diferentes vocês tiveram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Entregue o quadro acima para cada aluno ou passe-a no quadro (aluno 1 e aluno 2). Ela será essencial para o jogo, pois os alunos anotarão os valores no quadro. Ela deverá ser entregue nas etapas I e II do jogo.

Propósito: Registrar os valores para depois comparar com os colegas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Mantenha as mesmas duplas anteriores e entregue às crianças a segunda tabelinha (o modelo está no slide seguinte), onde os alunos anotarão o resultado dos dois dados em forma de soma. Por exemplo: “joguei dois dados, um dado caiu com a face voltada para o 1, e outra face voltada para o 3, então, a anotação deverá ser “1 + 3”. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo, porém cada criança jogará duas vezes seguidas para conseguir anotar a sentença.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.

Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.

Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilhar seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:

- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- O que foi preciso fazer com as sentenças para saber se elas eram iguais ou diferentes?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?

- Como chegaram a essa conclusão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Chame algumas duplas ao quadro para apresentarem seus quadros de comparação.

Propósito: Trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para números iguais, devem usar o sinal de igual. Para números diferentes, devem usar o sinal de diferente.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
  • Tem outra combinação de número podemos identificar?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)

Orientações: Chame algumas duplas à lousa para apresentar seus quadros de comparação.

Propósito: O propósito deste momento da aula é trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para sentenças com resultados iguais, usaram o sinal de igual. Para sentenças com resultados diferentes, usaram o sinal de diferente.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
  • Que outra combinação de número podemos identificar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula, através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. É importante que eles percebam que podemos ter diferentes escritas de ambos os membros de forma que a equivalência se mantenha e o sinal de igual, por exemplo, permaneça, conforme o resultado seja o mesmo, conforme vimos nessa aula.

Propósito: A ideia é que os alunos compreendam a diferença do sinal de igual e de diferente quando temos ambos os membros trabalhados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o 1° membro e o 2° membro de uma sentença?
  • Qual a função do sinal de diferente em um uma sentença?
  • Qual a função do sinal de igual em um uma sentença?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça uma rápida retomada com os alunos dos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual em oposição ao sinal de diferente.

Slide Plano Aula

Orientações: Individualmente, os alunos devem fazer a atividade acima, analisando as diferentes adições. As adições equivalentes devem ser pintadas com a mesma cor. Adições que não apresentam nenhuma equivalência, devem ficar em branco.

Propósito: Verificar a compreensão do sinais de igual e diferente e a equivalência dos resultados dos membros.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano