14331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A inclinação do eixo da Terra e o Sol da meia-noite

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre a inclinação do eixo da Terra como fator de diferentes incidências da luz solar na Terra.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e o tema da presente aula está ligado ao da próxima aula “Movimento anual do Sol (CIE8_11TU07)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre a rotação e a translação. Assim, através dessa aula os alunos investigarão a causa da ocorrência do Sol da meia-noite, identificando a inclinação da Terra como fator desse evento.

Materiais necessários para a aula: Bola de isopor, caneta hidrocor, impressão do mapa-múndi e lanterna.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão investigar o Sol da meia-noite na Lapônia (Suécia).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, escreva no quadro o título e o subtítulo da notícia indicando suas fontes. Revele aos alunos que a leitura do título e subtítulo da notícia irá possibilitar a reflexão sobre o evento do Sol da meia-noite, fornecendo pistas importantes para a investigação desse evento. Leia o título da notícia disponível no site do Globo Repórter: “Sol brilha à meia-noite e dia nunca termina no verão da Lapônia”. Faça algumas reflexões e antecipações com os alunos através das perguntas: Vocês já ouviram falar sobre o Sol da meia-noite? Como vocês imaginam que seria um Sol da meia-noite? Leia o subtítulo “Luossavaara, em Kiruna, é o melhor local da Suécia para assistir o espetáculo que só acontece no verão. Brasileiros falam sobre como é viver na Suécia” e reflita com os alunos: Em que região do planeta fica a Suécia? Em que época do ano ocorre o Sol da meia-noite na Suécia?

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Por que existe Sol da meia-noite na Lapônia (Suécia)?” e relatem suas percepções acerca do evento. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos que, nesta aula, eles irão identificar a causa desse evento.

Para saber mais sobre a Lapônia acesse: https://www.infoescola.com/geografia/laponia/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 3 alunos e explique que eles irão investigar a causa do Sol da meia-noite, que ocorre na região da Lapônia (norte da Suécia), através de uma bolinha de isopor, caneta hidrocor, uma lanterna e a impressão do slide contendo o mapa-múndi. O álcool e o algodão serão necessários caso os alunos precisem corrigir alguma marcação errada na bolinha de isopor.

Oriente os alunos que a construção do modelo ocorrerá em duas etapas: na primeira etapa eles irão identificar na bolinha de isopor, que representará a Terra, a localização da Lapônia e, para isso, eles deverão orientar-se pelo mapa-múndi. Apresente os materiais que serão utilizados: bola de isopor, caneta hidrocor, régua, impressão do mapa-múndi e lanterna. Caso a escola não possua algum desses materiais, peça para que os alunos tragam para a aula esses materiais ou equivalentes. Caso a escola não tenha impressora, projeto o slide contendo o mapa-múndi.

Oriente os alunos na construção do modelo da seguinte forma: Agora vocês irão localizar na bolinha de isopor, que representará a Terra, a região norte da Suécia (Sweden), local que se encontra a Lapônia. Utilize as linhas vermelhas, que representam os trópicos e a linha azul que representa o Meridiano de Greenwich, como guia para a localização. Se vocês errarem, não se preocupem, utilizem o algodão com pequena quantidade de álcool, para apagar a marcação. Espere um pouco para secar o álcool e continue a atividade. Para essa etapa vocês terão 15 minutos.

Alguns alunos poderão ter dificuldade para transpor a região que está no plano (mapa-múndi), para a bolinha (modelo tridimensional). Neste caso oriente-os a marcar uma linha que dividirá a bolinha ao meio e outra perpendicular a essa. Essas linhas representação latitude 0º (Linha do Equador) e longitude 0º (Meridiano de Greenwich) e, a partir delas, peça para que vejam no mapa a localização da Suécia e oriente-os a fazer as marcações na bolinha para chegar a localização aproximada da região norte da Suécia. Se necessário, os alunos poderão fazer outras marcações na bolinha de isopor, para isso poderão utilizar uma régua flexível. Caso a escola não possua régua flexível, utilize um barbante de 30 cm, posicione-o sobre uma régua qualquer e, com a canetinha hidrocor, faça marcações de uma cor a cada um centímetro e de outra cor a cada 0,5 cm, assim será possível fazer marcações equidistantes a partir da latitude 0º e longitude 0º. Se necessário utilize este https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bR627DzwE27h6JvHQqfRYGeTvRaJRYFp3VdzuP8sqZqVQaF6Fr8EzM4ZDpNf/cie8-11tu06--mao-na-massa--roteiro-para-localizacao-da-laponia.pdfpara orientá-lo durante a mediação da construção do modelo junto aos alunos. Repare que existem diversas estratégias para marcar a região norte da Suécia na bolinha de isopor e, para a construção desse modelo que representará a Terra, os alunos terão desafios a serem superados. Por isso, prefira mediar os alunos na construção do modelo, de forma que eles superem esses desafios, ao invés de mostrar o roteiro de construção para eles e contemple a diversidade de estratégias que forem surgindo.

É importante, nesse momento, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: A Suécia está localizada em que região do Planeta? Ela fica localizada em qual latitude e longitude? Como podemos passar esses dados para a bolinha de isopor?

Materiais necessários para a aula: Bola de isopor, caneta hidrocor, álcool, algodão e impressão do mapa-múndi e lanterna.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Ainda em grupo, explique a segunda etapa: Agora que vocês identificaram a região norte da Suécia na bolinha de isopor é hora de investigar como ocorre o fenômeno do Sol da meia-noite. Para isso, vocês utilizarão a lanterna para representar o Sol. As luzes da sala serão apagadas para que a luminosidade seja percebida. Para essa etapa vocês terão 10 minutos.

Neste momento é importante orientar os alunos com as perguntas reflexivas: Qual é a posição, em relação ao Sol uma região na Terra se encontra quando está ao meio-dia? E à meia-noite? Qual a posição que a Terra deve ficar para que a região norte da Suécia fique à meia-noite? E agora, para que essa região da Suécia fique iluminada, como a Terra deve se posicionar? Como é a rotação da Terra, para que essa região fique iluminada durante todo o dia?

Materiais necessários para a aula: Bola de isopor, caneta hidrocor, régua flexível, álcool, algodão e impressão do mapa-múndi e lanterna.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo comente como fizeram para descobrir como ocorre o Sol da meia noite e como eles fizeram para explicar como ocorre esse fenômeno. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: Que posição, em relação ao Sol, fica uma região da Terra à meia-noite? Como é possível que essa região receba luz solar durante esse horário? Todas as regiões podem ter o fenômeno do Sol da meia-noite?

Retome a questão disparadora e projete o slide ou desenhe, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide, considerando as anotações e discussões dos alunos durante a atividade. Suscite as reflexões por meio das perguntas: Como a Terra deve ficar posicionada para que ocorra o Sol da meia-noite na Lapônia?

Revele aos alunos que o Sol da meia-noite é um fenômeno natural observável ao norte do Círculo Polar Ártico (Hemisfério Norte) e ao sul do Círculo Polar Antártico (Hemisfério Sul), locais onde o Sol é visível por 24 horas do dia, nas datas próximas ao solstício de verão. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita faz com que a luz solar incida quase perpendicularmente sobre os pólos, durante seis meses de cada ano. No slide, por exemplo, é possível observar que parte da região marcada por um círculo vermelho, próxima ao círculo polar, receberá, nos dias próximos ao início do verão, a luz solar, mesmo estando a meia noite. Perceba que esse fenômeno só pode ocorrer por causa da inclinação do eixo de rotação da Terra (23º27’).

Construa, junto com os alunos, um texto explicativo que inicie com “Você sabia que…” e que contemple as informações produzidas pelos alunos durante a atividade investigativa. Se julgar necessário, utilize o texto disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bHbxxEEyh5EvKCvukE2Qrmcu7cb97eN328ZAjp8zcn6rDrzJhRVFFCE6FhjB/cie8-11tu06--sistematizacao--voce-sabia.pdf arquivo, como referência. Após construído o texto, peça para que os alunos façam as correções necessárias e que, após validado, copiem o texto no caderno.

Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: https://novaescola.org.br/conteudo/2193/o-que-e-onde-quando-e-por-que-ocorre-o-sol-da-meia-noite

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e o tema da presente aula está ligado ao da próxima aula “Movimento anual do Sol (CIE8_11TU07)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre a rotação e a translação. Assim, através dessa aula os alunos investigarão a causa da ocorrência do Sol da meia-noite, identificando a inclinação da Terra como fator desse evento.

Materiais necessários para a aula: Bola de isopor, caneta hidrocor, impressão do mapa-múndi e lanterna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão investigar o Sol da meia-noite na Lapônia (Suécia).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, escreva no quadro o título e o subtítulo da notícia indicando suas fontes. Revele aos alunos que a leitura do título e subtítulo da notícia irá possibilitar a reflexão sobre o evento do Sol da meia-noite, fornecendo pistas importantes para a investigação desse evento. Leia o título da notícia disponível no site do Globo Repórter: “Sol brilha à meia-noite e dia nunca termina no verão da Lapônia”. Faça algumas reflexões e antecipações com os alunos através das perguntas: Vocês já ouviram falar sobre o Sol da meia-noite? Como vocês imaginam que seria um Sol da meia-noite? Leia o subtítulo “Luossavaara, em Kiruna, é o melhor local da Suécia para assistir o espetáculo que só acontece no verão. Brasileiros falam sobre como é viver na Suécia” e reflita com os alunos: Em que região do planeta fica a Suécia? Em que época do ano ocorre o Sol da meia-noite na Suécia?

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Por que existe Sol da meia-noite na Lapônia (Suécia)?” e relatem suas percepções acerca do evento. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos que, nesta aula, eles irão identificar a causa desse evento.

Para saber mais sobre a Lapônia acesse: https://www.infoescola.com/geografia/laponia/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 3 alunos e explique que eles irão investigar a causa do Sol da meia-noite, que ocorre na região da Lapônia (norte da Suécia), através de uma bolinha de isopor, caneta hidrocor, uma lanterna e a impressão do slide contendo o mapa-múndi. O álcool e o algodão serão necessários caso os alunos precisem corrigir alguma marcação errada na bolinha de isopor.

Oriente os alunos que a construção do modelo ocorrerá em duas etapas: na primeira etapa eles irão identificar na bolinha de isopor, que representará a Terra, a localização da Lapônia e, para isso, eles deverão orientar-se pelo mapa-múndi. Apresente os materiais que serão utilizados: bola de isopor, caneta hidrocor, régua, impressão do mapa-múndi e lanterna. Caso a escola não possua algum desses materiais, peça para que os alunos tragam para a aula esses materiais ou equivalentes. Caso a escola não tenha impressora, projeto o slide contendo o mapa-múndi.

Oriente os alunos na construção do modelo da seguinte forma: Agora vocês irão localizar na bolinha de isopor, que representará a Terra, a região norte da Suécia (Sweden), local que se encontra a Lapônia. Utilize as linhas vermelhas, que representam os trópicos e a linha azul que representa o Meridiano de Greenwich, como guia para a localização. Se vocês errarem, não se preocupem, utilizem o algodão com pequena quantidade de álcool, para apagar a marcação. Espere um pouco para secar o álcool e continue a atividade. Para essa etapa vocês terão 15 minutos.

Alguns alunos poderão ter dificuldade para transpor a região que está no plano (mapa-múndi), para a bolinha (modelo tridimensional). Neste caso oriente-os a marcar uma linha que dividirá a bolinha ao meio e outra perpendicular a essa. Essas linhas representação latitude 0º (Linha do Equador) e longitude 0º (Meridiano de Greenwich) e, a partir delas, peça para que vejam no mapa a localização da Suécia e oriente-os a fazer as marcações na bolinha para chegar a localização aproximada da região norte da Suécia. Se necessário, os alunos poderão fazer outras marcações na bolinha de isopor, para isso poderão utilizar uma régua flexível. Caso a escola não possua régua flexível, utilize um barbante de 30 cm, posicione-o sobre uma régua qualquer e, com a canetinha hidrocor, faça marcações de uma cor a cada um centímetro e de outra cor a cada 0,5 cm, assim será possível fazer marcações equidistantes a partir da latitude 0º e longitude 0º. Se necessário utilize este https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bR627DzwE27h6JvHQqfRYGeTvRaJRYFp3VdzuP8sqZqVQaF6Fr8EzM4ZDpNf/cie8-11tu06--mao-na-massa--roteiro-para-localizacao-da-laponia.pdfpara orientá-lo durante a mediação da construção do modelo junto aos alunos. Repare que existem diversas estratégias para marcar a região norte da Suécia na bolinha de isopor e, para a construção desse modelo que representará a Terra, os alunos terão desafios a serem superados. Por isso, prefira mediar os alunos na construção do modelo, de forma que eles superem esses desafios, ao invés de mostrar o roteiro de construção para eles e contemple a diversidade de estratégias que forem surgindo.

É importante, nesse momento, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: A Suécia está localizada em que região do Planeta? Ela fica localizada em qual latitude e longitude? Como podemos passar esses dados para a bolinha de isopor?

Materiais necessários para a aula: Bola de isopor, caneta hidrocor, álcool, algodão e impressão do mapa-múndi e lanterna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Ainda em grupo, explique a segunda etapa: Agora que vocês identificaram a região norte da Suécia na bolinha de isopor é hora de investigar como ocorre o fenômeno do Sol da meia-noite. Para isso, vocês utilizarão a lanterna para representar o Sol. As luzes da sala serão apagadas para que a luminosidade seja percebida. Para essa etapa vocês terão 10 minutos.

Neste momento é importante orientar os alunos com as perguntas reflexivas: Qual é a posição, em relação ao Sol uma região na Terra se encontra quando está ao meio-dia? E à meia-noite? Qual a posição que a Terra deve ficar para que a região norte da Suécia fique à meia-noite? E agora, para que essa região da Suécia fique iluminada, como a Terra deve se posicionar? Como é a rotação da Terra, para que essa região fique iluminada durante todo o dia?

Materiais necessários para a aula: Bola de isopor, caneta hidrocor, régua flexível, álcool, algodão e impressão do mapa-múndi e lanterna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo comente como fizeram para descobrir como ocorre o Sol da meia noite e como eles fizeram para explicar como ocorre esse fenômeno. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: Que posição, em relação ao Sol, fica uma região da Terra à meia-noite? Como é possível que essa região receba luz solar durante esse horário? Todas as regiões podem ter o fenômeno do Sol da meia-noite?

Retome a questão disparadora e projete o slide ou desenhe, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide, considerando as anotações e discussões dos alunos durante a atividade. Suscite as reflexões por meio das perguntas: Como a Terra deve ficar posicionada para que ocorra o Sol da meia-noite na Lapônia?

Revele aos alunos que o Sol da meia-noite é um fenômeno natural observável ao norte do Círculo Polar Ártico (Hemisfério Norte) e ao sul do Círculo Polar Antártico (Hemisfério Sul), locais onde o Sol é visível por 24 horas do dia, nas datas próximas ao solstício de verão. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita faz com que a luz solar incida quase perpendicularmente sobre os pólos, durante seis meses de cada ano. No slide, por exemplo, é possível observar que parte da região marcada por um círculo vermelho, próxima ao círculo polar, receberá, nos dias próximos ao início do verão, a luz solar, mesmo estando a meia noite. Perceba que esse fenômeno só pode ocorrer por causa da inclinação do eixo de rotação da Terra (23º27’).

Construa, junto com os alunos, um texto explicativo que inicie com “Você sabia que…” e que contemple as informações produzidas pelos alunos durante a atividade investigativa. Se julgar necessário, utilize o texto disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bHbxxEEyh5EvKCvukE2Qrmcu7cb97eN328ZAjp8zcn6rDrzJhRVFFCE6FhjB/cie8-11tu06--sistematizacao--voce-sabia.pdf arquivo, como referência. Após construído o texto, peça para que os alunos façam as correções necessárias e que, após validado, copiem o texto no caderno.

Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: https://novaescola.org.br/conteudo/2193/o-que-e-onde-quando-e-por-que-ocorre-o-sol-da-meia-noite

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano